Chery inicia obras da fábrica brasileira

By -

Chery (597)A primeira unidade produtiva de automóveis chineses no Brasil será em Jacareí, e a empresa procura fornecedores locais para atender a demanda produtiva
Fotos: Divulgação
Com a presença do Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, autoridades locais e executivos da empresa, foi inaugurada em Jacareí (SP), dia 19 de julho, a pedra fundamental para a construção da primeira fábrica de automóveis chineses fora da China.

Segundo divulgado, o empreendimento da Chery Automobile, Unidade de Jacareí será a primeira do mundo a realizar processo produtivo completo e não apenas montagem. A construção das instalações e implementação das linhas produtivas consumirá investimentos de U$400 milhões e deve gerar mais de três mil empregos diretos. Eles não pretendem construir fábrica de motor e câmbio, em principio eles serão importados, mas no futuro estes itens também podem ser nacionalizados. “A marca possui 12 fábricas fora da China, mas todas se atêm a executar montagem de peças, as chamadas CKDs (Complete Knock-Down). A unidade brasileira será a primeira a produzir, de fato e em larga escala, os veículos”, conta Luis Curi, CEO da Chery do Brasil.

Ainda segundo o CEO, a razão dessa decisão inédita está no nosso mercado. Com o consumo de automóveis ultrapassando a casa dos três milhões ao ano, o Brasil apresenta um grande potencial de crescimento para o setor automotivo. Além disso, o mercado nacional é compatível com o chinês, já que ambos buscam veículos de alta-qualidade, porém com preços competitivos.

Os chineses irão negociar com os fornecedores de autopeças locais, mas já tem aproximadamente 20 empresas do país de origem interessadas em acompanhar a co-irmã neta empreitada. “Nós já temos indústrias de autopeças que produzem correias, válvulas,vidros, instaladas na cidade ou seja, temos uma base produtiva. Ainda não recebemos propostas oficiais de fornecedores que pretendem vir para a cidade, mas é tudo uma questão de tempo, já que a cadeia esta se formando”, avalia o prefeito de Jacareí Hamilton Ribeiro Mota.
VISTA 2As obras que iniciaram este ano devem ser concluídas até o fim de 2013. Localiza as margens da Via Dutra, a fábrica terá um milhão de metros quadrados de área construída, sendo 400 mil na primeira etapa. No início das operações, a expectativa é de produzir 50 mil veículos ao ano.
As estimativas da Chery são de 150 mil unidades anualmente, dez vezes mais do que o fabricado pelas outras bases da empresa no globo.

autoagora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *