Primeiro Pedágio free flow
Aprovado Transição para Pedágio Eletrônico. Isso mesmo, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deu um passo importante rumo à modernização do pedágio no Brasil.
Aprovou a substituição gradual das tradicionais praças de pedágio pelo sistema eletrônico, preparando o caminho para o modelo de livre passagem (free flow).
A decisão permite que, nos primeiros três anos de concessão, novas praças adotem exclusivamente o pedágio eletrônico.
Esse período servirá como um teste operacional, avaliando custos, inadimplência e possíveis falhas, garantindo uma transição segura para o free flow.
A Superintendência de Concessão da Infraestrutura (SUCON) ajustou as regras para ampliar as concessões aptas à mudança.
O novo modelo prevê que 90% das perdas por evasão fiquem com o Poder Concedente, enquanto as concessionárias assumem 10% da inadimplência e falhas operacionais. Além disso, multas por evasão ajudarão a recompor possíveis prejuízos.
A CCR RioSP já realizou testes do free flow na BR-101/RJ, fornecendo dados valiosos para sua implementação nacional.
A ANTT reforça que a mudança busca modernizar a cobrança de pedágio, reduzindo congestionamentos e tornando as rodovias mais fluídas e eficientes.
Atualmente, três pórticos já operam no país, mas esse número deve crescer rapidamente. Durante o seminário, Fernando Barbelli, gerente de regulação da ANTT, apresentou dados impressionantes sobre segurança viária.
Segundo ele, entre 2012 e 2020, foram registrados 11 mil acidentes em praças de pedágio convencionais. Já nos trechos onde o free flow foi implementado, houve apenas uma ocorrência próxima a um pórtico.
Esse avanço faz parte do PROREV, programa da ANTT que busca revoluções regulatórias, tecnológicas e comportamentais para aprimorar o transporte no Brasil.
A CCR RioSP, que administrará 30 pórticos eletrônicos no estado de São Paulo, anunciou investimentos de R$ 25,8 bilhões nos próximos 30 anos.
A concessionária já opera três pórticos na Rio-Santos e aposta no free flow como solução para melhorar o tráfego, principalmente em áreas sujeitas a desastres naturais.
Além disso, Rodrigo Hirata, gerente da ARTESP, revelou o planejamento para expansão do sistema. Novos pórticos serão implementados em locais estratégicos:
✅ 5 pórticos em Paranapanema
✅ 2 no Túnel Imerso Santos-Guarujá
✅ 37 no Circuito das Águas
✅ 18 na Rota Mogiana
A adoção do pedágio eletrônico e do free flow representa um marco para a mobilidade no Brasil. Com mais eficiência, segurança e menos filas, o sistema promete revolucionar como os motoristas pagam pelos pedágios, tornando as rodovias mais inteligentes e sustentáveis. Logo, foi aprovado Transição para Pedágio Eletrônico.