Lançamento: Ford Cargo Extrapesado chega ao mercado

By -

Novo Cargo Extrapesado (17)Fabricado em SBC, nas configurações 4×2 e 6×2, ele é equipado com transmissão automatizada de 12 velocidades e motor 6 cilindros 10, 3 L de 420 cv

Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação

Dia 13 de agosto, a Ford Motor Comapany, reuniu a imprensa especializada brasileira em San Pedro do Atacama, Chile.

Cargo 2042 4X2 (6)

No evento lançou os modelos extrapesados de cavalos-mecânicos Cargo 2042 4×2 e Cargo 2842 6×2. Ambos são fabricados em São Bernardo do Campo (SP) e destinados para aplicações rodoviárias de longa distância.

Cargo 2842 6X2 (33)

Estes modelos integram o plano da companhia de produzir veículos globais, o projeto foi liderado pela engenharia do Brasil e da Turquia.

O desenvolvimento foi feito em mais de 1 milhão de quilômetros de testes no Campo de Provas da Ford em Tatuí (SP) e nos campos de teste em Gebze (Turquia), Boxberg e Behr (Alemanha), Lommel (Bélgica), Idiada (Espanha) e Mira (Inglaterra). Os testes de frenagem foram realizados em um lago congelado na Suécia e as provas de alta temperatura no deserto da Arábia Saudita.

Painel_Instrumentos

Nas duas versões é equipado de série com controle automático de tração (ASR) e freios ABS com EBD, já o Cargo 2842 conta ainda com a opção do controle eletrônico de estabilidade (ESP).

A cabine é do tipo leito teto alto com ampla área envidraçada e totalmente basculante para facilitar o acesso aos componentes do motor e a outros agregados, o ângulo de basculamento pode chegar a 68º. Há também opção de acesso a itens de manutenção pela grade frontal escamoteável.

Bancos

No interior ele conta com um novo volante, vidros, travas, retrovisores elétricos e ar-condicionado. O computador de bordo indica a melhor rotação de trabalho do motor para o menor consumo de combustível. Além disso, o motorista pode acompanhar em tempo real qual é o consumo de combustível e, ao final da viagem, conferir a autonomia e produtividade do veículo, entre outras informações relacionadas à operação do caminhão.

Motor FPT 420 cvO extrapesado Ford é equipado com motor da FPT Industrial de 10,3 litros e 6 cilindros. Ele atende a norma Proconve P-7 (Euro 5) e entrega 420 cv de potência e 1.900 Nm de torque. A transmissão é automatizada ZF ASTronic de 12 velocidades, ela permite escolher dois modos de troca de marchas, automático ou manual, através da alavanca tipo "joystick" no console.

Novo Cargo Extrapesado (25)E o eixo trativo é do modelo MS 18X da Meritor, soldado a laser na fixação da caixa do diferencial. O Cargo 2042 4×2 tem preço sugerido de R$ 260.900 e o 2842 6×2 de R$ 294.900.

*Viagem feita a convite da Ford Motor Company

autoagora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *