Lançamento: Peugeot 208 motor 1.2L 3 cilindros e motor 1.6L turbo 2016

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Peugeot lança o compacto 208 com propulsor 1.2 L Flex de 3 cilindros e 90 cv de potência e aversão GT com propulsor 1.6L THP turbo

Texto: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação

Dia 04/04, em Fortaleza, a Peugeot mostrou para a imprensa especializada brasileira a nova linha do compacto 208.

A marca do Leão, passa a equipar seu modelo de entrada com o propulsor 1.2L Puretech de 3 cilindros em linha.

05042016-479-alta-4485 (1)Feito na França, ele é montado em um bloco de alumínio, recebeu sistema de injeção Flex.

Para que isso ser possível, aumentaram a taxa de compressão (de 11:1 para 12,5:1), reforçaram os pistões, mancais e sedes de válvulas.

Incluíram aquecimento dos bicos injetores para a partida a frio. O comando é variável na admissão e escape, tem duplo sistema de arrefecimento para bloco e cabeçote.

O coletor de escapamento é integrado ao cabeçote e a correia sincronizadora banhada em óleo. Este motor compacto entrega 90 cv (E)/84 cv (G) a 5.750 rpm e torque de 13,0 kgfm (E) /12,2 kgfm (G) a 2.750 rpm.

Impressões ao dirigir

O teste drive promovido pela Peugeot para o novo 208 1.2 aconteceu num trecho de 26 km entre a região do Beach Park ate a cidade de Eusébio, onde está o autódromo.

05042016-20-alta-4474O motor 1.2L tem bom arranque. Desenvolve velocidade rapidamente no terreno plano. Já na subida, dependendo da inclinação perde um pouco de fôlego.

Na velocidade media de 60 km/h, quinta marcha mantém o motor em 1.600 rpm.

Não passou por trecho onde fosse possível acelerar acima desta velocidade. Mas a impressão e de que este bem ajustado para o uso urbano.

Apesar da mudança de motorização não foi necessário um novo ajuste de suspensão. Permanece o acerto do 1.5L.

05042016-736-alta-4532No interior, o carro passa a sensação de um modelo de competição. Graças ao i cockpit.

Na alavanca de câmbio e possível sentir uma pequena vibração, típica dos motores com cilindros impares.

O motor é importado da França e o sistema de partida a frio sem tanquinho é da Continental, aquece direto nos bicos, sem velas aquecedoras.

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O modelo GT foi utilizado na pista do autódromo. As voltas foram feitas em comboio seguindo um instrutor. O GT combinou muito com o design do carro.

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As condições de dirigibilidade para esta situação de autódromo são boas. Em determinadas curvas na velocidade média de 86 km/h ele não escorrega.

Responde de maneira eficiente ao girar o volante, cutucar o freio, ou retomadas quando o acelerador é exigido.

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Boa também a calibração de suspensão, condiz com um veículo de apelo esportivo e o sistema de frenagem que foi redimensionando, atende as necessidades de um modelo como este.

Resta saber como será o comportamento em ruas com buracos, valetas e lombadas.

Preços e versões

Com motorização de 3 cilindros, o 208 Active 1,2 tem preço sugerido de R$ 48.190. O Active Pack custa R$ 51.690 e o Allure sai por R$ 54.990. Todos com transmissão manual de 5 velocidades.

A opção 208 GT tem motor 1.6L THP Flex com 173 cv (E)/ 166 cv (G) a 6.000 rpm e torque de 24,5 kgfm (E/G) a 1.400 rpm, o câmbio é manual de 6 marchas, o preço sugerido é de R$ 78.990. Além do motor, o visual é esportivo e no interior painel estilizado, exclusivo da versão.

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