Avaliação: VW Gol Highline 1.6L

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DSC05146Modelo topo de linha do hatch compacto é bem equipado, confortável ao dirigir, fácil de reparar e com preços de peças competitivos

Por: Edison Ragassi/ Fotos: AA

Entre as várias configurações disponíveis no mercado, a VW oferece o hatch compacto Gol na opção topo de linha Highline.

DSC05130A dianteira tem faróis duplos com máscara escurecida, luzes de neblina na parte inferior do para-choque.

DSC05241Nas laterais, lâmpadas repetidoras nos retrovisores, friso metálico inferior nas quatro portas e rodas de liga leve aro de 15 polegadas (Design Gobi) com pneus 195/55 R15.

DSC05123Na traseira, aerofólio no teto, vinco na parte inferior da tampa do porta-malas, para-choque na cor do carro e uma faixa preta com refletores nas duas extremidades completam o conjunto.

DSC05195Em dimensões, ele tem comprimento de 3.895 mm, distância entre os eixos de 2.465 mm, com largura de 1.898 mm e altura de 1.463 mm. No compartimento de cargas a capacidades é de 285 litros.

DSC05175A parte interior tem painel com as saídas de ar redondas. Mostradores grandes e no centro, tela retangular que mostra as funções do computador de bordo.

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Pelo equipamento o motorista visualiza o consumo médio, instantâneo, velocímetro digital, indicador de mudança de marchas, odometro parcial e total, entre outros.

DSC05230O volante é multifuncional, nos comandos colocados nas extremidades é possível aumentar, diminuir o som, mudar a estação de rádio, atender ou rejeitar chamadas telefônicas do aparelho conectado por Bluetooth e acessar o computador de bordo.

DSC05211Ele é equipado com motor 1.6L Total Flex de 101cv (G)/ 104 cv (E) a 5.250 rpm e torque de 15,4 kgfm (G) / 15,6 kgfm (E) a 2.500 rpm, o câmbio pode ser manual de cinco velocidades ou automatizado I-Motion.

DSC05096A suspensão dianteira é independente, tipo McPherson com barra estabilizadora e molas helicoidais. Na parte traseira o eixo é rígido, semi-independente com molas helicoidais.

Os freios dianteiros utilizam discos ventilados e tambores traseiros.

Impressões ao dirigir

A primeira sensação ao entrar no Gol é de ter o carro na mão. Os ajustes de banco e volante oferecem posição confortável, que permite visualização total do painel, os retrovisores são de boa visualização.

DSC05180Já o propulsor 1.6L é esperto, faz o carro sair da inércia de maneira rápida. Desenvolve velocidade facilmente.

DSC05192Em condições urbanas, velocidade média de 50 km/h, em quinta marcha, o giro do motor mantém-se em 1.500 rpm. O consumo médio mostrado pelo computador de bordo, abastecido com etanol chega a 7,5 km/L.

DSC05158Na rodovia, velocidade média de 110 km/h, o giro vai a 2.500 rpm. Nestas condições, o consumo chegou a 11 km/L, utilizando o combustível vegetal.

A calibragem das suspensões está bem acertada para as duas situações de uso. Passa fácil por lombadas, valetas, imperfeições do asfalto, sem desconforto para os ocupantes e é bem estável ao enfrentar as curvas de uma rodovia.

Na oficina

Edson Roberto de Ávila, conhecido como Mingau, diretor da Mingau Automobilística, localizada em Suzano (SP), avaliou para o AutoAgora, as condições de reparação oferecidas pelo VW Gol.

DSC05116Ele fala que é um carro fácil para realizar os serviços. “O Gol tem as suas particularidades, é um carro conhecido no mercado, que evoluiu durante os anos. Atualmente quem for realizar serviços neste modelo precisa ter o equipamento de diagnose atualizado, pois ele ganhou tecnologia”, fala ele.

DSC05227Esta observação acontece porque em 2012 a VW mudou a arquitetura eletrônica do Gol. Isso permitiu a inclusão do Comfort Blinker (com um leve toque indica a direção sem acionar a alavanca de seta), do ESS (Emergency Stop Signal ou Sinal de Frenagem de Emergência), ao pressionar o pedal do freio de forma acentuada, aciona as luzes traseiras de maneira intermitente. Ao parar, as luzes de freio deixam de piscar e é acionado o pisca-alerta. Além disso, ampliou as informações fornecidas no computador de bordo. E foi adicionado um servo-freio de diâmetro maior (10 polegadas).

DSC05061Segundo Mingau, “em uma revisão que seja necessária a substituição das velas, discos, pastilhas, lonas, amortecedores e molas, o tempo médio para realizar o serviço será de quatro horas”.

Equipamentos de série e preço sugerido

DSC05231A versão Highline do VW Gol tem preço sugerido de R$ 53.790 com carroceria quatro portas. Ela traz, alerta sonoro de faróis acesos, freios ABS/ EBD, keyless (sistema de alarme com comando remoto), 4 alto-falantes e 2 tweeters, antena no teto, ar-condicionado, banco do motorista com ajuste de altura, chave tipo canivete, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade. A direção tem assistência hidráulica, os espelhos são elétricos e função tilt-down no lado do passageiro.

DSC05167Vem ainda com park pilot (sensor de estacionamento traseiro), pedaleiras esportivas, vidros dianteiros e traseiros elétricos. O sistema de som tem rádio AM/FM, CD-Player, Bluetooth, MP3 player e entradas USB e aux-in.

Lançado em 1.980, o VW Gol figurou durante 27 anos seguidos como o carro mais vendido do Brasil.

Colaborou: Volkswagen do Brasil e Concessionária VW Green Automóveis- Nações Unidas

Ficha técnica

VW Gol1.6L Highline

Motor

Disposição: Dianteiro transversal

Número de cilindros: 4 em linha

Número de válvulas: 8

Cilindrada: 1.598 cm³

Potência: 104cv (E) / 101cv (G) a 5.250rpm

Torque: 15,6kgfm (E) / 15,4kgfm (G) a 2.500rpm

Alimentação: Injeção multiponto

Transmissão

Tipo: Manual, 5 marchas

Tração: Dianteira

Direção: Assistência hidráulica

Suspensões

Dianteira: Independente, McPherson com barra estabilizadora e molas helicoidais

Traseira: Eixo rígido, semi-independente e molas helicoidais

Freios

Dianteiro: Disco ventilado

Traseiro: Tambor

Rodas/ Pneus

Rodas: 6J x 15 liga leve

Pneus: 195/55 R15

Dimensões/ Capacidades

Comprimento: 3.895 mm

Distância entre eixos: 2.465 mm

Largura: 1.898 mm

Altura: 1.463 mm

Porta-malas: 285 litros

Tanque de combustível: 55 litros

Custos de peças

Gol 1.6L High Line 2016

Amortecedor dianteiro: R$ 284,97- cada lado

Amortecedor traseiro: R$ 216,00- cada lado

Disco de freio dianteiro: R$ 283,50 cada lado

Jogo de pastilhas dianteiras: R$ 240,04

Lonas traseiras: R$ 253,30- jogo

Óleo (Castrol Magnatec 5W-40- VW508 88): R$ 44,00- cada litro

Filtro de óleo: R$ 35,76

Filtro de ar: R$ 32,64

Filtro de combustível: R$ 30,45

Filtro anti-polén: R$ 30,45

Vela: R$ 131,20- jogo

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