Por: Redação/Fotos: Divulgação
A maneira correta de cuidar dos pneus do caminhão. Em tempos de quarentena, os caminhões têm importância fundamental para garantir o abastecimento nas cidades.
Mas o caminhoneiro ou proprietário de frotas precisa otimizar o uso e garantir a melhor eficiência do veículo. Entre os cuidados a serem tomados está a correta manutenção dos pneus para aumentar a autonomia.
Acompanhe as dicas da Goodyear para extrair o melhor dos pneus do caminhão.
Na hora de comprar um pneu novo, o ideal é escolher um modelo desenhado para o tipo de serviço que o caminhão irá desempenhar. Isso garante a performance e segurança.
A Goodyear, por exemplo, produz pneus de acordo com o perfil de cada serviço: rodoviários, regional, regional severo, urbano, misto e severo.
Outro ponto importante para garantir maior durabilidade dos pneus é o rodízio. O aconselhado é fazer o rodízio, em média, a cada 10.000 km, porém, é importante consultar o manual do veículo, pois, em alguns casos, pode ocorrer exceções para esse número, sendo recomendável o rodízio com menos ou mais quilometragem. Por isso, esteja atento aos desgastes irregulares e as diferenças de profundidade de borracha que possam ocorrer entre os eixos.
A pressão de inflação dos pneus interfere diretamente na segurança, durabilidade e desempenho do produto.
A baixa pressão impacta negativamente na dirigibilidade do veículo, performance, no aumento do consumo de combustível, aquecimento excessivo e redução da vida útil.
A soma dos fatores citados ocasiona um desgaste acelerado do pneu, compromete a durabilidade da carcaça, resulta em um menor número de recapagens.
Para evitar a baixa pressão, o recomendado é que o usuário mantenha o pneu calibrado conforme recomendação de pressão disponível no manual do veículo fornecido pelo seu fabricante. Também é importante respeitar o peso da carga transportada e verificar a pressão do pneu no menor prazo possível.
As principais causas para a baixa pressão são vazamentos nas válvulas dos pneus, muitas vezes ocasionados pela não utilização de tampas de vedação, bloqueio e/ou sujeiras nos bicos e ainda pelo excesso de uso. Outro fator impactante é a montagem inadequada dos pneus, o que provoca vazamentos entre o talão do pneu e a roda. Vale ainda destacar a importância de verificar a pressão do pneu com ele frio, dessa forma se evita a perda da pressão, também conhecida como sangria.
A sangria dos pneus se caracteriza quando os pneus estão quentes e o usuário retira parte de sua pressão. Este procedimento não é recomendado e ocasiona diversos danos ao pneu. Por exemplo, ao rodar com o veículo, os pneus naturalmente esquentam, o que faz o ar em seu interior se expandir, e consequentemente aumenta sua pressão. Caso a pressão seja verificada neste momento, o usuário observará que a pressão está elevada e poderá concluir que é necessário reduzir sua pressão, por este motivo é fundamental que a pressão seja verificada somente quando o pneu estiver frio antes de iniciar uma viagem.
Da mesma forma que a pressão baixa, a alta pressão resulta também em instabilidade na dirigibilidade do veículo, o que gera maior vulnerabilidade às quebras por impactos, em virtude de buracos nas estradas e desníveis de pistas.
Outro ponto é o desgaste irregular, pois faz com que o pneu tenha maior contato com o solo na região central da banda de rodagem, diminui a performance quilométrica, aumenta o custo por quilômetro da frota e ainda reduz sua vida útil. Dessa forma, é fundamental que a pressão seja realizada de forma periódica e no menor espaço de tempo possível, pois com este cuidado o usuário evita a perda de segurança do veículo, como também aumenta a performance do produto.
Geralmente, ao carregar o veículo com peso, os motoristas verificam a pressão e calibram os pneus para que possam suportar a carga transportada.
Após o descarregamento da carga, é comum que a pressão não seja verificada novamente em virtude do aquecimento gerado nos pneus pelo deslocamento do veículo. Com o veículo sem carga, a alta pressão começa a impactar nos pneus. É preciso observar a capacidade máxima de peso por pneu, como também respeitar os limites de pressão descritos em seu costado (lateral do pneu).
A principal recomendação é verificar a pressão dos pneus com frequência (no menor intervalo possível), sempre calibrá-los antes da utilização e ainda frios. Outro ponto relevante é respeitar as recomendações de pressão que estão no manual do veículo, fornecido pelo seu fabricante. Vale destacar que a Goodyear e sua rede de revendedores e recauchutadores possui uma abrangente Rede de Truck Centers espalhados por todo o Brasil, o que permiti ao usuário a facilidade de acesso à assistência técnica e suporte.
No AutoAgora.com.br você também encontra dicas de como calibrar corretamente os pneu de automóveis de passeio.