Avaliação: Audi A3, o duas portas com DNA esportivo

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IMG_4345Equipado com controle de tração e largada, direção eletromecânica, câmbio de duas embreagens e motor turbo de 200 cavalos o A3 Sport é um dos modelos que a Audi comercializa no Brasil
Texto: Edison Ragassi
Fotos: José Nascimento
Com carroceria de duas portas, o hatch A3 Sport é um autentico esportivo, pois é compacto, com viIMG_4337sual agressivo e motor forte.
Em dimensões o pequeno alemão mede 4.238 mm de comprimento, com largura de 1.765 mm, sua altura é de 1.421 mm, para uma distancia entre os eixos de 2.578 mm e peso de 1.330 kg.
O carro é construído com a mais moderna tecnologia. a começar pelo motor. Embaixo do capô, o hatch guarda o potente e premiado propulsor 2.0 FSI turbo. Com 1.984 cm³, ele entrega 200 cv de potência a 5.100 rpm  e torque de 28,57 kgfm a 1.800 rpm. IMG_4265
O câmbio é automático S Tronic de seis velocidades e sistema de dupla embreagem (dual clutch). Ele oferece trocas mais rápidas, além de contribuir para reduzir o consumo de combustível. Uma embreagem trabalha nas mudanças das marchas pares e ré, a outra faz o serviço nas marchas ímpares. Assim, as trocas ocorrem em menos de 0,2 segundo. As mudanças podem ser feitas de maneira automática, manual sequencial na alavanca, ou nas borboletas colocadas ao lado do volante.      
Na dianteira, usa suspensão McPherson com sub-chassis em alumínio e na traseira, o sistema tem quatro braços (four link) e regulagem de rodas independente.IMG_4252
A caixa de direção é do tipo eletromecânica, ela está presa ao sub-chassi dianteiro e tem sensores de torção, os quais ajudam a retomar o caminho em linha reta, depois de contornar uma curva. A unidade de comando do sistema reconhece o esforço feito no volante e aciona um motor elétrico que leva as rodas para a posição desejada.
Ele tem um controle de largada, para acioná-lo posiciona-se a alavanca da transmissão na posição "S", desativa-se o ESP (sistema de controle da estabilidade) e zera o hodômetro parcial. Depois, o motorista aciona o freio com o pé esquerdo e acelera com o direito. Ao ultrapassar os 3.000 rpm, o sistema mantém a rotação estável, mesmo que o acelerador seja acionado até o fim. Depois é só tirar o pé do freio e o carro larga com muito vigor.IMG_4272
Os benefícios destas soluções incorporadas ao A3 Sport são percebidos logo ao acionar o motor. Ele tem um ronco dócil, mas não se engane, pois ao impulsionar o acelerador ele aumenta e muito.
O arranque é forte, do tipo que pressiona o corpo no banco. Muito estável, encara qualquer tipo de curva, sem sustos. Impressiona também o funcionamento do câmbio com duas embreagens. As trocas são macias e precisas, dá até para esquecer que as marchas são mudadas.
Ao centro do painel de instrumentos esta o visor do computador de bordo. Ele oferece um recurso interessante, um mostrador de velocidade digital, o que ajuda a não cometer excessos, principalmente em locais que é necessário andar a 30km/h ou 40kmn/h. IMG_4455
O Audi A3 Sport tem preço sugerido para venda de R$110.000,00. Ele traz de série, teto solar, spoiler traseiro (o mesmo do esportivo S3) e rodas pintadas na cor cinza grafite de aro 17, com pneus 225/45 R17. Detalhes em alumínio nas entradas de ar, interruptores e console central. Os instrumentos têm mostradores pretos e agulhas vermelhas. O sistema de ar-condicionado automático é de 2 zonas, o qual permite que motorista e passageiro escolham temperaturas diferentes. Ainda, piloto automático, volante esportivo em couro multifuncional com shift paddles, air bags frontais e laterais dianteiros, faróis bi-xenon com ajuste automático de altura, assistente de partida na subida, sistema de som Audi Music Interface, Rádio Concert e Bluetooth para o celular, entre outros equipamentos.

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Ficha técnica Audi A3 Sport
Motor: dianteiro, transversal,
Número de cilindros: quatro em linha,
Número de válvulas: 16 
Cilindrada: 1.984 cm³
Potência: 200 cv a 5.100 rpm
Torque: 28,57 kgfm a 1.800 rpm
Combustível: Gasolina
Direção: eletromecânica
Câmbio: automático S tronic de seis velocidades
Suspensão
Dianteira: McPherson com subchassis de alumínio
Traseira: Four link, com regulagem de rodas independente
Freios: A disco nas quatro rodas, com ABS (antitravamento) e ESP (programa eletrônico de estabilidade)
Dimensões
Comprimento: 4.238 mm
Largura: 1.765 mm
Altura: 1.421 mm
Entre eixos: 2.578 mm
Capacidade do tanque de combustível: 55 litros
Capacidade do porta-malas: 350 litros
Custos de manutenção
Amortecedores dianteiros: 1.173,02- Cada
Serviço: R$ 126,00
Amortecedores traseiros: 1.129,55 Cada
Serviço: R$ 126,00
Discos de freios dianteiros: R$ 632,87-Cada
Jogo de pastilhas dianteiras: R$ 637,97
Serviço: R$ 126,00- Inclui troca de discos e pastilhas
Discos de freios traseiros: R$ 411,23- Cada
Jogo de pastilhas traseiras: R$ 465,35
Serviço: R$ 126,00- Inclui troca de discos e pastilhas
Óleo: R$ 65,00- Cada litro
Serviço: R$ 90,00
Filtro de óleo: R$ 86,80
Serviço: –
Filtro de ar: R$ 77,00
Serviço: –
Filtro de combustível: R$ 190,23   
Serviço: R$ 54,00
Filtro anti-polén: R$ 96,79
Serviço: R$ 54,00
Velas: R$334,31 -Cada
Serviço: R$ 126,00
Colaboraram:
Audi Brasil Distribuidora de Veículos Ltda e Concessionária Caraigá Audi- Morumbi

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