Avaliação: Jac J6, o monovolume agora tem motor 2.0L flex

By -

IMG_0224

O veículo familiar com capacidade para 7 ocupantes recebeu motor Jet Flex, a performance melhorou em relação ao movido a gas, olina

Por: Edison Ragassi/ Fotos: AutoAgora Imagens

Comercializado no Brasil desde agosto de 2010, o monovolume J6 é fabricado pela chinesa Jac Motors. O modelo familiar tem  configuração de bancos, para 7 ocupantes.

 

IMG_0343

Em 2013 a empresa fez um facelift no carro, assim ele recebeu novos faróis, os pára-choques dianteiro e traseiro e grade foram redesenhados, ganhou lanternas bipartidas horizontais.

IMG_0507

No interior, o painel de instrumentos e as laterais de portas foram reestilizados.

IMG_0369

As dimensões do monovolume chinês são de 4.550 mm de comprimento, 1.775 mm de largura, altura de 1.660 mm e distância entre os eixos de 2.710 mm.

IMG_0452O porta-malas oferece capacidade volumétrica de 720 litros, ao rebater os bancos chega a 2.200 litros e a versão de 7 lugares ainda comporta 198 litros com todos os assentos em posição de uso.

IMG_0547

Até 2014, o propulsor era movido a gasolina, 2.0L DOHC 16V, com potência de 136 cv a 5.500 rpm e torque máximo de 19,1 kgfm a 4.000 rpm.  No ano passado, o propulsor ganhou tecnologia Jet Flex, passou a beber, etanol, gasolina ou a mistura dos dois em qualquer proporção. O sistema não utiliza o tanque auxiliar de gasolina para partida a frio. Sua potência é de 155 cv (G)/ 160 (E) a 5.500. E o torque é de 19,6 kgfm (G)/ 20,2 kgfm (E) a 4.000 rpm. Completa o trem de força, a transmissão manual de cinco marchas.

Na dianteira e traseira, o veículo chinês usa suspensão independente, tipo McPherson e Dual Link. Os freios são a disco nas quatro rodas.

Impressões ao dirigir

IMG_0422

O J6 é um carro espaçoso, a posição do banco do motorista é semelhante a da poltrona na sala de casa. Não há dificuldades para encontrar uma posição confortável.

IMG_0582

O painel de instrumentos é amplo, porém a iluminação é deficiente. Durante o dia, mesmo com o sistema que ilumina o painel com as luzes desligadas ele deixa a desejar. Já de noite atende as necessidades.

IMG_0408Ao comparar o desempenho do motor Jet Flex com o anterior movido a gasolina, melhorou muito. O J6 avaliado nesta matéria estava abastecido com 100% de Etanol, o que fez ele ganhar torque, isso deixou o monovolume com melhor arranque e retomadas. Com os cavalos a mais o carro ficou mais consistente.  O câmbio é bem sincronizado, sem trancos ao trocar as marchas.

IMG_0384E a calibragem da suspensão atende as necessidades de um veículo deste porte. Enfrenta bem curvas e passa de maneira macia em valetas e lombadas. Mas é preciso ficar atento com as valetas, pois ele pode raspar no solo.

IMG_0570Em reparabilidade, ou seja, quando você levar a uma oficina para realizar algum reparo, as condições são as mesmas da versão anterior. No motor algumas mudanças, como, a inclusão de bobinas individuais nas velas e o sistema que aquece os bicos injetores quando o carro está abastecido com 100% etanol, não interfere no processo. Vale ressaltar que é necessário alinhar também a suspensão traseira, pois é do tipo independente.

IMG_0371O Jac J6 é equipado com trio elétrico, sistema de som, ar-condicionado digital, air bag duplo, freios ABS, pneus 205/55 aro 16”, a versão de entrada para 7 ocupantes tem preço sugerido de R$ 64.990. Com rodas de liga leve 16 polegadas custa R$ 66.990. Com rodas personalizadas, bancos em couro e protetor de cárter sai por R$ 68.990.

Colaboraram: Jac Motors do Brasil

Ficha técnica  Jac J6

Motor

2.0 DOHC 16V Jet Flex

Tipo de motor: 4 cilindros em linha

Deslocamento volumétrico: 1997 cm³

Comando de válvulas: DOHC 16V

Taxa de compressão: 10:1

Potência máxima: 155 cv (G) / 160 cv (E) a 5.500 rpm

Torque máximo: 19,6 kgfm (G) / 20, 2 kgfm (E) a 4.000 rpm

Transmissão

Manual de 5 Velocidades

Suspensão dianteira

Independente, tipo McPherson com molas helicoidais e barra estabilizadora

Suspensão traseira

Independente, tipo Dual Link com molas helicoidais

Freios

Dianteiro a disco ventilado e traseiro a disco sólido com ABS e EBD

Pneus

205/55 R16

Rodas

Aço ou liga leve

Dimensões

Largura: 1.775 mm

Altura: 1.660 mm

Comprimento: 4.550 mm

Entre eixos: 2.710 mm

Peso em ordem de marcha: 1500kg

Porta-malas: 720L (5 lugares)/ 2.200L (com todos os bancos rebatidos)/ 198L (7 lugares)

Tanque de combustível: 68L

Custos de peças e serviços

Jac J6

Amortecedor dianteiro: 384,19- cada

Serviço: R$ 270,00

Amortecedor traseiro: R$ 347,92- cada

Serviço: R$ 360,00

Disco de freio dianteiro: R$ 414,68- cada

Serviço: R$ 180,00

Jogo de pastilhas dianteiras: R$ 374,01

Serviço: R$:90,00

Disco de freio traseiro: R$ 487,85- cada

Serviço: R$:180,00

Jogo de pastilhas traseiras: R$ 413,80

Serviço: R$ 90,00

Óleo/ litro: –

Serviço: R$ 30,00

Filtro de óleo: R$ 33,47

Serviço: R$ 15,00

Filtro de ar: R$ 53,21

Serviço: R$ 15,00

Filtro de combustível: R$ 31,93

Serviço: R$ 20,00

Filtro anti-polén: R$ 95,35

Serviço: R$ 10,00

Vela: R$ 31,21- cada

Serviço: R$ 50,00

autoagora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *