Audi comercializa modelo três volumes com motor 1.4L turbo de injeção direta e 122 cv de potência, ele é equipado com start/stop, entre outros itens
Texto: Edison Ragassi/ Fotos: Estúdio Prána
Em maio de 2014, a Audi Importadora de Veículos lançou o A3 Sedan. Este modelo será produzido no Brasil, a expectativa é de que as primeiras unidades saiam da linha de montagem no Paraná em novembro de 2015, até lá ele é importado.
Tem comprimento de 4.456 mm e distância entre os eixos de 2.637 mm. Sua largura é de 1.796 mm e altura de 1.416 mm. O porta-malas tem capacidade de 425 litros.
Entre os equipamentos de série traz o start-stop (que desliga o motor e volta a liga-lo quando para em um semáforo), direção eletromecânica Servotronic, ESP (programa de estabilização eletrônica), air bags frontais, laterais e dos joelhos, ar condicionado manual.
Já a opção Attraction, tem o volante multifuncional revestido de couro com shift paddles para trocas de marchas manuais, computador de bordo, vidros laterais e traseiros isolados termicamente, manopla da alavanca de câmbio revestida em couro, temporizador do limpador de para-brisa com quatro níveis, espelho de cortesia iluminado, entre outros.
Os bancos do tipo Conforto, em tecido, têm ajustes de altura na dianteira e apoio de braço, o encosto do banco traseiro é rebatível e conta com suporte ISOFIX para cadeirinhas infantis.
O modelo é equipado com propulsor 1.4L turbo de injeção direta. Sua potência é de 122 cv e 20,4kgfm de torque disponíveis entre 1.400 e 4.000 rpm. Completa o trem de força, a transmissão é a S-Tronic de 7 velocidades e dupla embreagem. “O sistema de injeção utiliza tecnologia que obriga o reparador a buscar atualização do equipamento de diagnose e também conhecimentos técnicos”, comenta Claudio Marinho Guedes, diretor da Autotoki.
Ele complementa, “ao retirar o filtro de ar é necessário ser mais cuidadoso, há parafusos que não são comuns em outros sistemas de aspiração do ar, já o restante como o filtro de óleo, velas, bobinas e correias são de acesso fácil, pois há bom espaço no cofre do motor e a correia sincronizadora necessita do gabarito ao fazer a troca e as lâmpadas também são de fácil substituição”.
A suspensão dianteira é do tipo McPherson com braço inferior triangular acoplado em sub-chassis de alumínio. A traseira é four-link trabalha com as forças longitudinais e transversais de forma independente, as molas e amortecedores foram montados separadamente e os cubos de rodas são de alumínio. “Não há dificuldades nas suspensões, ambos os sistemas são conhecidos é só não esquecer de verificar o alinhamento da traseira durante as revisões”, avalia Cláudio.
A direção tem assistência eletromecânica e para retirar o motor de auxilio é preciso baixar o sub-chassis.
Os freios são a discos nas quatro rodas com assistência do ABS e EBD, enquanto que o de estacionamento usa acionamento elétrico. “Ao trocar as pastilhas e discos dianteiros não há dificuldades, e as pastilhas traseiras precisam que as pinças sejam abertas e fechadas com o equipamento de diagnose”, alerta Cláudio.
Impressões ao dirigir
A primeira impressão ao entrar no Audi de entrada é de estar em um carro confortável. Os ajustes são precisos, não é difícil encontrar o posicionamento para ter visão total do painel e os vários comandos que ele oferece.
Considero excelente ter a opção de colocar no centro dos instrumentos a velocidade mostrada em números digitais. Principalmente em uma cidade como São Paulo, pois os técnicos do transito, para disfarçar a incompetência de fazer o mesmo fluir, abaixa a velocidade das principais ruas e avenidas. Áreas que antes tinha velocidade de 60 km, diminuiu para 50 km/h e até 40 km/h. São números difíceis de identificar no velocímetro mecânico e facilmente visto no digital.
O isolamento acústico é muito bom, já ao dar a partida fica evidente o bom trabalho feito pelos engenheiros da marca alemã e confirmado ao andar a 120 km/h em uma rodovia.
Aliás, ele foi feito para rodovia. Nestas condições, tem acelerações e retomadas excelentes. Você pode até pensar que é um carro pesado para o propulsor 1.4L, mas não é. A Audi trabalhou a carroceria e diminuiu o peso para ajustar o sedã a cavalaria disponível no 1.4L turbo. A estabilidade oferecida é sem igual, não dá para notar que está em um sedã quando enfrenta uma curva.
Já na cidade, com piso irregular, você pode sentir algum desconforto, pois os pneus são de perfil baixo (205/55 R16), porém, as suspensões absorvem bem. E exige cuidado ao passar por valetas e lombadas, isso para não raspar a parte debaixo do para-choque.
Destaque também para a transmissão de dupla embreagem, mudanças sem tranco e muito precisas.
A marca Audi no Brasil conquistou carisma invejado pelos principais concorrentes. Não importa qual o modelo e o preço cobrado por ele. O fato de ter as quatro argolas na grade dianteira faz com que vários pescoços virem por onde ele passa.
Com o A3 Sedan 1.4L não é diferente. No período de empréstimo logo depois de estacionar em um shopping ou supermercado, vem alguém perguntar sobre o carro. Fácil de explicar, pois a importadora confirmou que será fabricado no país e é um dos poucos importados premium que custa menos de R$ 100.000.
O preço sugerido para venda do A3 Sedan é de R$ 95.950 e o topo de linha versão Attraction sai por R$ 103.000.
Colaboraram: Audi Importadora de Veículos e Concessionária Audi Caraiga- Morumbi
Ficha técnica
Audi A3 Sedan 1.4L
Motor
Posição: Dianteiro, transversal
Cilindrada: 1.395 cc
Número de cilindros: 4 em linha
Número de válvulas: 16
Potência: 122 cv
Torque: 20,4 kgfm entre 1.400 entre 4.000 rpm
Transmissão: S tronic 7 velocidades
Tração: Dianteira
Direção: Assistência eletromecânica
Suspensão
Dianteira: Independente, tipo McPherson
Traseira: Independente four-link
Freios
Dianteiros/ Traseiros: Discos com assistência ABS/ EBD
Dimensões
Comprimento: 4.456 mm
Distância entre os eixos: 2.637 mm
Largura: 1.796 mm
Altura: 1.416 mm
Capacidades
Tanque de combustível: 50 litros
Porta-malas: 425 litros
Custos de peças e serviços A3 Sedan 1.4L
Amortecedor dianteiro: R$ 979,12- cada
Serviço: R$ 900,00
Amortecedor traseiro: R$ 857,35- cada
Serviço: R$ 500,00
Disco de freio dianteiro: R$ 632,53- cada
Serviço: R$ 175,00
Jogo de pastilhas dianteiras: R$ 813,57
Serviço: R$ 175,00
Disco de freio traseiro: R$ 529,47
Serviço: R$ 300,00
Jogo de pastilhas traseiras: R$ 489,57
Serviço: R$ 300,00
Óleo (5w40)/ litro: R$ 87,52- total 5 litros
Serviço: R$ 162,50
Filtro de óleo: R$ 60,85
Serviço: R$ 75,00
Filtro de ar: R$ 146,23
Serviço: R$ 75,00
Filtro anti-polén: R$ 148,83
Serviço: R$ 75,00
Vela: R$ 125,88- cada
Serviço: R$ 175,00