Lançamentos: Picape Amarok Automática

Lançamentos: Fiat Grand Siena
26/03/2012
Lançamentos: Chevrolet Cruze Hatch
10/04/2012
VW Amarok automática 2012

VW Amarok automática 2012

Amarok_023

Lançamentos: Picape Amarok Automática/ Foto: Divulgação

Modelo que marcou a entrada da VW no segmento de picapes médias ganha câmbio automático de oito marchas e motor mais potente que usa Diesel S-50

Texto: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação
Dia 30 de março, a Volkswagen reuniu a imprensa especializada brasileira em Guarulhos (SP), e apresentou sua picape média VW Amarok 2012  com o câmbio automático de 8 marchas. Segundo divulgado pela VW, as 8 marchas possibilitaram aos engenheiros ampliar a distância entre as relações da primeira e da oitava marchas em relação às transmissões automáticas convencionais.

Amarok - interna1

Graças a esta maior amplitude, o motor TDI trabalha de forma ainda mais eficiente, sempre dentro do regime de rotações ideal, e é mais econômico e ágil. A oitava marcha foi configurada como “overdrive”, para operar com o motor em rotação reduzida sempre que as condições de terreno e aceleração permitirem, economizando combustível. A primeira marcha foi calculada para esforços acima do normal, como no uso off-road, para arrancar com carga em subidas íngremes ou quando o veículo é usado para reboque. Como na versão manual, a Amarok automática e tração 4MOTION dispensam a necessidade de engrenagens de redução.

Amarok_011

O motor passou por modificações, foram feitas atualizações do software de controle e alterações nos turbocompressores. O novo 2.0L biturbo TDI agora entrega 180 cv e torque máximo de 42,8 kgfm (o anterior tinha 163 cv e torque de 40,7 kgfm), assim, a capacidade de reboque aumentou para 2.860 kg. Este propulsor atende as normas da fase L6 do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores) para veículos a diesel. A adequação à nova regulamentação foi obtida com a introdução de um filtro de partículas (DPF – diesel particulate filter), que reduz o nível de emissões de material particulado.

Os motores L6 devem ser alimentados somente com diesel do tipo S-50, disponibilizado nos postos de serviço desde janeiro deste ano. Os proprietários serão orientados no manual do veículo e no bocal do tanque de combustível sobre a necessidade da utilização do combustível.

Amarok_019

De série, a picape média da VW traz airbags frontais e freios ABS, o exclusivo ABS para a função off-road. As versões Highline e Trendline podem contar opcionalmente, com o sistema ESP – Programa Eletrônico de Estabilidade –, Controle Automático de Descida (HDC) e Assistente para Partida em Subida (HSA). O ELD (bloqueio eletrônico do diferencial), que contribui para a estabilidade do veículo, é standard em toda a linha.

Amarok_028

A suspensão dianteira é do tipo independente, com braço duplo transversal e mola helicoidal, o diâmetro da barra estabilizadora é de 28 mm. Na traseira usa eixo rígido e molas de três lâminas, com câmbio manual são cinco lâminas. O preço da VW Amarok com o câmbio automático  para venda é de R$ 135.990. A picape média VW Amarok com câmbio automático de8 marchas só é comercializada na versão topo de linha Highline e já é encontrada nas revendas autorizadas da marca.

autoagora.com.br
autoagora.com.br
O AutoAgora.com.br é um site criado pelo jornalista e radialista Edison Ragassi. Ele trabalha em veículos de comunicação desde 1988. Em 2001 especializou-se no setor automotivo como um todo. Desde a fabricação do veículo até o pós-vendas, incluindo o mercado de reposição independente. O principal objetivo do AutoAgora.com.br é auxiliar o leitor na compra, conservação, manutenção, venda, compartilhamento ou aluguel de um automóvel. Nosso objetivo é levar ao internauta a melhor informação sobre o setor automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *