Cuidados com o escapamento do veículo ao passar nas poças d’água

By -

No período de chuva é necessário ter os cuidados redobrados ao passar em poças d’água porque pode prejudicar o escapamento do veículo

Por: Edison Ragassi/Fotos: Arquivo AutoAgora e Divulgação

“São as águas de março fechando o verão”. A frase imortalizada na música de Tom Jobim, deve ser lembrada neste período do ano por quem tem um automóvel.

Isso porque as chuvas somadas a falta de conservação do piso, comprometem a qualidade do asfalto nas ruas e rodovias. O asfalto ruim potencializa o risco de acidentes já que a água pode esconder buracos dos mais variados tamanhos.

Uma das consequências dos transtornos que o período chuvoso traz para os veículos  é notada nas oficinas e centros automotivos, que recebem um número maior de clientes à procura dos serviços de alinhamento e balanceamento.


Outra parte dos veículos que também é muito prejudicada no período chuvoso é o sistema de escapamento.  Os impactos e solavancos podem sobrecarregar o sistema de fixação.

Um coxim que se solta ou quebra, caso não seja trocado, pode comprometer não só o escapamento, como o para-choque e assoalho. Para evitar que os danos se  agravem e não ocasionar quebras maiores, é recomendável proceder a troca da peça danificada imediatamente.

Chuvas provocam diferença de temperatura no escapamento

Com as chuvas o sistema de escapamento sofre também por conta da diferença de temperatura entre o ambiente e os tubos do escape. Esse choque térmico acelera o desgaste de peças.

A chuva pode danificar o catalisador

É necessário que uma manutenção periódica seja feita, isso evita preocupações e gastos futuros. “Quando o motorista notar alterações no nível de ruído do veículo, caracterizado por sopros de gases, chocalhos no catalisador, som estridente, ressonâncias ao trocar marchas, entre outras.

E também quando sentir que o veículo está com baixo rendimento (amarrado) ou com excesso de consumo de combustível, é recomendável checar o sistema de escape”, explica o gerente de Engenharia e Qualidade da Mastra Escapamentos e Catalisadores, Valdecir Rebelatto.

Por isso, cheque regularmente a situação do escapamento de seu carro. Ele está quase que escondido, mas tem uma função importante para o veículo.

autoagora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *