Lançamentos: Kia Soul chega ao Brasil

Lançamentos: Astra 2009 ganha equipamentos e fica mais barato
28/07/2009
Lançamentos: Chegou o Honda City
14/08/2009

AberturaModelo mundial da marca coreana oferece bom pacote de equipamentos e se destaca pelo design arrojado
Fotos: Divulgação

Já esta nas concessionárias da marca Kia, o Soul, um veículo que nasceu como conceito e tornou-se modelo de linha. Ele foi mostrado no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo em 2008. Os representantes da marca coreana no Brasil aproveitaram o evento para realizar pesquisa de aceitação junto aos visitantes. O resultado positivo serviu como incentivo para que os importadores projetem vendas de 3.000 unidades do modelo até o final deste ano.

Frente

O que chama muita atenção no Soul é seu design. É um hatchback de cinco portas e linha do teto elevada. A frente foi inspirada no rosto do tigre, tem faróis acoplados aos pára-lamas, e a grade central representa a boca do felino. No centro do para-choque uma proteção na cor cinza, que reforça visual agressivo, e na parte inferior da peça foram colocados os faróis de neblina.     
LateralA lateral evidencia o teto alto, nas portas, um vinco desce da parte traseira, ele unisse a curvatura dos para-lamas. As luzes repetidoras com acabamento escuro contrastam com as maçanetas e o borrachão colocado na parte inferior. Completam o conjunto, as rodas em liga leve 16 polegadas com pneus 205/55 R16, a versão esportiva usa rodas 18 polegadas de e pneus 225/45 R18.
Chamado de crossover urbano o Kia Soul, mede 4,1 metros de comprimento, tem distancia entre os eixos alongada de 2.550 mm. A altura total é de 1.610 mm, a base do para-brisa é 135 mm, o nível dos assentos é 120 mm e altura em relação ao solo é165 mm.
PainelOs designers da marca imprimiram um tom futurista misturado a linhas retro no interior do veículo. O painel de instrumentos têm grandes mostradores redondos, as luzes de fundo são vermelhas, cor também usada no fundo do porta-luvas e porta-objetos. Usa volante de três raios de ótima empunhadura. Ao centro do painel, o sistema de som com visor de cristal liquido e teclas dos dois lados, para este equipamento há comando no volante.  
INTERiOr (5)Interior espaçoso, 340 litros de capacidade volumétrica no porta-malas com os assentos traseiros em posição vertical, mas os bancos traseiros são bipartidos para ampliar o espaço do compartimento de bagagens. 
Equipado com propulsor 1.6L 16V, o qual oferece potência máxima de 124 cv a 6.300 rpm e torque máximo de15.9 kgfm, onde a força máxima esta disponível a 4.200 rpm. O sistema de válvulas é DOHC. Este motor não usa correia sincronizadora (correias dentada), a qual foi substituída por corrente. Usa transmissão manual de cinco velocidades, ou automática de quatro velocidades.
-MotorDe série o Kia Soul vem equipado com: ar condicionado, trio elétrico, direção com assistência elétrica progressiva, air bag para motorista e passageiro, rádio CD/MP3 player com entrada auxiliar, iPod e USB com controles no volante, entre outros itens. E versão U.153, topo de linha usa câmera com visor LCD para marcha-a-ré, a qual mostra a imagem no retrovisor interno.
Porta-malasEste modelo é um veículo mundial da fabricante coreana, para outros mercados a empresa oferece opções com motorização diesel e 2.0L. Este segundo esta em processo de homologação, mas sem previsão de ser comercializado no Brasil.
Os importadores dos veículos da marca KIA no país possuem uma central de distribuição de peças para reposição. Não há fornecedores locais homologados, sendo assim todos os itens utilizados são importados.
TraseiraCom câmbio manual, o preço sugerido do Kia Soul versão de entrada é de R$ 51.490. A versão intermediaria custa R$ 55.900 e a topo de linha R$ 59.900. Já o modelo com transmissão automática tem preço sugerido de R$ 60.900 e R$ 64.900.
O ‘Crossover urbano’ está disponível nas cores branco, vermelho cítrico, azul quartzo, prata brilhante, preto oriental, azul lunar e cinza titânio.
Ficha técnica
Motor

Tipo: Duplo comando de válvulas, quatro cilindros em linha com CVVT
Capacidade: 1.6 litro, 1.591 cc
Potência máxima: 124 cv @ 6.300 rpm
Torque máximo: 15.9 kgfm @ 4.200 rpm
Sistema de válvulas: DOHC, 16 válvulas (2 de admissão, 2 de escape por cilindro)
Sistema de combustível: Injeção de combustível eletrônica multiponto
Transmissões             
Manual             5 velocidades   
Automática             4 velocidades    
Suspensões/ Amortecedores
Dianteiros: Independente, suspensão McPherson, com molas helicoidais e amortecedores a gás. Barra estabilizadora.
Traseiros: Barra de torção transversal semi-independente, com braços articulados, molas helicoidais e amortecedores a gás. Barra estabilizadora.
Direção
Tipo: Elétrica, assistida, pinhão e cremalheira
Freios
Dianteiros: Discos ventilados 280 x 26 mm (todos os modelos)
Traseiros: Tambores 203 mm
ABS Sistema anti-bloqueio de quatro canais com EBD
Rodas/ Pneus
Categoria superior: Roda de liga de 16 x 6,5 com pneus de sílica de 205/55 R16
Categoria máxima: Roda de liga de 18 x 7,0 com pneus de sílica de 225/45 R18
Dimensões
Comprimento total: 4.105 mm
Largura total: 1.785 mm
Altura total: 1.610 mm / 1.661 mm (sem / com as barras do teto)
Entre-eixos: 2.550 mm
Altura livre do solo: 164 mm
Capacidades
Porta-malas: 340/ 700 litros

autoagora.com.br
autoagora.com.br
O AutoAgora.com.br é um site criado pelo jornalista e radialista Edison Ragassi. Ele trabalha em veículos de comunicação desde 1988. Em 2001 especializou-se no setor automotivo como um todo. Desde a fabricação do veículo até o pós-vendas, incluindo o mercado de reposição independente. O principal objetivo do AutoAgora.com.br é auxiliar o leitor na compra, conservação, manutenção, venda, compartilhamento ou aluguel de um automóvel. Nosso objetivo é levar ao internauta a melhor informação sobre o setor automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *