Lançamento: Novo Renault Sandero

Lançamento: Camaro Sunrise, o Camaro conversível
18/06/2014
Lançamento: Novo Troller T4
28/07/2014

Novo Sandero 2015 - Foto: Luiz Costa / Agência La Imagem.O hatch compacto passa a ser fabricado em nova arquitetura, recebeu design esportivo, modificações internas e novos ajustes de suspensões

Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação

Dia 30 de junho, a Renault mostrou para a imprensa especializada brasileira em Florianópolis (SC), o Novo Sandero. O hatch que estreou no mercado brasileiro em 2007, passou a ser fabricado com outra arquitetura, a mesma do Novo Logan.

Novo Sandero 2015 - Dynamique 1.6 - Foto: Luiz Costa / Agência La Imagem.Na dianteira, os faróis são grandes, embutidos nos para-lamas, no centro o logo da Renault aparece em destaque. O para-choque na mesma cor do veículo completa o conjunto frontal, ele usa no uma grade preta para reforçar a esportividade.

Novo Sandero 2015 - Dynamique 1.6 - Foto: Luiz Costa / Agência La Imagem.Nas laterais, os para-lamas são ressaltados e os vincos aparecem nas partes inferiores das portas. A traseira tem o vidro reto em cima e arredondado na parte debaixo, as lanternas não invadem a tampa, são encaixadas nas laterais e o para-choque da mesma cor do veículo parece formar uma só peça.

Novo Sandero 2015 - Dynamique 1.6 - Foto: Luiz Costa / Agência La Imagem.No interior, o painel ganhou novo design feito de material mais agradável ao tato. O volante é de três raios, o quadro de instrumentos usa iluminação branca com três mostradores redondos. Conta-giros e velocímetro são analógicos, já o indicador do nível de combustível e computador de bordo aparecem em um mostrador digital, há também o indicador de trocas de marchas. A nova arquitetura permitiu mudanças estruturais, assim, são novos os sistemas elétrico, de freios, direção e suspensões.

Novo Sandero 2015 - Dynamique 1.6 - Foto: Luiz Costa / Agência La Imagem.A versão Authentique com motor 1.0 16V Hi-Power de 80 cv (E)/ 77 cv (G) a 5.750 rpm e torque máximo de10,5 kgfm (E)/ 10,2 kgfm (G) a 4.250 rpm, é comercializada ao preço de R$29.890 e R$32.620 com ar-condicionado. Ele tem direção hidráulica, volante com regulagem da altura, ar quente, desembaçador do vidro traseiro, brake light, rodas de aço 15’’ com pneu 185/65, retrovisor com regulagem interna, aberturas internas do porta-malas e reservatório de combustível.

Novo Sandero 2015 - Espression 1.0 - Foto: Luiz Costa / Agência La Imagem.A opção Expression com a mesma motorização custa R$34.990 e tem a mais o ar condicionado, rádio CD MP3 2 DIN com entrada USB, Bluetooth, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas das portas, alarme perimétrico, computador de bordo, entre outros.

Novo Sandero 2015 - Dynamique 1.6 - Foto: Luiz Costa / Agência La Imagem.Com motor 1.6 8V Hi-Power, o qual entrega 106 cv (E)/ 98 cv (G) a 5.250 rpm e torque de 15,5 kgfm (E)/ 14,5 kgfm (G) a 2.850 rpm, a versão Expression sai por R$38.590. A topo de linha é a Dynamique, que custa R$42.390, é equipada com ar- condicionado automático, bancos com tecnologia CCT, rodas 15’’ em liga leve, faróis de neblina, vidros elétricos traseiros, controlador de velocidade, luzes indicadoras de direção nos retrovisores, comando elétrico dos retrovisores, banco rebatível 1/3 e 2/3 e volante revestido em couro.

Impressões ao dirigir

Na região do Costão do Santinho, em Florianópolis (SC), a Renault promoveu o teste drive do Novo Sandero. Comparado a versão anterior, a mudança visual foi radical, ganhou as linhas que estrearam no Novo Logan. Frente, lateral e traseira com desenho robusto o que deixou o carro bem mais atraente.

Novo Sandero 2015 - Dynamique 1.6 - Foto: Luiz Costa / Agência La Imagem.Mudaram também a ergonomia dos bancos, tanto do motorista como dos passageiros, eles ficaram mais confortáveis, do tipo que “abraça o motorista”. O painel de instrumentos ganhou nova grafia, é grande, mas ficou um pouco escuro, com sol forte, mesmo com as luzes ligadas, causa algum desconforto.

Novo Sandero 2015 - Dynamique 1.6 - Foto: Luiz Costa / Agência La Imagem.A maior qualidade do Sandero, ou seja, o espaço interno foi preservada, ocupantes dos bancos traseiros e dianteiros conseguem esticar as pernas, o que não é o comum em hatchs deste segmento. Mas o que chamou a atenção no trajeto percorrido foi o folego do propulsor 1.0L 16V.

Novo Sandero 2015 - Dynamique 1.6 - Foto: Luiz Costa / Agência La Imagem.

O acerto de motor e câmbio fez ele ganhar em desempenho, com duas pessoas dentro do carro, ele mostrou que e bom de arranque. Desenvolve velocidade de maneira fácil, tem curva de torque elástica, pois em situações como a de ultrapassar uma lombada, por exemplo, pode ser feito em velocidade média de 40 km/h na terceira marcha, sem ter que mexer na alavanca de mudanças, que ele retoma o aumento da velocidade.

Novo Sandero 2015 - Espression 1.0 - Foto: Luiz Costa / Agência La Imagem.

Em linha reta, ao fazer uma ultrapassagem com velocidade média de 100 km/h, a manobra pode ser realizada com muita tranquilidade, sem a necessidade de mudar a alavanca.

Ele só vai mostrar que se trata de um motor de 1 litro nos trechos mais íngremes, quando é necessário reduzir a marcha. Já a versão 1.6L 8 válvulas, tem também bom arranque, desenvoltura, acelerações rápidas e retomadas em qualquer tipo de rodovia.

Novo Sandero 2015 - Dynamique 1.6 - Foto: Luiz Costa / Agência La Imagem.Por ser fabricado em nova arquitetura, foram feitos acertos e calibragem nas suspensões, os quais atendem bem as necessidades do usuário de um veículo deste porte. Ela consegue ser macia ao ultrapassar por obstáculos corriqueiros como valetas e lombadas, mas também é firme ao enfrentar uma curva. Os freios estão bem calibrados e a relação de marchas curtas deixaram as duas opções de motorização bem espertas.

Quem está acostumado com o Sandero da geração anterior, seja ele com motor 1.0L ou 1.6L irá surpreender-se. Não só pelo novo visual e os materiais de acabamento, mas também pelo desempenho.

Ainda este ano, a Renault vai lançar a opção com transmissão automatizada, desenvolvida por ela, a qual substituirá o modelo de câmbio automático com quatro marchas.

 Novo Sandero 2015 - Foto: Luiz Costa / Agência La Imagem.

autoagora.com.br
autoagora.com.br
O AutoAgora.com.br é um site criado pelo jornalista e radialista Edison Ragassi. Ele trabalha em veículos de comunicação desde 1988. Em 2001 especializou-se no setor automotivo como um todo. Desde a fabricação do veículo até o pós-vendas, incluindo o mercado de reposição independente. O principal objetivo do AutoAgora.com.br é auxiliar o leitor na compra, conservação, manutenção, venda, compartilhamento ou aluguel de um automóvel. Nosso objetivo é levar ao internauta a melhor informação sobre o setor automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *