Pequenos cuidados podem ajudar na vida útil do catalisador

By -

O conversor catalítico, ou catalisador, é um dispositivo instalado no escapamento com a função de transformar substâncias poluentes em gases menos nocivos à atmosfera.

Ele funciona com plena capacidade quando está bem aquecido, por isso, nos veículos mais modernos a peça está colocada bem no centro do motor. Produzido com metais nobres, onde na maioria dos carros ele possui um alto custo.

Para aumentar a vida útil do catalisador é necessário utilizar combustível de excelente qualidade, podendo durar mais de 80.000 quilômetros. Nos veículos onde está instalado próximo ao assoalho, ele pode ser danificado por pedras, lombadas não homologadas, buracos e valetas.

Evite também, entrar em poças de água profundas e andar em alagamentos. Catalisador danificado perde a eficiência, já que seus elementos internos se desfazem e não conseguem mais transformar os gases, roubando a potência do motor. É recomendado que nas revisões do veículo, fique de olho no funcionamento do catalisador para evitar possíveis transtornos futuros.

 

reacoes_catalisador

Imagem Fonte: Umicore

autoagora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *