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Sedã compacto passa por modificações no visual, ganha OnStar e My Link de segunda geração, mas continua com a mesma arquitetura e opções de motorização

Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação

O Rio de Janeiro foi o local escolhido pela General Motors do Brasil para mostrar o Chevrolet Cobalt 2016. O encontro com a imprensa especializada aconteceu dia 03/12. O sedã compacto que tem como características amplo espaço interno e grande porta-malas recebeu novo visual.

FGD_9645A dianteira ganhou um novo capô com vincos superiores, a grade utiliza duas aberturas e o logo Chevrolet no centro. Os faróis estão mais afilados e trazem uma armação cromada na parte interna que demarca a área específica das lâmpadas. Ganharam ainda projetores de dupla parábola. O para-choque recebeu vincos, novas molduras nas lâmpadas auxiliares e entrada de ar inferior. A inspiração veio do recém-lançado Malibu vendido nos Estados Unidos.

 

FGD_9656Na traseira, adotaram linhas curvilíneas nas lanternas, elas invadem a tampa do porta-malas, que também foi redesenhada. Incluíram um aerofólio na parte superior.

 

FGD_9634Não foram feitas alterações nas laterais, permanecem os vincos acima das maçanetas que cortam o carro dos faróis até as lanternas e os vincos inferiores nas quatro portas.

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No interior, novos matérias de acabamento, painéis das portas reprojetados, opções de cores bicolor, de acordo com o acabamento. Além do formato, o posicionamento dos puxadores e dos comandos dos vidros elétricos foram revistos.

FGD_8820E o quadro de instrumentos continua com velocímetro digital, o qual teve o desenho inspirado nos utilizados em motos.

 

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O Cobalt 2016 traz a nova geração do sistema multimídia MyLink, com os sistemas Android Auto, da Google, e CarPlay, da Apple que permite espelhar o smarthphone ou tabelete na tela do painel.

FGD_8826E o de conectividade OnStar, o qual oferece vários serviços como encontrar uma rota, reservar ingressos para teatro, shows, restaurantes, entre outros, através de uma central de atendimento.

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O Comprimento é de 4.481 mm, para uma distância entre os eixos de 2.620 mm. A Largura carroceria é de 2.005 mm, altura de 1.523 mm. No porta-malas a capacidade é de 563 litros e o tanque de combustível recebe até 54 litros.

FGD_8762Entre os equipamentos de série traz o ar-condicionado, direção hidráulica, conjunto ou elétrico das travas, portas e vidros, chave tipo canivete com controle remoto de abertura inclusive da tampa do porta-malas, bancos e volante com regulagem de altura. As rodas são de 15 polegadas e os pneus 195/65 R15.

_EDP8657Impressões ao dirigir

O teste drive promovido pela GM aconteceu entre o centro do Rio de Janeiro até Teresópolis, numa distância aproximada de 200 km ida e volta. Eu tive a oportunidade de guiar a versão Elite com transmissão automática. Na partida foi possível sentir o comportamento do carro em situações de transito carregado, o anda e para das grandes cidades.

O Cobalt é um carro confortável, tanto para o motorista como o passageiro. As regulagens do banco e volante são simples, muito fácil de encontrar o posicionamento ideal. Painel com excelente visualização, o velocímetro digital é excelente aliado para evitar multas.

_EDP8679No anda e para do trânsito, corresponde bem, não é necessário pisar de mais no acelerador para tira-lo da inércia, um leve toque é o suficiente, o que ajuda a economizar combustível.

O câmbio é bem escalonado, o motorista não percebe a mudança das marchas.

_EDP8714Em situação de rodovia de rodovia, não é necessário forçar para atingir 110 km/h. Oferece boas retomadas e não causa susto ao realizar uma ultrapassagem, mesmo em situações de aclive.

A suspensão está bem calibrada, oferece conforto ao ultrapassar imperfeições do asfalto e estabilidade nas curvas.

Preços e versões

A opção LT de entrada traz comandos elétricos dos retrovisores e dos vidros. Acabamento interno diferenciado, no qual predomina a cor preta Jet Black com alguns toques de cinza “Dark Ash Gray”, enquanto que os bancos são de tecido.

_EDP9003Na LTZ incluíram faróis de neblina com moldura cromada, sensor de estacionamento, computador de bordo, volante multifuncional, bancos com a nova combinação de tecido e revestimento premium, encosto de braço em material “soft touch” controle de cruzeiro, multimídia MyLink, sistema OnStar e rodas de alumínio.

FGD_9642A versão topo de linha passa a ser a Elite com bancos de revestimento premium nas cores Brownstone e Jet Black e a assinatura do nome da versão, volante e encosto de braços com costura pespontada, frisos cromados na região das saias laterais, sensor de chuva e crepuscular, além de rodas de alumínio especialmente desenvolvidas para o modelo.

FGD_9582Com motor 1.4L o qual entrega potência de 102 cv (E)/ 97 cv (G) e torque de 13 kgfm (E)/ 12,5 kgfm (G) a 3.200 rpm ele é comercializado nas versões LT (R$ 52.690) e LTZ (R$ 57.590). O propulsor 1.8L oferece 108 cv (E)/ 106 cv (G) a 5.400 rpm e torque de 17,1 kgfm (E)/ 16,4 kgfm (G) a 3.200 rpm. Com acabamento LTZ e transmissão manual o custo é de R$ 59.900. Ao adicionar o câmbio automático de 6 velocidades vai a R$ 65.990. A topo de linha Elite sai por R$ 67.990, só com transmissão automática.

Não foram feitas alterações na arquitetura e trem de força do carro, assim ele compartilha peças de reposição com o modelo vendido anteriormente.

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