Importados Abeifa vendem quase 10% a mais
As 10 marcas Importadas apresentam crescimento de quase 10%. Ou seja, as dez marcas filiadas à Abeifa (Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores) venderam 11.461 unidades.
Com isso, uma alta de 7,5% ante março, quando foram comercializadas 10.660 unidades.
Ou seja, em 2025, importados mais as unidades daqui, a Abeifa somou 49.840 unidades, 32% mais em relação ao 2024, quando foram emplacadas 37.767 unidades.
Destaque especial novamente para os dados de emplacamento de veículos eletrificados no período de janeiro a maio: os 46.047 veículos eletrificados representam 49,7% do mercado total de 92.743 unidades emplacadas.
Em maio último, com 11.461 unidades licenciadas (importados + produção nacional), a participação das associadas à Abeifa foi de 5,3% do mercado total de autos e comerciais leves (214.382 unidades).
As 49.840 unidades emplacadas nos primeiros cinco meses do ano mantiveram marketshare de 5,4% do total de 929.176 unidades do mercado interno brasileiro de automóveis e comerciais leves.
Porém, mesmo com a taxa de juros elevada e, por consequência, tornando-se um fator inibidor de aquisição de veículos zero km, o presidente da Abeifa, Marcelo Godoy, acredita que, diante dos resultados obtidos nos primeiros cinco meses do ano, “devemos superar em 2025 a marca de 120 mil unidades emplacadas, algo próximo de 15% mais em relação às quase 105 mil unidades de 2024”.
A BYD conquista outro marco histórico e assume a quarta colocação do ranking geral de venda varejo no Brasil, ao ultrapassar montadoras tradicionais.
A quarta posição chega com 9.006 carros emplacados e 9,7% de market share, superando marcas como Toyota, Honda, Hyundai e Jeep.
Os mais da BYD foram: Dolphin Mini (2.444); BYD Song Pro (1.689); BYD Dolphin GS (1.533); BYD Song Plus (1.106); BYD King GL + GS (772).
Portanto, no ranking geral, que considera a soma das vendas de varejo com as vendas diretas, a BYD em maio ficou na 7º.
Foram 9.403 unidades vendidas e 4,53% de participação de mercado. Em relação ao mês de abril, o crescimento foi de mais de 10% nas vendas e de 2% em share.