Dicas para conservar a bateria e preservar a vida útil

By -

Alguns cuidados simples preservam e fazem com que a bateria dure mais, pois nos veículos modernos ela é um importante componente  

Por: Redação/ Fotos: Arquivo AA

A bateria é um componente de um veículo o qual o motorista muitas vezes só percebe que ela existe quando falha, ou seja, ao dar a partida no carro o motor não aciona.

Ela tem a função de armazenar e fornecer energia ao motor de partida do carro, também conhecido como motor de arranque, além de alimentar todo o sistema elétrico do veículo quando o motor está desligado.

A bateria também fornece energia para os diversos sistemas eletrônicos que compõe um veículo.

Quando ela falha pode desconfigurar o computador de bordo, central multimídia, entre outros itens. Dependendo da tecnologia embarcada pode chegar ao ponto de ter que levar o carro a uma concessionária para reiniciar o sistema com um equipamento apropriado.

Tempo médio de duração da bateria em um carro

O profissional mecânico de automóveis Alexandre de Lucca, que atende pelo aplicativo GetNinjas, de contratação de serviços mecânicos explica que: “Os cuidados com a bateria devem ser feitos com frequência ao longo de todo o ano, mas sobretudo no inverno.

Isso porque no frio o óleo do motor  fica mais denso e exige  ajuda extra para ligar.

Em média, uma bateria dura de 2 a 3 anos e, ao longo do tempo, perde a sua capacidade de reter energia elétrica”.

Dicas para conservar a bateria e preservar a vida útil

Coloque o carro para andar

Quanto mais o carro anda, mais a bateria dura. Parece contraditório, porém, se a bateria ficar imóvel por um longo período de tempo, ocorre o processo químico conhecido como sulfatação que diminui a vida útil da peça. O recomendado é igar o motor uma vez por semana por pelo menos por 5 minutos.

Atenção antes de dar partida

Não deixe nenhum equipamento ligado no momento da partida. A bateria é a fonte de energia para todos os equipamentos elétricos do carro, sendo assim, quanto mais equipamentos ligados, maior será o desgaste para alimentá-los ao mesmo tempo. Portanto, desligue os faróis, rádio e ar-condicionado antes de dar a partida.

Evite o uso de equipamentos elétricos com o veículo desligado

Assim como não é bom deixá-los ligados no momento da partida, utilizar os equipamentos elétricos com o carro desligado causa um desgaste desnecessário da bateria.

Sempre que estacionar, verifique se não esqueceu nada ligado antes de sair do veículo.

Saiba a capacidade da bateria

Verifique a capacidade suportada pela bateria e pelo alternador antes de instalar algum aparelho novo.

Evite instalar acessórios não originais, isso pode comprometer o consumo da bateria. Exigir mais do que ela pode entregar diminui o tempo de vida útil.

Faça revisões preventivas

É importante realizar consultas especializadas a cada seis meses no automóvel. Se sua bateria apresentar algum sinal de falha, como sons incomuns ou dificuldade na hora de dar partida, corra para a oficina. É possível evitar complicações maiores ao tratar um pequeno problema logo do início.

Cuidado ao escolher o alternador

O alternador, equipamento que serve para transformar energia mecânica em energia elétrica, é uma das peças mais importantes de um carro.

Por conta disso, é válido escolher um alternador que tenha a mesma amperagem que a bateria do seu automóvel para evitar danos ao equipamento.

Por exemplo: se sua bateria for de 60 ampère e o alternador de 45, na hora da carga ela perde 15 ampère. O procedimento, a longo prazo, reduz a vida útil da bateria.

autoagora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *