Por: Edison Ragassi/ Fotos: Saulo Mazzoni
Sucesso em vendas na Europa, o carro elétrico Nissan Leaf passou a ser comercializado para o grande público no Brasil em 2019. Até então, o Leaf da geração anterior já circulava pelo país, como taxi, veículo da força pública em algumas cidades, entre outros, isso por causa de uma ação promovida pela Nissan para testar o modelo e criar a expectativa nos consumidores do que é um carro elétrico.
Para oferecer o melhor em termos de autonomia, os carros elétricos em geral são projetados para que a carroceria evite ao máximo a resistência ao ar. Sendo assim, a frente do elétrico Nissan Leaf tem o formato de cunha. O capô tem vincos acentuados nas extremidades e outros menores no centro. A grade utiliza o formato V-motion, ela é cromada nas extremidades e base com o símbolo da Nissan grande no centro. Os faróis têm assinatura na parte superior e luzes em LED. O para-choque é na mesma cor da carroceria com um friso preto também em formato de V, ele passa a impressão de ser uma continuidade da grade V-motion. Nas pontas do para-choque as luzes de neblina e uma fina grade preta que liga as pontas.
Já as laterais do Nissan Leaf utiliza desenho limpo, são poucos vincos. Os faróis avançam para os para-lamas. Esta versão avaliada tem o teto, as molduras dos vidros, os apliques nas colunas das portas e capa dos retrovisores na cor preta, porém, as maçanetas são cromadas. Os para-lamas são ressaltados sem molduras e as rodas de liga leve 17 polegadas calçadas com pneus 215/50 R17.
A traseira do Nissan Leaf tem um aerofólio que sai do teto, com o break light no centro. A área do vidro, até a metade da tampa do porta-malas se destaca por ser na cor preta. As lanternas em LED estão nas extremidades e não avançam para a tampa. O para-choque é na mesma cor da carroceria com refletores nas pontas. Para um melhor aproveitamento aerodinâmico, um overbump sai do para-choque e avança para o assoalho. Um friso azul divide o para-choque do overbump e no centro a luz de neblina.
Por dentro o Nissan Leaf é muito funcional. A começar pelo painel, a pesar de ser um dos automóveis mais moderno do mundo, ele tem um velocímetro analógico, ao lado uma tela HD 7 polegadas com as informações do computador de bordo, autonomia da bateria, tempo de carregamento, entre outras e o volante é multifuncional. No centro do painel está a tela do multimídia 8 polegadas sensível ao toque, colorida.
O sistema multimídia do Nissan Leaf aceita Android Auto e Apple Carplay conectados por cabo, traz ainda, rádio AM/FM, toca CD e MP3, entradas auxiliares USB e 6 alto falantes. A tela do multimídia também mostra informações do veículo em geral, como por exemplo, o carregamento da bateria durante as frenagens.
O material da forração dos bancos do Nissan Leaf é Premium que imita o couro, os ajustes dos bancos são manuais. O ar-condicionado é automático digital. No console o usuário encontra tomada 12V, entrada USB, os comandos para aquecer os bancos dianteiros e o seletor de marcha tipo Joystick.
O carro elétrico Nissan Leaf é espaçoso, tem o comprimento de 4,4 m e distância entre-eixos de 2,7 m. Sua altura é de 1,5 m e a largura de 1,7 m. O peso total do Leaf é de 1.580 kg e a capacidade do porta-malas, sem rebater os bancos, é de 435 litros. Os bancos traseiros são rebatidos 60/40, o que oferece maior capacidade e versatilidade ao transportar cargas.
Embaixo do capô, o Nissan Leaf traz um motor elétrico com 110 kW. A potência máxima é de 149 cv disponíveis a 9.795 rpm e torque de 32,6 kgfm a 3.283 rpm. O câmbio do elétrico Nissan Leaf, como em outros veículos elétricos, é bem diferente do câmbio dos modelos com motor a combustão, pois ele não tem a caixa de marchas com várias engrenagens.
Sendo assim, diferente de um câmbio de carro com motor a combustão, ao posicionar o Joystick em ‘D’, ele conecta o motor ao diferencial, quando o motorista pisa no acelerador, o torque está totalmente disponível e coloca o carro em movimento. Já ao colocar no ‘R’, ou seja, a marcha a ré, o motor inverte a rotação e faz o carro se movimentar para trás, por causa disso é possível atingir a velocidade máxima andando na marcha a ré. Outra função disponível no câmbio do Nissan Leaf é posição ‘N’ de neutro, mas diferente dos câmbios dos veículos com motor a combustão que quando ele está posicionado em ‘ponto morto’ o carro se move, a famosa banguela, o N do Leaf serve para liberar os freios e o carro ser empurrado por poucos metros.
Outra função a ser utilizada no câmbio é a posição ‘B’, neste caso o indicada para uma descida de serra, por exemplo, já que intensifica o freio regenerativo, o qual carrega a bateria. Também está disponível a função ‘Eco’, acionada por tecla, esta é a mais indicada para o uso diário e o melhor aproveitamento da carga da bateria. A tecnologia e-Pedal presente no Nissan Leaf, permite que o motorista acelere e freie o carro apenas no pedal do acelerador. É muito simples, o motorista está acelerando e o carro, ao tirar levemente o pé do acelerador, ele começa a desacelerar progressivamente até a parada completa e vai recarregando a bateria. E por falar na bateria, ela é de ion-lítio laminada 40 kWh.
Quem entra pela primeira vez em um Nissan Leaf tem a percepção de que é um carro espaçoso e confortável. Um carro elétrico não é bicho de 7 cabeças, no caso do Leaf, por exemplo, os ajustes do banco são manuais, igual ao de um modelo de entrada com motor a combustão. Fácil também ajustar volante e os espelhos retrovisores externos, o que proporciona boa visualização e conforto. As informações do computador de bordo são fáceis de acessar, seja navegando nos controles do volante multifuncional ou na tela do multimídia. Fica aquela dica, vale explorar primeiro com o veículo parado.
Depois disso é só apertar o botão para acionar o motor. Um detalhe pouco convencional nos veículos em geral, o freio de estacionamento é acionado por um pedal colocado no lado esquerdo, embaixo do painel ao liberá-lo, basta um leve toque no acelerador para o Leaf arrancar rapidamente. O comentário é o mesmo sempre que um carro elétrico é testado: até incomoda a falta de ruído, pois é possível ouvir o som do atrito dos pneus com o asfalto durante a rodagem. Esta falta de ruído também exige do condutor o dobro de atenção com o que está lado externo, já que é fácil um pedestre, principalmente quando está com fone de ouvido, não perceber a aproximação do carro.
Mas quem gosta de um carro com reações rápidas, acelerações e retomadas consistentes, encontra no elétrico Nissan estas qualidades. As suspensões são bem calibradas, passam por valetas e lombadas sem chacoalhar demais. Nas manobras de estacionamento o sistema de câmeras 3D é útil e funcional, principalmente nas vagas apertadas das garagens dos prédios.
Na rodovia, andar rápido é uma constante, exige atenção para não exceder a velocidade, o inconveniente é que diferente dos carros com motor a combustão que gastam menos combustível na estrada, o consumo da carga da bateria é maior em velocidade alta, assim é preciso dosar o acelerador e certificar-se que há carregadores no trajeto a ser percorrido.
Por isso os carros elétricos ainda são mais fáceis de serem utilizados nos grandes centros, pois aumenta o número de carregadores rápidos instalados. Os sistemas semiautônomos de auxilio ao motorista como o controlador de velocidade (piloto automático), alerta de ponto cego, alerta de mudança de faixa, alerta de colisão com assistente inteligente de frenagem, todos funcionam de maneira precisa, o que torna o Leaf um carro elétrico muito seguro.
A autonomia do elétrico Nissan Leaf é de 272 km no ciclo americano, o qual é medido com aproximadamente por 50% em tráfego urbano e 50% tráfego na estrada. Nesta Avaliação, o carro emprestado pela Nissan do Brasil, ao ser retirado na concessionária, o computador de bordo mostrava autonomia de 330 km. Uma curiosidade, ao ligar o ar-condicionado, esta autonomia baixa para 280 km, isso porque o sistema de condicionamento de ar utiliza a mesma bateria que manda energia para o motor.
Para carregar o Nissan Leaf no carregador rápido, também conhecido como wallbox, na potência máxima da porta de recarga Tipo 1, a carga completa (0% a 100%) ocorre em até 8 horas. Na tensão de 220 V, ou seja, uma tomada comum, é possível carregar 100% da bateria em até 20 horas.
O custo para carregar o Nissan Leaf em São Paulo, onde o preço médio do kWh é de R$ 0,85, o preço final da carga será de R$ 22,44. Em um carro movido a gasolina, com preço médio da gasolina ao custo de R$ 6,83 para abastecer um tanque de 50 litros o valor desembolsado será de R$ 341,50. Nestes valores, o proprietário de um Nissan Leaf desembolsa R$ 595,59 para rodar 5.000 km, enquanto que o proprietário de um modelo com motor a combustão gasta R$ 4.878,57.
O preço do Nissan Leaf Branco Diamond com teto preto é R$ 299.990. Além dos itens já citados, ele tem airbags frontais, laterais e de cortina, alerta de colisão com assistente inteligente de frenagem (Intelligent Forward Collision Warning with Intelligent Emergency Braking), alerta inteligente de fadiga (Intelligent Driver Alertness), alerta de ponto cego (Blind Spot Warning), alerta inteligente de mudança de faixa (Intelligent Lane Intervention), alerta inteligente de tráfego cruzado (Rear Cross Traffic Alert). Vem também com freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA), sinal de frenagem de emergência em caso de acidente, sistema de monitoramento da pressão dos pneus e sistema inteligente de partida em rampa (HSA). Lançado em 2019, o elétrico Nissan Leaf aos poucos conquista a preferência do consumidor brasileiro, tanto que, com 439 unidades emplacadas, encerrou 2021 como o carro elétrico mais vendido no Brasil.
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Motor: Elétrico 110 kW
Potência: 149 cv a 9.795 rpm
Torque: 32,6 kgfm a 3.283 rpm
Tração: 2WD
Direção: Elétrica com assistência variável
Dianteira: Independente tipo McPherson com barra estabilizadora
Traseira: Eixo de torção com barra estabilizadora
Dianteiros: Discos ventilados
Traseiros: Discos ventilados
Rodas: Liga leve 17″
Pneus 215/50 R17″
Comprimento: 4.480 m
Largura: 1.790 m
Altura: 1.565 m
Entre-eixos: 2.700 m
Porta-Malas: 435 L
Peso: 1.580 (Kg)
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