A função do filtro de combustível e o momento da troca

By -

Todo veículo com motor a combustão, seja ele movido a gasolina, etanol, flex ou diesel tem um filtro de combustível. Isso porque os combustíveis contem uma grande quantidade de contaminantes, provenientes do transporte, armazenagem e também formam-se no próprio tanque. É comum encontrar ferrugem, água, e outros resíduos misturados ao combustível.

O responsável por não deixar que estes contaminantes entrem na câmara de combustão é o filtro do combustível, ele evita que esta sujeira chegue aos pequenos orifícios do carburador, ou  sistema de injeção eletrônica.

Um filtro saturado provoca falhas no sistema de alimentação de combustível, desgastes prematuros dos componentes, mau funcionamento do motor, pode inclusive bloquear a passagem do combustível e ocasionar a parada do motor e causar danos à bomba de alimentação.

catsO elemento  filtrante  de combustível está instalado na parte de baixo do veículo, próximo ao tanque. Também há veículos em que ele é colocado em cima do tanque, neste caso para acessá-lo é preciso levantar o assento do banco traseiro.

IMG_6242_thumb.jpgO intervalo de troca recomendado do filtro de combustível esta no manual do veículo, geralmente a cada 10.000 quilômetros. Porém, se você utiliza o veículo constantemente em trechos de terra, no anda e para do trânsito carregado das grandes cidades ou deixa o veículo parado por longos períodos, isso é chamado de uso extremo. Neste caso a substituição do filtro de combustível deve ser feita a cada 5.000 quilômetros ou metade da quilometragem recomendada pelo fabricante do veículo.

autoagora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *