Por tratar-se de uma máquina desenvolvida para locomoção, desde sua invenção, o automóvel causa admiração. O gênio criativo do ser humano evoluiu o invento e aprimorou sua utilização para inúmeras funções e atividades. Partindo do principio de que tudo que é feito tem que ser mostrado, foi criado o ‘Salão do Automóvel’, que é um local onde os fabricantes de veículos reúnem-se para mostrar ao público seus principais produtos, lançamentos, experiências, e os denominados ‘carros conceitos’.
No Brasil a primeira edição do Salão do Automóvel foi realizada no ano de 1.960.
Confira a seguir os principais destaques da mostra até a 25ª edição em 2008, quando o Salão Internacional do Automóvel passou a figurar no calendário de eventos da OICA (Organização Internacional de Fabricantes de Veículos Automotores).
1960 – Dia 25 de Novembro é inaugurado, o 1º Salão de São Paulo (chamado Salão do Automóvel), no Pavilhão de Exposições do Ibirapuera. O evento reuniu as 12 montadoras existentes na época no país (Willys Overland, DKW-Vemag, General Motors, Ford, FNM, Simca, Volkswagem, Toyota, Romi-Isetta, International Harvester, Scania Vabis e Mercedes Benz). Em exposição, carros como o Aero-Willys, o modelo 61 da Renault Dauphine, o DKW, a Rural Willys, a Kombi e a Chevrolet Amazonas, além do primeiro automóvel experimental, hoje em dia chamado de conceito, fabricado no país: o Saci, construído pela Willys-Overland do Brasil.
1961 – O 2º Salão do Automóvel teve como destaques o Willys Interlagos, primeiro modelo esportivo de concepção totalmente brasileira, Simca Chambord, Centaurus (da Automóveis e Motores Centaurus, de Campinas) e o Volkswagen 1.2.
1962 – Os modelos expostos no 3º Salão do Automóvel celebraram a marca de 97% de nacionalização da fabricação de veículos. Entre os destaques estavam o Aero Willys 2600, a perua Simca Jangada, o esportivo VW Karmann-Guia, o DKW Fissore, o Scania -Vabis L-75. A Toyota mostrou o jipe Bandeirante, a Mercedes-Benz seu primeiro ônibus de turismo (com geladeira e sanitário). A partir deste ano, o evento passou a ser bienal.
1964 – A 4ª edição comemorou a marca de 1 milhão de veículos produzidos no país. A indústria começou a mostrar avanços tecnológicos como a caixa de câmbio com quatro marchas para frente sincronizadas do Aero Willys 2600, a mistura automática óleo-gasolina da DKW-Vemag, a suspensão pneumática para ônibus da linha FNM. Outras novidades foram o Aero-Willys 65, com novo design, a Vemaguet Rio, o Belcar, o esportivo GT-4200 da Brasinca, com motor Chevrolet, e a Veraneio da General Motors.
1966 – No ano que a indústria brasileira de veículos comemorou 10 anos de implementação, acontece a 5º edição do Salão. O evento é marcado pelo lançamento de dois modelos de luxo, o Itamaraty Executivo e o Ford Galaxie, além do esportivo Puma e novidades como os faróis de iodo da Cibié.
1968 – É realizado o 6 ° Salão do Automóvel no Parque do Ibirapuera. A mostra foi marcada pelo lançamento de produtos em uma nova faixa de mercado até então inexplorada, os carros médios. Entre as novidades, a Chrysler lança o seu esportivo GTX, a Ford traz o Corcel e o Galaxie LTD, a GM apresenta seu primeiro automóvel o Opala e a Volkswagen lança o sedan 1.6, de quatro portas, carinhosamente apelidado de Zé do caixão.
1974 – As novidades foram o Passat, o Fusca 1.6, popularmente conhecido como Fuscão, a Caravan, station wagon derivada do Opala, e o ESF-22 da Mercedes-Benz, além do mini Puma (um conceito de carro econômico), e o Itaipu, carro elétrico da Gurgel.
1976 – Comemoração dos 20 anos do inicio das atividades da indústria automobilística nacional. Cresce a crise do petróleo e no 10º Salão do Automóvel, os fabricantes de veículos apresentam a novidade que recebeu elogios de todo o mundo: motores adaptados para uso do álcool. A Fiat participa pela primeira vez do evento com o Fiat 147.
1978 – O 11º Salão do Automóvel acontece quando a indústria comemora a marca dos 2 milhões de carros produzidos no Brasil. A General Motors apresenta uma versão mais sofisticada do Opala o Diplomata, além do Chevete de quatro portas. A VW exibe a Brasília de quatro portas. O Corcel 1.6 (com câmbio de 5 marchas a frente), o Maverick de injeção transistorizada foram as novidades da Ford. A Chrysler mostrou o Dodge Polara com transmissão automática. 1981 – Com muitas novidades, apesar da crise financeira do setor, é aberta a 12ª edição da mostra. A VW apresenta o Gol, Voyage e a Saveiro. A Ford mostra o Del Rey, e a Fiat, a Panorama. É apresentado o protótipo Xef, minicarro da Gurgel.
1983 – A Salão tem uma edição especial chamada Salão do Automóvel a álcool, para apoiar o esforço de implantação do uso desse produto. Entre os destaques estão o VW Santana e o Itaipu E-500, com tração elétrica e autonomia de 80Km.
1984 – A indústria comemora a produção de 15 milhões de automóveis no país. O 13º Salão do Automóvel apresenta protótipos de modelos projetados para o ano 2000, montado com vários equipamentos eletrônicos, o Lean Machine da GM, parecido com uma moto, e o Probe 4, da Ford, mais aerodinâmico e econômico. Outros lançamentos são o VW Santana Tecno II, com tração nas quatro rodas, freios antiblocantes, injeção eletrônica e microprocessadores no controle de combustível, além da linha Fiat Uno.
1986 – É a primeira vez que a indústria brasileira não participa do Salão. Foram importados 59 veículos norte-americanos, japoneses, alemães, ingleses, italianos e franceses. Entre eles, estavam a Ferrari 328, BMW 735 e o Porche 911.
1988 – O 15º Salão de São Paulo tem novidades eletrônicas nos automóveis brasileiros. A Volks mostrou o novo Gol GTI e a GM o Monza, já com injeção eletrônica de combustível e também lançou as vans Bonanza e Veraneio.
3 Comments
Top esse artigo, encontrei por acaso porém me interessou
muito………
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