Lançamento: Novo Renault Master

Ford apresenta caminhão extra-pesado
28/01/2013
Ford inicia produção dos extrapesados Cargo 2042 e 2842 e anuncia volta da série F
29/06/2013

Familia_Master_001Comercial leve fabricado em São José dos Pinhais recebeu nova arquitetura, motor menor, mais potente e forte

Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação

Em Curitiba, dia 06 de março, a Renault mostrou para a imprensa especializada a nova linha Master. Para o veículo comercial foi desenvolvida uma nova arquitetura, o design foi inspirado em um gorila e na chave inglesa.

NovoMaster_Design_nova_grade_frontal_001A grade frontal tem três filetes cromados, com para-choque largo, abriga um front step para facilitar o acesso ao motor e também às palhetas do para-brisa. Os faróis são alongados e o conjunto ótico inclui as luzes indicativas de direção.

NovoMaster_Design_nova_lanterna_001Na traseira, a lanterna mantém o formato vertical com nova disposição das luzes. A placa foi posicionada do lado esquerdo ligeiramente elevada, as janelas são amplas, de formato assimétrico.

NovoMaster_Furgao_L1H1_004A lateral tem três sinalizadores luminosos, nas versões de chassi longo e as calotas centrais foram colocadas para proteger os parafusos das rodas.

Novo Renault Master 2013. Curitiba/PR./ Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem.São quatro versões de carroceria, Minibus, Furgão, Chassi-Cabine e Vitré, e em várias opções diferentes em relação ao comprimento e a altura do teto do veiculo, o que totaliza mais de 70 configurações.

Novo Renault Master 2013. Curitiba/PR./ Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem.O interior teve o painel renovado e traz mais informações, como temperatura do motor, relógio, OCS e GSI. Ganhou mais porta-copos e porta-objetos , o porta-luvas tem 7,7 litros de capacidade, também passou a contar com duas tomadas 12V. Tem ainda, ajustes da coluna de direção (altura) e do banco (altura e inclinação de encosto e assento) e a alavanca de câmbio no painel.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Seguindo a tendência mundial de downsizing, a Renault traz no veículo um novo propulsor turbodiesel 2.3 litros de quatro cilindros. Desenvolve 130 cavalos (3.500 rpm) e torque de 31,6 kgfm (1.600 rpm). Com cabeçote de alumínio, são dois comandos de válvula (DOHC – um para as válvulas de admissão e outro para as de escape). Para diminuir os custos de manutenção, a correia sincronizadora foi substituída por uma corrente de distribuição, a qual segundo a fabricante deve durar toda a vida útil do veículo, antes, era necessária a substituição a cada 60.000 km ou 4 anos.

O mesmo ocorre com o líquido de arrefecimento, que passa a resistir 160.000 km (ou 6 anos), contra os 120.000 km (4 anos) do antigo modelo. O intervalo de revisões foi ampliado de 15.000 km para 20.000 km, e a novidade é o sistema OCS (Oil Control System), que detecta o uso severo do veículo e indica que uma revisão deve ser antecipada.

NovoMaster_Minibus_L3H2_02Todas as opções são equipadas com ABS, air bag, direção hidráulica, ar quente, hodômetros digitais total e parcial, bloqueio de ignição por transponder, alerta sonoro de luzes acesas, faixa de proteção lateral na cor preta, relógio digital e farol com regulagem de altura. Também há ar-condicionado e sistema de som como opcionais (leia tabela de preços abaixo). A Renault tem 18% de participação deste segmento, sua meta é de conquistar 30% até 2014.

Novo Master

Modelo/Versão

Motorização

Carroceria

Ano/Mod

Preço

R$

Chassi-Cabine L2H1

2.3dCi 16V

Chassi – Cabine

13/14

85.710

Novo Master Furgão L1H1

2.3dCi 16V

Furgão 8m3

13/14

87.170

Novo Master Grand Furgão L2H2

2.3dCi 16V

Furgão 10,8m3

13/14

95.670

Novo Master Extra Furgão L3H2

2.3dCi 16V

Furgão 13m3

13/14

99.870

Novo Master Furgão Vitré L1H1

2.5dCi 16V

Furgão 8m3

13/14

88.670

Novo Master Grand Vitré L2H2

2.5dCi 16V

Furgão 10,8m3

13/14

97.970

Novo Master Extra Vitré L3H2

2.3dCi 16V

Furgão 13m3

13/14

103.070

Novo Master Minibus Escolar 20L L2H2

2.3dCi 16V

Minibus

13/14

116.100

Novo Master Minibus Standard 16L L2H2

2.3dCi 16V

Minibus

13/14

112.900

Novo Master Minibus Standard 16L L3H2

2.3dCi 16V

Minibus

13/14

120.600

Novo Master Minibus Executive 16L L3H2

2.3dCi 16V

Minibus

13/14

130.290

Novo Master Minibus VIP 16L L3H2

2.3dCi 16V

Minibus

13/14

145.900

autoagora.com.br
autoagora.com.br
O AutoAgora.com.br é um site criado pelo jornalista e radialista Edison Ragassi. Ele trabalha em veículos de comunicação desde 1988. Em 2001 especializou-se no setor automotivo como um todo. Desde a fabricação do veículo até o pós-vendas, incluindo o mercado de reposição independente. O principal objetivo do AutoAgora.com.br é auxiliar o leitor na compra, conservação, manutenção, venda, compartilhamento ou aluguel de um automóvel. Nosso objetivo é levar ao internauta a melhor informação sobre o setor automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *