Avaliação: A3 sedã 1.4 Flex fabricado no Brasil

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DSC04441Sedã médio da Audi fabricado no Brasil mantém a qualidade do importado. O propulsor turbo Flex ficou bem calibrado e mostra ótimo desempenho

Por: Edison Ragassi/ Fotos: AA Imagem

Em novembro do ano passado, a Audi deixou de ser só importadora de veículos e passou a produzir na fábrica de São José dos Pinhais (PR). O modelo escolhido para iniciar a nacionalização da marca alemã foi o A3 Sedan 1.4 TFSI Flex. Comparado com o importado, foi atualizado e recebeu mais equipamentos.

DSC04446No visual, a dianteira tem uma grande grade com as quatro argolas, símbolo da marca, em destaque, a placa aparece logo abaixo. O para-choque tem entradas de ar nas laterais. Os faróis embutidos avançam para os para-lamas.

DSC04484As laterais têm área envidraçada grande e vincos acima das maçanetas que cortam o carro de ponta a ponta. Os vincos também aparecem na parte inferior das portas.

DSC04457A traseira tem o vidro inclinado, a ponta da tampa ressaltada para formar um aerofólio, lanternas que invadem a tampa, no centro as quatro argolas, para-choques com refletores e ponteira do escapamento com duas saídas.

DSC04721O interior utiliza quadro de instrumentos com grandes conta-giros e velocímetro analógico, no centro as informações digitais do computador de bordo, inclusive com a opção de velocídade digital e volante com comandos nas duas extremidades. As saídas de ar são redondas, no centro a tela do sistema multimídia escamoteável.

DSC04662O propulsor é o 1.4 TFSI com turbo e injeção direta de combustível, o qual recebeu sistema que aceita etanol, gasolina ou a mistura dos dois em qualquer proporção. Ele entrega tanto com álcool como gasolina potência de150 cv entre 4.500 e 5.500 rpm e torque de 25,49 kgfm entre 1.500 e 5.500 rpm.

DSC04727O câmbio é automático Tiptronic de 6 velocidades, com a possibilidade de trocas de marchas manual na alavanca seletora ou nas aletas (shift paddles) atrás do volante.

A suspensão dianteira é independente tipo McPherson, na traseira eixo de torção, os freios são a discos nas quatro rodas.

Impressões ao dirigir

DSC04418A Audi tem tradição de fabricar veículos que privilegiam a esportividade, sem abrir mão do conforto para os ocupantes. No A3 Sedan 1.4 TFSI Flex feito no Brasil, ela manteve esta tradição.

DSC04636Ao entrar no carro percebe-se que se trata de um esportivo, pois o banco é baixo igual aos dos carros de competição. Acomoda o motorista de maneira confortável, os ajustes são simples para encontrar o posicionamento coreto de dirigir.

DSC04646Depois de acionar o botão de Start uma pequena parcela do ronco do motor invade a cabine, chamando o motorista para acelerar. Não precisa aplicar muita força no pedal do acelerador para tirar o carro da inércia, um leve toque é suficiente e ele arranca forte.

DSC04474Desenvolve velocidade rapidamente, as marchas são trocadas sem trancos, o motorista esquece que o carro tem câmbio.  Abastecido com etanol, a média de consumo mostrada pelo computador de bordo foi de 7,5 km/litro na cidade e 10,5 km/l na rodovia, velocidade média de 110 km/h com o ar-condicionado ligado.

DSC04441Construir o veículo com características de esportivo para rodar nas ruas e rodovias da Europa é fácil.  Difícil é encontrar um bom ajuste na suspensão que mantenha as características de esportividade, no caso mais dura, e também mais mole, ou seja, confortável para ultrapassar buracos, valetas, lombadas e tantas outras imperfeições do asfalto. A Audi conseguiu.

DSC04459Apesar de utilizar eixo de torção na traseira (o A3 2.0L usa sistema independente na parte de trás), ele é muito estável. Talvez em velocidades acima de 150 km/h, o que não é permitido em nossas rodovias, o motorista sinta algum desconforto ao entrar em uma curva mais fechada, o que pode ser compensado pelo sistema eletrônico de estabilidade.

Em situações normais, velocidade máxima de 120 km/h elas atendem bem as necessidades. Todos os sistemas de conforto e segurança, como o controlador de velocidade adaptativo, o qual você programa a velocidade e distância do veículo que vai a frente, depois só tem o trabalho de controlar o volante, pois o carro diminui e aumenta a velocidade sozinho, e o sistema que manobra o sedã para estacionar, funcionam com muita precisão.

