Lançamento: Novo Versa

By -

Fabricado em Resende, o sedã compacto recebeu atualização visual e ganhou versão de entrada com o novo motor 1.0L de 3 cilindros

Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação

Nissan Novo Versa 1.6 Unique (6)Em Mogi das Cruzes (SP), dia 18/03, a Nissan mostrou para a imprensa especializada brasileira o novo Versa.  O sedã compacto recebeu na frente um novo conjunto ótico, semelhante ao do Sentra, em forma de bumerangue e grade cromada.

Nissan Novo Versa 1.6 Unique (5)O para-choque traseiro foi reestilizado também para ficar mais angular.

No interior, os bancos agora são em tecido, camurça ou couro, de acordo com a versão. O novo console apresenta a opção de acabamento Piano Black e as portas têm forração em tecido.

Nissan Novo Versa 1.0 S (11)Há detalhes cromados no botão do freio de estacionamento e maçanetas das portas, o volante pode ser forrado com couro.

Nissan Novo Versa 1.0 S (9)Mede 4.492 mm de comprimento, largura de 1.695 mm e 460 litros de capacidade no porta-malas.

Impressões ao dirigir

Uma das qualidades do sedã compacto da Nissan é o espaço interno. Fácil de encontrar a posição correta para dirigir, e proporciona excelente visualização dos instrumentos do painel. Também não há dificuldades para acessar o sistema de som, o qual tem controles simples.

Nissan Novo Versa 1.0 S (1)A versão avaliada por AutoAgora no inicio do teste drive foi a 1.0S. O motor 1.0L de 3 cilindros e 12 válvulas ficou bem ajustado no Novo Versa. O trecho alternou situações de trânsito e rodovia, na região de Mogi das Cruzes e a serra para Bertioga. Ao sair da inércia, em primeira marcha, com ar condicionado ligado ele surpreende. Não parece que é um propulsor 1.0L.

Nissan Novo Versa 1.0 S (13)A alavanca de mudanças é macia e a relação das marchas foi bem acertada. No anda e para do trânsito, proporciona boas acelerações e retomadas. Também vale destacar o ajuste da suspensão, bem dimensionado ao ultrapassar valetas e lombadas. Na rodovia desenvolve velocidade rapidamente e mantém quando encontra um aclive. A velocidade média de 100 km/h é mantida com o motor em 2.600 rpm na 5ª marcha. Para um veículo deste porte a Nissan realizou um ótimo trabalho no que diz respeito a oferecer conforto e potência.

Nissan Novo Versa 1.6 Unique (2)Também tive a oportunidade de avaliar a opção 1.6L Unique. A diferença já é notada ao entrar no carro e acionar a chave. O painel de instrumentos mistura as informações analógicas do velocímetro e conta-giros, e as digitais do mostrador de combustível, temperatura do motor e computador de bordo. No centro do velocímetro a velocidade é mostrada também em milhas por hora.

E o motor 1.6L também tem desempenho exemplar. Bom arranque e retomadas, silencioso, o ruído não invade a cabine. Andando a 80 km/h permanece em 1.800 giros, a 100 km/h chega a 2.000 rpm, ou seja, sem forçar mantém velocidade de cruzeiro o que ajuda a consumir menos combustível. O ajuste de suspensão é eficaz, mesmo com este propulsor que é um pouco mais pesado que o 1.0L.

Nissan Novo Versa 1.6 Unique (15)De maneira geral vai agradar quem tem necessidade de um carro para o uso diário nas grandes cidades e sair em busca da praia ou campo nos finais de semana.

Nissan Novo Versa 1.0 S (2)Com preço sugerido de R$ 41.990, o modelo básico é equipado com o novo motor 1.0L 3 cilindros, o qual entrega 77 cv a 6.200 rpm (E/G) e torque de 10 kgfm a 4.000 rpm (E/G). Traz de série direção elétrica progressiva, bancos do motorista com regulagem de altura, computador de bordo, ar-condicionado, ajuste de altura da coluna da direção, desembaçador do vidro traseiro com temporizador, vidros dianteiros elétricos, rodas de aço aro 15 com calotas e pneus 185/65 R15, alarme com acionamento por controle remoto, entre outros.

Nissan Novo Versa 1.0 S (19)

A opção seguinte 1.0S sai por R$ 44.990, tem a mais sistema de som com rádio, CD Player, função RDS, entrada auxiliar, conector USB e quatro alto-falantes, comando de áudio e telefone Bluetooth, comandos no volante e rodas de liga leve aro 15.

Nissan Novo Versa 1.6 Unique (29)Com motor 1.6L, que tem potência de 111 cv a 5.600 rpm (E/G) e torque de 15,1 kgfm a 4.000 rpm (E/G ), o modelo de entrada é o SV, preço sugerido de R$ 46.490, nele as rodas são de aço, o intermediário SL sai por R$ 49.490. 

Nissan ConnectO topo de linha Unique custa R$ 54.990 tem itens como ar-condicionado automático digital, som com display 5.8 polegadas colorido, função RDS, entrada auxiliar, conector USB e quatro alto-falantes, câmera traseira com imagem integrada à tela do rádio, sistema de navegação integrado ao painel.

Ambos os motores não utilizam o tanquinho de partida a frio, ele foi substituído por um sistema com velas aquecedoras. A Nissan também incluiu programa de revisões programadas com custo fixo até os 60.000 km, ele varia de R$ 199,00 a R$ 379,00 no motor 1.0L e R$239,00 a R$ 399,00 com propulsor 1.6L.

autoagora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *