Aprovado Transição para Pedágio Eletrônico

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Pedágio free flow

Primeiro Pedágio free flow

Aprovado Transição para Pedágio Eletrônico. Isso mesmo, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deu um passo importante rumo à modernização do pedágio no Brasil.

Aprovou a substituição gradual das tradicionais praças de pedágio pelo sistema eletrônico, preparando o caminho para o modelo de livre passagem (free flow).

Novos pedágios serão Eletrônicos

A decisão permite que, nos primeiros três anos de concessão, novas praças adotem exclusivamente o pedágio eletrônico.

Esse período servirá como um teste operacional, avaliando custos, inadimplência e possíveis falhas, garantindo uma transição segura para o free flow.

Riscos e Estratégias Contra Fraudes

A Superintendência de Concessão da Infraestrutura (SUCON) ajustou as regras para ampliar as concessões aptas à mudança.

O novo modelo prevê que 90% das perdas por evasão fiquem com o Poder Concedente, enquanto as concessionárias assumem 10% da inadimplência e falhas operacionais. Além disso, multas por evasão ajudarão a recompor possíveis prejuízos.

Primeiro Teste na BR-101/RJ

A CCR RioSP já realizou testes do free flow na BR-101/RJ, fornecendo dados valiosos para sua implementação nacional.

A ANTT reforça que a mudança busca modernizar a cobrança de pedágio, reduzindo congestionamentos e tornando as rodovias mais fluídas e eficientes. 

Aprovado Transição para Pedágio Eletrônico

Atualmente, três pórticos já operam no país, mas esse número deve crescer rapidamente. Durante o seminário, Fernando Barbelli, gerente de regulação da ANTT, apresentou dados impressionantes sobre segurança viária.

Segundo ele, entre 2012 e 2020, foram registrados 11 mil acidentes em praças de pedágio convencionais. Já nos trechos onde o free flow foi implementado, houve apenas uma ocorrência próxima a um pórtico.

Esse avanço faz parte do PROREV, programa da ANTT que busca revoluções regulatórias, tecnológicas e comportamentais para aprimorar o transporte no Brasil.

Investimentos na Via Dutra e Expansão Nacional

A CCR RioSP, que administrará 30 pórticos eletrônicos no estado de São Paulo, anunciou investimentos de R$ 25,8 bilhões nos próximos 30 anos.

A concessionária já opera três pórticos na Rio-Santos e aposta no free flow como solução para melhorar o tráfego, principalmente em áreas sujeitas a desastres naturais.

Além disso, Rodrigo Hirata, gerente da ARTESP, revelou o planejamento para expansão do sistema. Novos pórticos serão implementados em locais estratégicos:

5 pórticos em Paranapanema
2 no Túnel Imerso Santos-Guarujá
37 no Circuito das Águas
18 na Rota Mogiana

A adoção do pedágio eletrônico e do free flow representa um marco para a mobilidade no Brasil. Com mais eficiência, segurança e menos filas, o sistema promete revolucionar como os motoristas pagam pelos pedágios, tornando as rodovias mais inteligentes e sustentáveis. Logo, foi aprovado Transição para Pedágio Eletrônico.

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