Lançamentos: Novo Ford Ka

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O Ka cresceu e apareceu
Carro compacto da Ford ganhou novo visual, ficou maior, mais equipado e agora briga com Celta, Palio e Gol.
Por: Edison Ragassi
Fotos: Divulgação

No dia 17 de dezembro de 2003, Antonio Maciel, então presidente da Ford do Brasil, anunciou investimentos na unidade de São Bernardo do Campo para fabricar um novo veículo.
Quatro anos depois, para ser exato no dia 14 de dezembro deste ano, Marcos de Oliveira, atual presidente da companhia, mostrou o produto para a imprensa especializada, nas instalações da montadora no ABC paulista.
Os valores investidos foram provenientes dos créditos de ICMS que a montadora tinha com o Estado de São Paulo.

Para produzir o Novo Ka, os engenheiros partiram da arquitetura antiga e evoluíram esta base, a qual foi batizada de B402.
Assim, o carro ganhou nova carroceria, conjuntos de suspensão, direção, rodas e pneus. Ele também cresceu, o compacto agora transporta cinco pessoas e o porta-malas acomoda 263 litros de carga.
Tem comprimento total de 3.836 mm, largura de 1.804 mm e distancia entre-eixos de 2.462 mm.

O visual segue a linguagem chamada Kinetic, com faróis alongados, lentes transparentes, piscas dianteiros alojados em um elemento de estilo “canhão”.
A traseira ficou mais alta e quadrada, com o vidro curvo, o qual avança pela lateral da carroceria, já as lanternas traseiras simulam LEDs.
Para empurrar o modelo, o comprador pode optar pelas opções de motorização 1.0L 8 Válvulas (70 cv- gasolina/ 73 cv- álcool e torque de 9,0 mkgf- gasolina e 9,4 mkgf- álcool), ou 1.6L 8 Válvulas (102 cv- gasolina e 110 cv- álcool/ torque 15,0 mkgf- gasolina e 15, 8 mkgf – álcool).
São oferecidos três tipos de rodas: aro 13″ ou 14″ com calotas integrais de cinco raios parafusadas, ou de liga leve exclusiva para o aro 14″.
Além das cores sólidas branco Ártico, preto Ebony, vermelho Bari e da metálica prata Geada, a linha introduz a exclusiva azul Iporanga metálica.
Criado no Brasil, o Novo Ford Ka chegou para completar o mix de produtos da montadora, até então carente de um veículo de entrada. Ele está disponível só na versão duas portas, e tem como principais concorrentes Celta da GM, Gol da VW e Palio Fire da Fiat.

Ele vem equipado de série, em todas as versões, com pára-choques pintados na cor do veículo, travas elétricas, controle remoto para abertura das portas, do porta-malas e botão de “pânico”, alarme volumétrico, travamento automático das portas a 15 km/h e abertura do porta-malas no painel.

Também foi pensado para ter custo de manutenção acessível. Quando for necessário substituir o amortecedor dianteiro, o preço da peça é de R$ 101,00 e o traseiro custa R$ 100,00. O disco de freio dianteiro sai por R$ 105,00, e o jogo de pastilhas dianteiras custa R$ 81,00.
O preço sugerido para venda do modelo na versão de entrada, equipado com propulsor 1.0L Flex é de R$ 25.190. Com ar-condicionado, direção hidráulica e vidros elétricos, chega a R$ 30.490.
Já o irmão mais forte, 1.6L Flex na versão básica custa R$ 31.800, e vem com direção hidráulica, ao acrescentar o ar-condicionado vai para R$ 34.425.Previsto para chegar às revendas Ford em fevereiro de 2008, o novo carro estréia como versão 2009, e pode ser reservado a partir de janeiro.
Ficha técnica

Novo FORD KA 2009
1.0L
Características Técnicas
Carroceria: Hatch monobloco de 3 portas
Capacidade de passageiros: 5
Modelo 1.0 L
Motor: RoCam 1.0 L Flex
Número e disposição dos cilindros: 4 em linha/ transversal dianteiro
Diâmetro do cilindro (mm): 68,68
Nº válvulas por cilindro: 2
Taxa de compressão: 12,8:1
Combustível: Álcool/Gasolina
Desempenho Gasolina Álcool
Potência (cv/rpm) 70,0 (@ 6.000) 73,0 (@ 6.000)
Torque (mkgf/rpm): 9,0 (@ 4.750) 9,4 (@ 4.750)
1.6L
Motor: RoCam 1.6 L Flex
Número e disposição dos cilindros: 4 em linha/ transversal dianteiro
Diâmetro do cilindro (mm): 82,07
Deslocamento volumétrico (cilindrada): 1.6 L (1.598 cm³)
Nº válvulas por cilindro: 2
Taxa de compressão: 12,3:1
Combustível: Álcool/Gasolina
Desempenho Gasolina Álcool
Potência (cv/rpm): 102 (@ 5.500) 110 (@ 5.500)
Torque (mkgf/rpm): 15,0 (@ 2.500) 15, 8 (@ 4.250)
Características gerais
Tração: Dianteira
Direção: Tipo pinhão e cremalheira, manual ou com assistência hidráulica (de série no 1.6 L, opcional no 1.0 L)
Diâmetro de giro (m): 9,6
Embreagem: Monodisco a seco e sistema de acionamento hidráulico
Suspensão
Dianteira: Independente, tipo McPherson, com braços inferiores, amortecedores pressurizados com batente de suspensão em poliuretano e molas helicoidais
Traseira: Semi-independente, com eixo auto- estabilizante Twist Beam, amortecedores pressurizados com batente de suspensão em poliuretano e molas helicoidais
Pneus: 165/70 R13 (1.0 L) ou 175/65 R14 (1.6 L), P4 ou GPS3
Rodas: De aço estampado 5,0Jx13″, ou de alumínio 51/2Jx14″ (opcional no 1.6 L)
Freios
Dianteiro/ traseiro: Hidráulico, a disco na dianteira e a tambor auto- ajustável na traseira. Disco sólido (1.0 L) ou ventilado (1.6 L) de 239 mm de diâmetro com pinça flutuante. Tambor de 180 mm de diâmetro com sapatas autocentrantes e regulagem automática
Capacidades
Peso em ordem de marcha (kg): 905 (1.0 L)/ 942 (1.6 L)
Capacidade de carga (kg): 467 (1.0 L)/ 455 (1.6 L)
Volume do porta-malas – VDA (L): 263
Tanque de combustível (L): 45
Dimensões externas (mm)
Comprimento total: 3.836
Largura total com retrovisor: 1.804
Largura total sem retrovisor: 1.641
Altura em ordem de marcha: 1.420
Distância entre-eixos: 2.452
Bitola dianteira: 1.425
Bitola traseira: 1.391
Altura mínima do solo vazio: 163 (1.0 L)/ 175 (1.6 L)
Dimensões internas (mm)
Espaço para cabeça dianteiro: 1.005
Espaço para pernas dianteiro: 1.042
Espaço para ombros dianteiro: 1.306
Espaço para cabeça traseiro: 972
Espaço para pernas traseiro: 856
Espaço para ombros traseiro: 1.328
Porta-malas (mm)
Altura do piso: 512
Comprimento: 750
Largura: 900/ 1080
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