Detran.SP lança campanha educativa com foco no Carnaval 2016

By -

Como parte das ações do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, do Governo de São Paulo, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran.SP) lança nova campanha preventiva neste Carnaval. O objetivo é chamar a atenção dos motoristas para a segurança no trânsito e lembra atitudes que colocam vidas em risco: mistura de álcool e direção, excesso de velocidade, falta do cinto de segurança no banco de trás e uso do celular ao volante.

Brinque o Carnaval_2Com o tema “Brinque o Carnaval, mas não brinque com a sua vida”, a nova campanha educativa do Detran.SP para o Carnaval 2016 estará estampada em pontos de ônibus, relógios de rua, carrinhos de supermercados e outras mídias da capital e de outras 10 cidades do litoral paulista. Mídias tradicionais, como rádios e outdoors, também destacarão a mensagem.

“O objetivo do Detran.SP é mostrar que cada um de nós é responsável pela segurança no trânsito. É uma decisão do cidadão arriscar a sua vida e a dos outros ao pegar no volante depois de beber, por exemplo. E o que queremos é destacar que uma decisão irresponsável pode levar a uma tragédia”, explica o diretor-presidente do Detran.SP, Daniel Annenberg.

Fiscalização – Além da campanha de cunho educativo, o Detran.SP vai coordenar operações do Programa Direção Segura na capital e em diferentes partes do Estado. O trabalho, que fiscaliza o cumprimento da Lei Seca de forma integrada com as polícias Civil, Militar e Técnico-Científica, conta com delegacia móvel e até base do Instituto Médico Legal (IML) para realização de exames clínicos no próprio local da ação.

Brinque o Carnaval_1Sessenta e cinco etilômetros (popularmente conhecidos por bafômetros) serão utilizados durante o Carnaval. Os motoristas abordados e que têm resultado zero na detecção de álcool receberão um kit, com folder educativo, “bafômetro” descartável, lixeira para carro, adesivo e carteira porta-documento.

Quem é autuado por embriaguez ao volante responde, automaticamente, a processo para suspensão do direito de dirigir por 12 meses, conforme prevê a legislação federal de trânsito, além de pagar multa de R$ 1.915,40.

Ribeirão Preto e Rio Claro – Também no Carnaval, o Detran.SP e a Arteris, umas das maiores concessionárias de rodovias do país, lançarão juntos a campanha Folia Segura em Ribeirão Preto e Rio Claro. A parceria inclui ações de conscientização, como blitze educativas em bares, clubes e blocos de rua nessas duas cidades.

Serão distribuídos 4.500 bafômetros descartáveis, o que vai possibilitar ao folião medir o índice de álcool em seu organismo e compreender como a ingestão de uma pequena quantidade de bebida já infringe a Lei Seca e pode colocar vidas e risco. Nas praças de pedágio, haverá faixas com mensagens educativas e distribuição de leques com informações sobre os riscos do uso de celulares e de álcool ao volante e sobre a necessidade de se respeitar os limites de velocidade.

autoagora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *