Dicas para dirigir, economizar e aproveitar melhor o carro

By -

Você pode dirigir de maneira segura e econômica, para isso preste atenção nestas dicas.

Fotos: Divulgação

DSC09747Observe o momento correto de mudar a marcha para cima ou para baixo. Os motores são projetados para que a troca das marchas aconteça dentro do torque máximo. E a faixa de giro que o motor atinge o torque máximo você encontra na ficha técnica impressa no manual do veículo.

contagiros VWAcelerar o carro de maneira brusca aumenta o consumo de combustível, assim, pise suavemente no acelerador. Ao enfrentar um congestionamento, ande em ritmo continuo, pois acelerar e frear gasta mais combustível.

248714post_fotoEm ruas e avenidas com fiscalização eletrônica, ultrapassar o limite de velocidade e depois frear para não ser pego pelo radar, aumenta o consumo. Se o limite da via é 60 km/h, o melhor é manter a 60 km/h. Ir a 90 km/h e depois frear repentinamente, só aumenta o consumo de combustível. Também evite acelerar antes de desligar o carro.

DSC01115Sempre que possível, trafegue com os vidros fechados, já que a resistência do ar aumenta o consumo. Não carregue mais peso do que a capacidade do veículo. Procure não carregar objetos no teto do carro. Organize seu itinerário, evitando viagens desnecessárias.

Calibre os pneus uma vez por semana, também não esqueça que, quanto mais alta a velocidade, maior o consumo. Em ladeiras não desengate a marcha para deixar o carro descer na banguela. Além de ser perigoso, os veículos com injeção ajustam a injeção do combustível de acordo com a rotação do motor e a aceleração, por isso, a banguela gasta mais e não economiza combustível.

autoagora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *