Avaliação: Jac J6: Simplicidade oriental

By -

Veículo familiar da fabricante chinesa Jac Motors tem um bom pacote de equipamentos, sua construção é simples e de fácil manutenção
Texto: Edison Ragassi
Fotos: José Nascimento
Em agosto de 2010, a chinesa Jac Motors lançou no Brasil o monovolume J6. Seguindo a linha dos outros modelos da marca (J3 e J3 Turin), ele passou por alterações com objetivo de adequar-s e as condições do país.
IMG_8477[6]

Feito para ser um veiculo familiar, o J6 tem 4550 mm de comprimento, largura de 1775 mm, altura de1660 mm e distância entre os eixos de 2710 mm.

IMG_8395[6] O porta-malas tem capacidadevolumétrica de 720 litros, ao rebater os bancos chega a 2200 litros e a versão de 7 lugares (só comercializada no Brasil) ainda oferece 198 litros com todos os assentos em posição de uso.

IMG_8412[4]O familiar chinês é equipado com: trio elétrico, sistema de som, ar-condicionado digital, air bag duplo, pneus 205/55 aro 16”.
Na oficina
Para conhecer esta novidade oriental, eu levei o carro até os profissionais que formam o grupo ROMAT (Rede de Oficinas Mecânicas do Alto Tietê
http://gruporomat.blogspot.com/).  EsteGrupo é composto por 12 oficinas, elas estão localizadas nas cidades de Itaquaquecetuba, Poá, Suzano, Ferraz de Vasconcelos e no bairro Itaim Paulista.
IMG_8318[6]
Além de reunirem-se para trocar conhecimentos, organizam anualmente em uma das cidades o Pit Stop gratuito. A intenção é de conscientizar os motoristas sobre a importância da manutenção preventiva nos veículos. Eles avaliaram o J6 e opinaram sobre as condições de reparabilidade do modelo.         
IMG_8265[4]
A versão brasileira do J6 é equipada com um propulsor movido a gasolina 2.0L DOHC 16V (na China é comercializado com motor 1.8L). Ele entrega potência de 136 cv a 5.500 rpm e torque máximo de 19,1 kgfm, o qual é atingido a 4.000 rpm.
Segundo Francisco Severiano Alves, da Mecânica Chiquinho, é simples para reparar e realizar manutenção. “É um bom motor, não apresenta dificuldades é só seguir o passo a passo, ele é mais prático do que o de alguns carros fabricados aqui”, avalia o reparador que trabalha no setor há 27 anos e tem a oficina localizada em Itaquaquecetuba (SP).
IMG_8268[4]
Quando se trata de um veículo novo, procura-se referencias que dão o norte na solução dos problemas. “A construção deste motor é semelhante a do Zetec 16 válvulas, ele é de simples manutenção e também não exige ferramentas especiais, como usa bobina nas velas, o reparador precisa ficar atento, já que a falha da bobina é igual a da vela e isso pode confundir”, comenta Carlos Ignácio, da Carlão Autocar de Ferraz de Vasconcelos (SP), ele trabalha na reparação de veículos há 30 anos.

IMG_8269[4]O fato de ser um motor com 16 válvulas as vezes complica quando é preciso substituir a correia sincronizadora, mas no propulsor do J6 isso é diferente. “A marcação da correia esta na tampa de válvulas é só seguir esta marcação que o trabalho fica fácil”, afirma Alex Fabiano de Moraes, que é diretor da Show Motors estabelecida em Ferraz de Vasconcelos (SP) e trabalha há 18 anos como reparador.

