GM mostra nova plataforma modular global para veículos elétricos

By -

General Motors Chairman and CEO Mary Barra

A terceira geração da plataforma EV é global e modular, nela a General Motors irá construir desde veículos de entrada até os de luxo

Por: Redação/ Fotos: Divulgação

A General Motors nos Estados Unidos anunciou detalhes de sua estratégia para fazer crescer rapidamente as vendas de veículos elétricos (EV) de forma eficiente e lucrativa.

“Nosso time aceitou o desafio de transformar o desenvolvimento de produtos da GM e de posicionar a empresa para um futuro totalmente elétrico”, disse Mary Barra, Chairman e CEO da GM. “O que fizemos foi criar uma estratégia multimarcas e multissegmentos de veículos elétricos com economia de escala comparável com a do nosso negócio de picapes e SUVs, menor complexidade e ainda maior flexibilidade”.

Plataforma EV com sistema de propulsão modular

O sistema de propulsão também é modular e ultra flexível, alimentado por baterias que trazem o conceito Ultium. Segundo a GM isso permitirá que a companhia atenda qualquer perfil de consumidor, desde aqueles que buscam uma forma de transporte acessível até os que valorizam uma experiência mais luxuosa, seja na forma de um veículo utilitário até um automóvel de alta performance.

 Ultium novo conceito de baterias para veículos elétricos

O conceito inovador de baterias Ultium da GM é única na indústria pelo formato e estilo das células, que podem ser dispostas verticalmente ou horizontalmente no módulo. Isto permite aos engenheiros otimizar a densidade de energia e o formato da bateria conforme a proposta do veículo.

Baterias do conceito Ultium permite potência variável 

A potência das baterias Ultium varia de 50 a 200 kW, o que permite aos carros uma autonomia estimada superior a 660 quilômetros quando totalmente abastecidos e acelerações de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos. Motores desenvolvidos pela própria GM podem ser usados em veículos de tração dianteira, traseira ou integrais, como os 4×4.

As baterias Ultium são compatíveis com carregadores rápidos residenciais e de eletro-postos. A maioria dos veículos usarão baterias de 400 volts e capacidade de carregamento rápido de até 200 kW, enquanto que em veículos maiores, como picapes, elas serão de 800 volts com capacidade de carregamento rápido de 350 kW.

Parceria com a LG para diminuir custos

A GM fez parceria com a LG no desenvolvimento e a produção em massa de baterias, isso vai levar a redução dos custos a um patamar inferior a US$ 100/kWh. As células utilizarão um composto químico exclusivo com baixo conteúdo de cobalto. Tecnologias inovadoras e conceitos avançados de manufatura vão reduzir ainda mais os custos.

Próximos lançamentos elétricos da GM

Chevrolet, Cadillac, GMC e Buick lançarão novos modelos de carros elétricos a partir deste ano. A Chevrolet começa com uma nova versão do Bolt EV, que chega ao mercado no fim de 2020.

Na metade do ano seguinte será a vez do Bolt EUV. Este será o primeiro modelo da marca equipado com o Super Cruise, pioneiro sistema de direção autônoma em rodovias já disponível para a Cadillac. Até 2023 a tecnologia estará disponível para 22 modelos da GM, incluindo 10 que serão lançados em 2021.

autoagora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *