Avaliação: J3 Turin S

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Sedã chinês Jac J3 Turin S com motor 1.5L oferece visual moderno, conforto aos ocupantes, porta-malas de 490 litros e desempenho compatível para o porte do modelo

Texto: Edison Ragassi/ Fotos: AA Imagem

Em abril de 2014 a chinesa Jac Motors passou a comercializar no Brasil o J3Turin S Jet Flex. O carro recebeu visual esportivo, faixas laterais decorativas e rodas com desenhos exclusivos para a versão.

DSC03973Tem comprimento de 4.155 mm, para uma distância entre os eixos de 2.400 mm. Sua largura e de 1.650 mm e altura de 1.465 mm.

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DSC03951O porta-malas recebe até 490 litros, sem rebater os bancos e o tanque de combustível tem capacidade para 48 litros.

DSC03983No interior, costura no volante, bancos, coifa do câmbio e a iluminação do painel em cor vermelha, pedais e soleiras em alumínio.

DSC04030O J3S Turin utiliza motor 1.5L que entrega potência de 125 cv (G)/127cv (E) a 6.000 rpm. O torque é de 15,5kgfm (G)/15,7kgfm (E) a 4.000 rpm. Este propulsor usa comando VVT (Variable Valve Timing- Comando Variável de Válvulas).

IMG_6648No propulsor, o sistema de auxilio para a partida a frio não tem tanquinho de gasolina. A flauta de alimentação do sistema de injeção de combustível, comparada ao movido a gasolina é maior e mais alta, isso para acomodar os bicos injetores que são pré-aquecidos quando abastecido com etanol, eles trabalham em conjunto com a nova central eletrônica.

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O câmbio é manual de 5 velocidades e os pneus 185/60 R15, as rodas são em liga de alumínio 15 polegadas.

Na dianteira suspensão independente, tipo McPherson com molas helicoidais, a traseira é independente Dual Link. Os freios dianteiros são a discos ventilados, os traseiros a tambor com sapatas auto-ajustáveis.

Na oficina

AutoAgora levou o sedã esportivo da Jac Motors até a Mecânica Opcar, oficina localizada na rua Sava, 45, Moinho Velho, Zona Sul de São Paulo. Odair Sapucaia Batista, conhecido como Ney, avaliou as condições de reparabilidade do modelo.

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“No cofre o espaço é bom, permite acesso fácil aos principais itens que necessitam manutenção, não há necessidade de ferramentas especificas do carro para substituir velas, correias, filtros de ar e combustível. Caso seja necessário retirar o coletor de admissão, ou o escapamento, os parafusos são todos torque”, avalia.

DSC04046E complementa, “o sistema de arrefecimento não tem o reservatório de expansão, por isso a tampa do radiador deve ser verificada nas revisões, caso seja necessário trocá-la ficar atento à especificação. Ele utiliza corrente sincronizadora, e é bem simples para trabalhar”.

IMG_6638Ney também não encontrou dificuldades ao analisar as suspensões, como se trata de sistema independente na traseira é necessário o alinhamento.

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Os freios também não geram dificuldades, porém ele avisa que é necessário ter atenção com o fluido de freio, “caso aconteça de baixar o nível do fluido, ele não pode ser completado, pois atua também na embreagem hidráulica, o processo correto é o de avaliar todo o sistema, certificar-se de que não há vazamento e depois substituí-lo”.

Impressões ao dirigir

DSC03947O J3S Turin é um sedã compacto com muitas qualidades. A começar com o espaço, tanto para o motorista como passageiros, inclusive do banco traseiro.

DSC04007Painel de instrumentos com boa visualização, porém um pouco escuro, conta-giros, velocímetro, marcador de temperatura e combustível mecânico. No centro display digital com as informações do odometro.

DSC03994A potência e torque do propulsor 1.5 atendem as necessidades de um veículo deste porte. Tem bom arranque, desenvolve velocidade facilmente, sem ter que pisar muito no acelerador. O câmbio é preciso os engates são fáceis e sem ruídos.

DSC03939Enfrenta facilmente as subidas, mesmo com o ar-condicionado ligado. E na rodovia, mantém velocidade constante de 110 km/h sem aquela sensação de forçar o motor.

A versão esportiva do J3 está bem acertada, entrega conforto e performance.

Preços e equipamentos

DSC03933O J3 Turin S traz de série, direção hidráulica, ar-condicionado, CD MP3 player com USB, sensor de estacionamento, volante revestido em couro e comandos multi-função, regulagem de altura, porta-revistas, porta-copos, chave canivete com destravamento remoto das portas, alarme anti-furto, bancos em Black Fabric, ajuste do apoio de cabeça, tomada de 12 volts, luz de leitura, entre outros itens. O preço sugerido é de R$ 44.490 com garantia de 6 anos.

Colaboraram: Jac Motors e Mecânica Opcar

Ficha técnica

Jac J3 Turin S

Motor

Posição: Dianteiro, transversal

Cilindrada: 1.499 cm³

Número de cilindros: 4

Número de válvulas: 16

Potência: 125 cv (G)/ 127 cv (E) a 6.000 rpm

Torque: 15,5kgfm (G)/15,7kgfm (E) a 4.000 rpm

Transmissão: Manual, 5 marchas

Tração: Dianteira

Direção: Assistência hidráulica

Suspensão

Dianteira: Independente, tipo McPherson com molas helicoidais e barra estabilizadora Traseira: Independente, tipo Dual Link com molas helicoidais

Freios

Dianteiros: Dianteiro a disco ventilado

Traseiros: Tambor com sapatas auto-ajustáveis

Dimensões

Comprimento: 4.155 mm

Distância entre-eixos: 2.400 mm

Largura: 1.650 mm

Altura: 1.465 mm

Capacidades

Tanque de combustível: 48 litros

Porta-malas: 490 litros

*Custos de peças

Farol dianteiro direito: R$ 957,80

Retrovisor externo direito: R$ 525,75

Pára-choque dianteiro: R$ 1.083,57

Lanterna traseira direita: R$ 482,10

Jogo de amortecedores: R$ 1.610,86

Pastilhas de freios dianteiro: R$ 286,39

Filtro de ar: R$ 61,73

Filtro de óleo: R$ 46,44

Filtro de combustível: R$ 38,63

Filtro de ar do evaporador: R$ 257,62

*Divulgado pela Jac Motors

 

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