Comparativo: Chevrolet Cobalt/Fiat Siena

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A Chevrolet passou a comercializar seu novo sedã compacto equipado com motor 1.4L, ele chega para encarar um carro consagrado da Fiat, o Siena
Por: Edison Ragassi
Fotos: Estúdio Prána/ José Nascimento
Dia 03 de novembro, quando a General Motors comemorou 100 anos da marca Chevrolet, também mostrou para a imprensa especializada brasileira o novo Cobalt.

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O carro é um sedã compacto com comprimento de 4.479 mm, 1.735 mm de largura, para uma distância entre-eixos de 2.620 mm. No compartimento de bagagem traseiro, a capacidade é de 563 litros.

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O novo Chevrolet chega ao mercado para disputar espaço com outro compacto de muito sucesso em vendas, o Fiat Siena. Modelo integrante da família Palio (deve mudar no inicio de 2012), tem comprimento de 4.155,5 mm, largura é de 1.639 mm, a distancia entre os eixos é de 2.374 mm. No porta-malas, a capacidade volumétrica é de 500 litros.
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Uma novidade implantada pela Chevrolet em um carro deste porte é o painel. Na área de instrumentos ele tem o velocímetro digital e o conta-giros analógico. Também digital o marcador de combustível e as informações do computador de bordo.

Já o carro da Fiat usa velocímetro e hodometro analógicos, e as informações do marcador de combustível e computador de bordo são digitais.

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No Cobalt a Chevrolet usa o propulsor 1.4 Econo.Flex VHCE (Very High Compression), o qual teve a calibração aprimorada para partida a frio. Ele entrega potência máxima de 102 cv (E) e 97 cv (G) a 6.200 rpm. O torque é de 13,0 kgfm (E)/ 12,8 kgfm (G) a 3.200 rpm.

O Siena tem o tradicional propulsor Fire 1.4L Flex de 85 cv (G)/ 86 cv (E) a 5.750 rpm e o torque de 12,4 kgfm (G )/ 12,5 kgfm (A) a 3.500 rpm. A fabricante de Betim, ainda oferece o sedã com propulsor 1.0L Flex, 1.4L Flex, 1.4L Flex Tetrafuel(com kit gás) e 1.6L 16V E.TorQ.

O sistema de suspensão dianteira do Cobalt é independente do tipo McPherson com braço de controle ligado a haste tensora, molas helicoidais, amortecedores pressurizados e barra estabilizadora.

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Na traseira, semi independente, com eixo torção, barra estabilizadora soldada no eixo traseiro, molas helicoidais e amortecedores pressurizados.

No Siena a dianteira tem suspensão McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais, amortecedores hidráulicos, telescópicos de duplo efeito e molas helicoidais. Enquanto que a traseira tem rodas independentes, eixo de torção e barra estabilizadora e o mesmo tipo de molas e amortecedores usados na frente.

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No carro da Chevrolet os freios são a discos ventilados dianteiros (240 x 20-sem ABS) e tambor traseiro. Enquanto que no veículo da Fiat os discos ventilados dianteiros tem 240 mm de espessura, também usa tambor na traseira.

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A versão de entrada do Chevrolet Cobalt é a LS, e vem com ar-condicionado, direção hidráulica e trava elétrica, protetor de cárter, banco do motorista com regulagem em altura, banco traseiro bipartido 60/40 e rebatíveis, rodas de aço com calotas integrais de 15” e pneus 195/65 R15, seu preço sugerido para venda é de R$ 39.980. A opção intermediária, LT usa grade cromada, entre os equipamentos estão os vidros elétricos dianteiros freios ABS e air bag, seu custo é de R$ 43.780. E a topo de linha, LTZ sai da fábrica com faróis de neblina, sistema de som, computador de bordo e vidro elétrico traseiro ao custo de R$ 45.980.

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O Siena EL 1.4 Flex tem preço sugerido para venda de R$35.860. Ele vem com: alertas de limite de velocidade e manutenção programada, brake light, calotas integrais, comando interno de abertura do porta-malas e da tampa do tanque de combustível, computador de bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso), desembaçador do vidro traseiro, direção hidráulica, maçanetas, retrovisores externos e para-choques na cor do veículo, previsão para som (fiação + cabo para antena), rodas de aço estampado 5.5 x 14″, pneus 185/65 R14 e volante com regulagem de altura. Com ar-condicionado, trava automática das portas e vidros elétricos dianteiros e traseiros o custo é de R$ 40.967.

Ao adicionar as rodas de liga leve 5,5 x 14”, pneus 185/65R14 e faróis de neblina vai a R$42.434. Na lista de opcionais figuram o sistema de som, sensores de estacionamento, air bag, ABS, entre outros.

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A chegada do Cobalt e a expectativa em torno do lançamento do Novo Siena, indicam que em 2012 o segmento dos sedãs compactos será bem agitado.
Colaboraram: General Motors do Brasil, Fiat Automóveis, Concessionária Fiat Itavema Itália- Moema e Concessionária Aba Motors- Higienópolis.

Custos de peças e serviços Chevrolet Cobalt
Amortecedores dianteiros: R$165,00- cada
Serviço: R$ 129,00
Amortecedores traseiros: R$160,00 cada
Serviço: R$ 43,00
Discos de freios dianteiros: R$130,00- cada
Serviço: R$ 64,00
Jogo de pastilhas dianteiras: R$160,00
Serviço: R$ 54,00
Lonas de freios traseiras: R$200,00
Serviço: R$ 86,00
Óleo/ litro: R$23,80
Serviço:——-
Filtro de óleo:  R$16,53
Serviço:——-
Filtro de ar:    R$35,00
Serviço: R$ 21,00
Filtro de combustível: R$24,17
Serviço: R$ 21,00
Filtro anti-polén:  R$26,00
Serviço:  R$ 21,00
Velas R$16,50
Serviço: R$ 21,00

Custos de peças e serviços Fiat Siena 1.4 Flex
Amortecedores dianteiros:            R$ 206,51- cada
Serviço:                                    R$ 134,00
Amortecedores traseiros:              R$ 154,12- cada
Serviço:                                    R$ 71,60
Discos de freios dianteiros:           R$ 127,81- cada
Serviço:                                    R$ 179,00
Jogo de pastilhas dianteiras:         R$ 115,16
Serviço:                                    R$ 107,40
Lonas de freios traseiras:             R$ 113,93
Serviço:                                    R$ 125,00
Óleo/ litro:                                 R$ 36,00
Serviço:                                    R$ 35,00
Filtro de óleo:                             R$ 17,94
Serviço:                                    R$ 53,70
Filtro de ar:                              R$ 20,44
Serviço:                                    R$ 26,85
Filtro de combustível:                  R$ 14,83
Serviço:                                    R$ 62,65
Filtro anti-polén:                        R$ 97,60
Serviço:                                    R$ 179,00
Velas:                                      R$ 52,00
Serviço:                                    R$ 44,75

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11 Comentários to Comparativo: Chevrolet Cobalt/Fiat Siena

  1. Paulo Jose (Sao Paulo)

    Prezado. Descricao bem , mas nenhuma conclusao! Sua opiniao com base em dados frios seria de grande valia. Qual deles teria a nota mais alta? Grande abraco.

  2. Paulo, obrigado pelo contato. Mas a intenção da matéria é esta, passar as descrições de maneira bem minuciosa, para que o leitor tire suas conclusões. Eu não quero influenciar, e sim auxiliar, tento que na matéria tem o custo de peças e serviços dos sois carros, para que o leitor veja qual oferece o melhor custo benefício. Um abraço.

  3. Muitas diferenças entre os dois modelos são apresentadas, mas o GM Cobalt demostra que veio pra ficar, e aparentemente tá dando um banho na fiat, vamos ver como será a resposta do novo siena 2012 frente a esta nova afronta.
    Valeu.

  4. SOU RAMON MOTORISTA DE TAXI DO RIO DE JANEIRO, ATUALMENTE TENHO UMA PALIO WEEKEND TREKIING 1.4 08/09.
    CONCLUSA0; MUITOS DEFEITOS , PEÇAS CARAS E DE PÉSSIMA REPOSIÇAO, FIAT Tô FORA, EXCELENTE COMPARATIVO, TO VOLTANDO PRA CREVROLET.

  5. bom amigos sou motorista de taxi do rio e achava que o santana era muito bom que nada , depois que comprei a palio week treking 09/10 o carro é maravilhhoso em 210.000km fim uma embreagem troquei uma bateria e mais nada so manutençao preventiva , estou indo para o cobalt agora e espero que seja tao bom quanto a fiat …

  6. bom amigos sou motorista de taxi do rio e achava que o santana era muito bom que nada , depois que comprei a palio week treking 09/10 o carro é maravilhhoso em 210.000km fim uma embreagem troquei uma bateria e mais nada so manutençao preventiva , estou indo para o cobalt agora e espero que seja tao bom quanto a fiat …

  7. tbm sou metorista de taxi amigão r s e o cobalt for igual ao corsa ira se arrepender o carro com 20.000 ja estava me dando dor de cabeça troquei tbi que numca me deixou em paz a partuda a frio é uma merda o carro só pega depois de umas 20 tentativas e sem falar na suspensão que nao dura quanto a do siena o compressor da gm meu amigo e pior do mercado embreagem ja troquei 2 hoje o carro esta com 195.000 e não vejo a hora de voltar para fiat.

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