O sistema de freio do veículo é um dos principais elementos quando se fala em segurança no trânsito. Por isso, é importante manter as peças em boas condições de uso e não se descuidar da manutenção preventiva.
“Uma das checagens que o motorista deve fazer periodicamente é o nível do fluido de freio, pois é ele que transmite a força do pedal até o sistema de frenagem nas rodas”, afirma Vagner Marchiniak, Consultor de Marketing de Produto da Controil.
De acordo com Marchiniak, o que provoca redução do nível do fluido de freio, é o vazamento. Ele está entre as principais causas do fluido de freio abaixo do nível adequado.
“O fluido é armazenado num reservatório junto ao cilindro mestre, onde há tubulações para levá-lo as rodas. Trincas ou rachaduras e até mesmo vazamento nos cilindros irão causar a queda desse nível”, avisa.
Veja mais: Mitsubishi ganha versão militar da L200
Outros fatores são lonas e pastilhas desgastadas que irão diminuir o nível do fluido, mas, neste caso, basta somente substituir o material de atrito, pastilhas e lonas, e realizar o ajuste no freio a tambor que o fluido voltará ao nível ideal.
O Consultor da Controil explica que ao trafegar com o fluido de freio baixo existe o risco de o motorista perder o freio, sendo importante sempre ficar atento ao nível do reservatório durante as revisões periódicas com profissionais qualificados.
Saiba mais: Brasil e Chile passam a reconhecer CNH mutuamente
Prazo para troca do fluido de freio recomendado é o indicado no manual da montadora do veículo. Também é bom ficar atento para algumas dicas que permitem identificar o momento certo para a substituição do fluido de freio, entre elas, observar se o nível do fluido está correto no reservatório, se há coloração muito escura, prazo de validade do fluido, indicação no painel do carro, anormalidades no sistema de frenagem.