Um carro que anda rápido tem que parar mais rápido ainda, sem oferecer risco aos ocupantes. Neste quesito o A3 Sedan 1.4 TSI Flex é muito confiável, não prega sustos. A Audi acertou muito bem o carro para as condições encontradas no Brasil.

Preços e versões

DSC04477A versão de entrada do Audi Sedan 1.4 TSI Flex é a Attraction, tem preço sugerido de 106.990. Traz de série 7 air bags (frontais e laterais na dianteira, de cortina e para proteção dos joelhos do motorista), ESP (controle eletrônico de estabilidade), ar-condicionado, direção eletromecânica, faróis bi-xenônio com ajuste automático de altura e lavadores, lanternas de LEDs, sensor de estacionamento traseiro, bancos dianteiros com ajuste de altura, volante de quatro raios e alavanca de câmbio revestidos de couro, vidros laterais e traseiro com isolamento térmico. Sistema start-stop o qual desliga o motor quando o carro é imobilizado, como nos semáforos e congestionamentos, sistema de som MMI com alto-falantes, computador de bordo e conexão Bluetooth. Freio de estacionamento com acionamento elétrico e as rodas são de alumínio 16 polegadas.

DSC04708Com acabamento Ambiente o custo é de R$117.990, além dos itens da opção Attraction tem a mais os sensores de luz e chuva e o volante multifuncional, também com acabamento de couro, com comandos para trocas de marchas (shift paddles). O para-brisa traz uma faixa superior cinza para reduzir a incidência dos raios solares. As rodas de alumínio, com cinco raios são de 17 polegadas.

Entre os opcionais a Audi oferece o rádio MMI plus com sistema de navegação (R$ 14.000).

Pacote Design que inclui bancos de couro sintético, diversos porta-objetos e teto solar panorâmico Open Sky (R$ 14.000)

Pacote Assistance, para o Controle de cruzeiro, sensor de estacionamento traseiro e dianteiro com câmera de ré (R$10.500).

Pacote Assistance Plus com Active Lane Assist, assistente para luz alta, Auto park com câmera de ré (realiza manobras de estacionamento), controle de cruzeiro adaptativo com Pre Sense Front, computador de bordo com display colorido e Keyless-go (R$ 20.000).

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Colaboraram: Audi do Brasil e concessionária Audi Caraiga- Morumbi

Ficha técnica

Audi A3 Sedan Ambiente

Motor: 1.4 Turbo FSI Flex

Tipo: 4 cilindros em linha, transversal

Cilindrada: 1.395 cm³

Injeção de combustível: Direta na câmara de combustão

Potência: 150 cv (E/G) entre 4.500 e 5.500 rpm

Torque: 25,49 kgfm (E/G) entre 1.500 e 5.500 rpm

Tração: dianteira

Transmissão: Tiptronic, 6 velocidades

Suspensões

Dianteira: Independente McPherson

Traseira: Eixo de torção

Freios

Dianteiros e traseiros: A disco

Rodas: 17” 7,5J

Pneus: 225/45 R17

Dimensões

Comprimento: 4.456 mm

Largura: 1.796 mm

Altura: 1.416 mm

Distância entre eixos: 2.637 mm

Capacidades

Porta-malas: 425 litros

Tanque de combustível: 50 litros

Custos de peças e serviços

Custos de peças e serviços Audi A3 Sedan 1.4 Flex

Amortecedor dianteiro: 1.253,83- cada

Serviço: R$ 972,00- 2 lados juntos

Lado esquerdo. R$ 540,00

Lado direito R$ 702,00

Amortecedor traseiro: 1.095,37- cada

Serviço: R$ 540,00- o par/ um lado R$ 324,00

Disco de freio dianteiro: R$ 795,48- cada

Serviço: R$ 189,00- par/ um lado R$ 135,00

Jogo de pastilhas dianteira: R$ 1.054,03

Serviço: R$ 189,00- jogo

Disco de freio traseiro: R$ 691,32 – cada

Serviço: R$ 324,00- par/ um lado R$ 270,00

Jogo de pastilhas traseiras: R$ 718,48

Serviço: R$ 324,00- jogo

Óleo / litro: R$ 87,52

Serviço: R$ 189,00

Filtro de óleo: R$ 78,07

Serviço: R$ 54,00

Filtro de ar: R$ 187,62

Serviço: R$ 54,00

Filtro anti-polén: R$ 191,08

Serviço: R$ 81,00

Vela: 155,88- cada

Serviço: R$ 189,00- jogo

 

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