IMG_8279[6]Outros itens como filtros, correias, bomba de combustível, também são fáceis de identificar, ajuda o fato de ter um amplo cofre do motor.    
IMG_8231[4]
O monovolume chinês usa suspensão independente nas quatro rodas, sistema McPherson na parte dianteira e Dual Link na traseira. Com 15 anos de atuação no setor, Sidnei Almeida dos Santos, diretor da Nova Auto, localizada em Poá (SP), avalia que, “os amortecedores e molas, assim como a fixação são comuns, o reparador esta acostumado com estes sistemas, mas na parte traseira é preciso verificar periodicamente as buchas, pois com o tempo elas sofrem desgaste e precisam ser substituidas”.
IMG_8410[4]O câmbio é manual de cinco marchas, e já foi avisado no lançamento que, pelo menos por enquanto não terá opção automática, mas a Jac já testa este tipo de transmissão e deve ser usada no futuro.
IMG_8212[5]IMG_8220[5]

Os freios são a disco nas quatro rodas com ABS e sistema EBD, neste caso os reparadores do ROMAT aconselham cuidado na troca das pastilhas, que deve ser usado em qualquer carro com ABS, ou seja, o óleo do embolo da pinça não pode retornar para o corpo do ABS, caso isso ocorra causa danos no sistema.

IMG_8279[6]IMG_8243[6]Participaram ainda desta avaliação, João Severino (JS Serviços Automotivos- Ferraz de Vasconcelos), Gilson da Cruz Luz (Mecânica Gils Car- Itaquaquecetuba), Francisco Chagas do Carmo (Francar- Ferraz de Vasconcelos) e Marcos Angelo Figueiro Perini (High Torque- Poá). E todos concordaram que o carro chinês não esconde segredos, sua manutenção é fácil e rápida.
IMG_8408[6]
Confortável, volante de boa empunhadura, os instrumentos são de fácil visualização. Para um carro deste porte tem bom arranque, o câmbio é macil e de engates precisos.
IMG_8427[4]
No anda e para do trânsito responde bem e na rodovia desenvolve velocidade de maneira rápida. As retomadas de velocidade são boas em linha reta, mas ao enfrentar uma subida a sensação é de que o propulsor poderia ter mais potência.
Seu preço sugerido para venda na versão de cinco lugares é de R$ 56.900, enquanto que o J6 Diamond (7 lugares) sai por R$ 59.800.
Colaboraram: Jac Motors e ROMAT (Rede de Oficinas Mecânicas do Alto Tietê).
Ficha técnica
Modelo J6 Diamond
Motor
2.0 DOHC 16V
Tipo de motor: 4 cilindros em linha
Deslocamento volumétrico: 1997 cm³
Comando de válvulas: DOHC 16V
Taxa de compressão: 10:1
Potência máxima: 136 cv a 5500 rpm
Torque máximo: 19,1 kgfm a 4000 rpm
Transmissão
Manual de 5 Velocidades
Suspensão dianteira
Independente, tipo McPherson com molas helicoidais e barra estabilizadora
Suspensão traseira
Independente, tipo Dual Link com molas helicoidais
Freios
Dianteiro a disco ventilado e traseiro a disco sólido com ABS e EBD
Pneus
205/55 R16
Rodas
Em liga de alumínio 16″
Custos de peças e serviços*
Amortecedores dianteiros: R$ 189,00 (cada)
Serviço: R$ 130,00
Amortecedores traseiros: R$ 188,28 (cada)
Serviço: R$ 130,00
Discos de freios dianteiros: R$ 224,40
Serviço: R$ 91,00
Discos de freios traseiros: R$ 264,00
Serviço: R$ 104,00
Óleo/ litro: R$ 19,10
Serviço: R$ 65,00
Filtro de óleo: R$ 17,00
Serviço: R$ 26,00
Filtro de ar: R$ 24,00
Serviço: R$ 32,50
Filtro de combustível: R$ 14,40
Serviço: R$ 52,00
Filtro anti-polén: R$ 51,60
Serviço: R$ 39,00
Velas: R$ 17,00 (cada)
Serviço: R$ 78,00
*Os custos das peças são para a venda no balcão, a Jac oferece aos proprietários de veículos da marca pacotes onde estes itens são comercializados com um valor menor

autoagora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *