Dica do IQA para uma direção mais segura sob a chuva

By -

Dentre as recomendações, a primeira delas é: verificar os itens de segurança.  “Os pneus devem estar dentro do limite máximo de desgaste. Pneus ‘carecas’ reduzem a aderência e facilitam a derrapagem”, alerta Sérgio Fabiano, engenheiro e gerente de Serviços Automotivos do IQA. Limpadores de para-brisa, freios, lanternas e faróis também devem apresentar boas condições.

2. Ao dirigir sob a chuva, a recomendação é sempre manter uma distância maior do veículo da frente, utilizar faróis baixos (facilitam a visualização do veículo por outros motoristas) e reduzir a velocidade.

3. Em caso de chuva muito forte ou granizo, o motorista não pode parar na pista em hipótese alguma porque há risco de colisões. “O correto é sempre parar em locais seguros como postos de combustível ou até no acostamento e sinalizar com as luzes e o pisca alerta”, diz.

4. Evitar locais alagados ou inundados porque podem esconder obstáculos e armadilhas. A recomendação é desviar ou esperar a água baixar.

5. Caso o condutor observe que a altura da água não ultrapassa a metade das rodas e decida atravessar, o Instituto recomenda engatar a primeira marcha e manter uma aceleração baixa e constante.

autoagora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *