Lançamento: up! TSI, o up! turbo

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Versão TSI é equipada com propulsor 3 cilindros 1.0 de injeção direta e turbocompressor. Para comemorar o lançamento, chega também, a versão especial Speed up!

Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação

A VW mostrou para a imprensa especializada o compacto up! TSI em Campinas (SP), dia 24/07. O modelo recebeu o motor da família EA211 de 3 cilindros 1.0 Total Flex, com injeção direta e turbocompressor.

motor 1.0 TSI Total Flex 2A taxa de compressão é de 10,5:1, nesta configuração entrega potência de 101 cv (G)/ 105 cv (E) a 5.000 rpm. O torque é de 16,8 kgfm, com ambos os combustíveis, disponíveis a partir de 1.500 rpm.

detalhe do rotor do turbocompressorComparado ao aspirado, ele recebeu cerca de 90% de novos componentes. O comando tem quatro válvulas por cilindro, duas para admissão e duas para escape.

galeria de injeçãoTrabalha com triplo sistema de refrigeração, já que cabeçote, bloco e turbo utilizam temperaturas diferentes. A injeção direta na câmara de combustão faz com que dispense o tanquinho e aquecedores para a partida a frio, tem ainda sensor para identificar o etanol.

speed up! (20)Para acoplar o novo propulsor, a carroceria cresceu 40 mm, foi a 3,64 metros de comprimento. Isso porque o intercooler para a refrigeração do turbo foi colocado na área frontal.

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As suspensões receberam nova carga nas molas e amortecedores, a transmissão manual de 5 velocidades foi alongada.

IMG_0203Os sistemas de freios redimensionados (disco nas rodas dianteiras com 256 mm de diâmetro) e tambor na traseira (200 mm de diâmetro). O servofreio é de 9 polegadas e traz dois estágios de atuação.

speed up! (2)Para diferenciar da versão convencional, o TSI tem a tampa traseira pintado na cor preta.

Impressões ao dirigir

speed up! (7)O teste drive proporcionado pela VW aconteceu entre as cidades de Campinas e São Carlos, onde a empresa tem a fábrica de motores e o TSI é produzido.

Antes de chegar na rodovia, foi possível passar por situações de trânsito intenso e comprovar, o motor é forte. No primeiro contato é preciso cuidado ao pressionar o acelerador, pois ele responde rápido. Um leve toque é o suficiente para tirá-lo da inércia.

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A relação de marchas foi alongada, mas não tirou a suavidade e precisão dos engates.

Ao enfrentar um aclive, mesmo saindo da inercia, o propulsor mostra que tem força, você esquece que tem embaixo do capô um motor 1.0L.

Na rodovia, a sensação é de que o carro foi feito para esta situação. Excelentes acelerações e retomadas, não há necessidade de reduzir a marcha para fazer ultrapassagens, pois ele é bem elástico.

speed up! (3)A versão testada por AutoAgora foi a série especial speed up!, em uso regular, ou seja, sem desrespeitar os limites de velocidade, com média de 120 km/h, o consumo mostrado pelo computador de bordo foi de 18 km/ litro. E o sistema de frenagem atende bem as exigências de um carro com tanta desenvoltura.

move up! TSI (4)

O up! TSI É comercializado com carroceria de quatro portas, a partir da versão move up!, o preço sugerido é de R$ 43.490.

high up! TSI (1)

O high up! custa R$ 48.040, as opções black up!, red up! e white up! saem por R$ 48.690.

cross up! TSI (1)

Enquanto que o cross up! custa R$ 47.030.

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A série especial speed up! tem preço sugerido de R$ 49.990, só na cor branca, traz pintura preta no teto e nos para-choques. Nas laterais, retrovisores e faixas alusivas à versão pintados na cor azul.

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O interior em tons escuros, revestimento do teto e das colunas em preto.

speed up! (6)Todas as versões são equipadas com ar-condicionado, direção elétrica e travas elétricas.

A VW passou a produzir no Brasil um dos motores mais modernos do Mundo.

autoagora

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