Avaliação: Audi A3 Sedan 1.4L turbo

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Audi comercializa modelo três volumes com motor 1.4L turbo de injeção direta e 122 cv de potência, ele é equipado com start/stop, entre outros itens
Texto: Edison Ragassi/ Fotos: Estúdio Prána
Em maio de 2014, a Audi Importadora de Veículos lançou o A3 Sedan. Este modelo será produzido no Brasil, a expectativa é de que as primeiras unidades saiam da linha de montagem no Paraná em novembro de 2015, até lá ele é importado.
Tem comprimento de 4.456 mm e distância entre os eixos de 2.637 mm. Sua largura é de 1.796 mm e altura de 1.416 mm. O porta-malas tem capacidade de 425 litros.
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Entre os equipamentos de série traz o start-stop (que desliga o motor e volta a liga-lo quando para em um semáforo), direção eletromecânica Servotronic, ESP (programa de estabilização eletrônica), air bags frontais, laterais e dos joelhos, ar condicionado manual.
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Já a opção Attraction, tem o volante multifuncional revestido de couro com shift paddles para trocas de marchas manuais, computador de bordo, vidros laterais e traseiros isolados termicamente, manopla da alavanca de câmbio revestida em couro, temporizador do limpador de para-brisa com quatro níveis, espelho de cortesia iluminado, entre outros.
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Os bancos do tipo Conforto, em tecido, têm ajustes de altura na dianteira e apoio de braço, o encosto do banco traseiro é rebatível e conta com suporte ISOFIX para cadeirinhas infantis.
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O modelo é equipado com propulsor 1.4L turbo de injeção direta. Sua potência é de 122 cv e 20,4kgfm de torque disponíveis entre 1.400 e 4.000 rpm. Completa o trem de força, a transmissão é a S-Tronic de 7 velocidades e dupla embreagem. “O sistema de injeção utiliza tecnologia que obriga o reparador a buscar atualização do equipamento de diagnose e também conhecimentos técnicos”, comenta Claudio Marinho Guedes, diretor da Autotoki.
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Ele complementa, “ao retirar o filtro de ar é necessário ser mais cuidadoso, há parafusos que não são comuns em outros sistemas de aspiração do ar, já o restante como o filtro de óleo, velas, bobinas e correias são de acesso fácil, pois há bom espaço no cofre do motor e a correia sincronizadora necessita do gabarito ao fazer a troca e as lâmpadas também são de fácil substituição”.
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A suspensão dianteira é do tipo McPherson com braço inferior triangular acoplado em sub-chassis de alumínio. A traseira é four-link trabalha com as forças longitudinais e transversais de forma independente, as molas e amortecedores foram montados separadamente e os cubos de rodas são de alumínio. “Não há dificuldades nas suspensões, ambos os sistemas são conhecidos é só não esquecer de verificar o alinhamento da traseira durante as revisões”, avalia Cláudio.
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A direção tem assistência eletromecânica e para retirar o motor de auxilio é preciso baixar o sub-chassis.
Os freios são a discos nas quatro rodas com assistência do ABS e EBD, enquanto que o de estacionamento usa acionamento elétrico. “Ao trocar as pastilhas e discos dianteiros não há dificuldades, e as pastilhas traseiras precisam que as pinças sejam abertas e fechadas com o equipamento de diagnose”, alerta Cláudio.
Impressões ao dirigir
A primeira impressão ao entrar no Audi de entrada é de estar em um carro confortável. Os ajustes são precisos, não é difícil encontrar o posicionamento para ter visão total do painel e os vários comandos que ele oferece.
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Considero excelente ter a opção de colocar no centro dos instrumentos a velocidade mostrada em números digitais. Principalmente em uma cidade como São Paulo, pois os técnicos do transito, para disfarçar a incompetência de fazer o mesmo fluir, abaixa a velocidade das principais ruas e avenidas. Áreas que antes tinha velocidade de 60 km, diminuiu para 50 km/h e até 40 km/h. São números difíceis de identificar no velocímetro mecânico e facilmente visto no digital.
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O isolamento acústico é muito bom, já ao dar a partida fica evidente o bom trabalho feito pelos engenheiros da marca alemã e confirmado ao andar a 120 km/h em uma rodovia.
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Aliás, ele foi feito para rodovia. Nestas condições, tem acelerações e retomadas excelentes. Você pode até pensar que é um carro pesado para o propulsor 1.4L, mas não é. A Audi trabalhou a carroceria e diminuiu o peso para ajustar o sedã a cavalaria disponível no 1.4L turbo. A estabilidade oferecida é sem igual, não dá para notar que está em um sedã quando enfrenta uma curva.
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Já na cidade, com piso irregular, você pode sentir algum desconforto, pois os pneus são de perfil baixo (205/55 R16), porém, as suspensões absorvem bem. E exige cuidado ao passar por valetas e lombadas, isso para não raspar a parte debaixo do para-choque.
Destaque também para a transmissão de dupla embreagem, mudanças sem tranco e muito precisas.
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A marca Audi no Brasil conquistou carisma invejado pelos principais concorrentes. Não importa qual o modelo e o preço cobrado por ele. O fato de ter as quatro argolas na grade dianteira faz com que vários pescoços virem por onde ele passa.
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Com o A3 Sedan 1.4L não é diferente. No período de empréstimo logo depois de estacionar em um shopping ou supermercado, vem alguém perguntar sobre o carro. Fácil de explicar, pois a importadora confirmou que será fabricado no país e é um dos poucos importados premium que custa menos de R$ 100.000.
O preço sugerido para venda do A3 Sedan é de R$ 95.950 e o topo de linha versão Attraction sai por R$ 103.000.
Colaboraram: Audi Importadora de Veículos e Concessionária Audi Caraiga- Morumbi
Ficha técnica
Audi A3 Sedan 1.4L

Motor
Posição: Dianteiro, transversal
Cilindrada: 1.395 cc
Número de cilindros: 4 em linha
Número de válvulas: 16
Potência: 122 cv
Torque: 20,4 kgfm entre 1.400 entre 4.000 rpm
Transmissão: S tronic 7 velocidades
Tração: Dianteira
Direção: Assistência eletromecânica
Suspensão
Dianteira: Independente, tipo McPherson
Traseira: Independente four-link
Freios
Dianteiros/ Traseiros: Discos com assistência ABS/ EBD
Dimensões
Comprimento: 4.456 mm
Distância entre os eixos: 2.637 mm
Largura: 1.796 mm
Altura: 1.416 mm
Capacidades
Tanque de combustível: 50 litros
Porta-malas: 425 litros
Custos de peças e serviços A3 Sedan 1.4L
Amortecedor dianteiro: R$ 979,12- cada
Serviço: R$ 900,00
Amortecedor traseiro: R$ 857,35- cada
Serviço: R$ 500,00
Disco de freio dianteiro: R$ 632,53- cada
Serviço: R$ 175,00
Jogo de pastilhas dianteiras: R$ 813,57
Serviço: R$ 175,00
Disco de freio traseiro: R$ 529,47
Serviço: R$ 300,00
Jogo de pastilhas traseiras: R$ 489,57
Serviço: R$ 300,00
Óleo (5w40)/ litro: R$ 87,52- total 5 litros
Serviço: R$ 162,50
Filtro de óleo: R$ 60,85
Serviço: R$ 75,00
Filtro de ar: R$ 146,23
Serviço: R$ 75,00
Filtro anti-polén: R$ 148,83
Serviço: R$ 75,00
Vela: R$ 125,88- cada
Serviço: R$ 175,00

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