Lançado em setembro de 2020 o Chevrolet Onix RS traz acabamento esportivo, porém, não se trata de uma série especial, o hatch esportivado integra a linha.
Para diferenciar-se dos demais, o Chevrolet Onix RS Turbo 2021recebeu uma nova grade tipo colmeia. Os spoilers foram esculpidos nas extremidades do próprio para-choque. Já os faróis permaneceram com o tipo projetor e máscara negra. Para chamar a atenção, há luz de LED DRL com moldura em preto brilhante, além do emblema RS e o logotipo da marca, a gravata Chevrolet blackbowtie, nos modelos convencionais ela é dourada.
Nas laterais, o Onix RS tem os vincos das portas na região das maçanetas e parte inferior. Os faróis e as lanternas traseiras avançam para a lateral. No melhor estilo esportivo os retrovisores são pintados em preto metálico. Independente da cor da carroceria, o teto é preto. Uma saia lateral na cor do veículo passa a impressão de que o hatch esta mais próximo do solo. Vale destacar que não foram feitos ajustes no sistema de suspensão, pois a calibração é a mesma das outras versões. Para esta versão, novas rodas em liga leve de 16 polegadas. As medidas dos pneus do Onix RS são195/55 R16.
Para completar o visual externo, a traseira também recebeu detalhes visuais os quais imprimem esportividade. Além do spoiler integrado ao para-choque, o Chevrolet Onix RS traz um novo aerofólio sobre a tampa do porta-malas e o emblema com o nome do veículo tem o acabamento escurecido. No lado direito da tampa do porta-malas vincada um emblema Turbo cromado. O para-choque na cor da carroceria tem os refletores nas extremidades e na parte inferior uma moldura preta, com a placa Mercosul no centro.
No que diz respeito às dimensões e capacidades, o Onix RS 2021 mantém as medidas dos outros modelos da linha. O comprimento é de 4,1 m e a largura da carroceria é de 1,7 m. Já a altura é de 1,4 m e a distância entre-eixos de 2,5 m. E a capacidade do porta-malas é de 385 litros, sem rebater os encostos traseiros. Mas, esta capacidade pode ser ampliada para 1.123 litros.
O Chevrolet Onix RS utiliza o motor Ecotec 1.0 Flex Turbo 3 cilindros e 12 válvulas. Ele entrega 116 cv de potência abastecido com etanol ou gasolina. Já o torque é de 16,8 kgfm (E)/ 16,3 kgfm (G). Este motor utiliza injeção de combustível convencional. A correia dentada, ou correia sincronizadora, é banhada em óleo.
Sendo assim, a dica é, ao realizar a troca, é fundamental utilizar o óleo recomendado pela General Motors, isso auxilia a não comprometer a vida útil da correia e consequentemente do motor (assista o vídeo do Chevrolet Tracker Premier e confira os detalhes da construção do motor com o engenheiro Henrique Pereira). Este motor esta acoplado ao câmbio automático de 6 marchas com conversor de torque, opção de trocas manuais por botão na alavanca e controle de cruzeiro.
No interior o Chevrolet Onix RS tem o painel de instrumentos com aros cromados, o velocímetro e conta-giros é circundado em vermelho e no centro um mostrador digital (tela TFT 3,5”) com as informações do computador de bordo, a velocidade também é mostrada de maneira digital. O volante é esportivo com base reta. As saídas de ar trazem molduras com um toque vermelho acetinado para combinar com o grafismo do quadro de instrumentos. Ele foi projetado especialmente para a versão RS e os ponteiros são iluminados em LED.
A tela do multimídia MyLink é de 8 polegadas, compatível com Android Auto e Apple Car Play. O sistema tem rádio AM/FM (2 tweeters, 2 alto-falantes dianteiros e 2 traseiros), função Áudio Streaming, Bluetooth para até 2 celulares simultaneamente e entrada USB. Outro detalhe exclusivo no interior do Onix RS é o único da linha a trazer cabine com revestimento de teto e colunas escurecidos. E para completar, bem ao estilo dos carros de competição, os bancos são inteiriços e a cor vermelha está nas costuras. O ar-condicionado é mecânico não há como escolher a temperatura, só aumentar ou baixar.
As principais mudanças feitas no Chevrolet Onix RS 2021, em relação a versão convencional foram visuais, por isso ele pode ser chamado de esportivado, pois não prepararam o motor, não mudaram a relação das marchas ou recalibraram a suspensão. Sendo assim, ao entrar no carro a primeira impressão é agradável.
O painel é de fácil de visualização. Para acessar as informações do computador de bordo o processo é simples, basta acionar o botão menu na chave do limpador para-brisa. As funções do multimídia são acionadas de maneira intuitiva, inclusive parear o smartphone, conectar o Android Auto ou Apple Carplay, o que é feito por cabo conectado na porta USB.
Após acionar o motor, colocar a alavanca do câmbio na posição D e soltar o freio de mão, para tirar o Onix RS da posição estacionária, basta pisar levemente no acelerador. As respostas são rápidas, desenvolve velocidade de maneira constante. O câmbio está bem sincronizado, as marchas são trocadas no giro certo, não há espaço entre uma troca e outra. A direção com assistência elétrica progressiva identifica quando o carro está em uma manobra de estacionamento ou passando por uma curva. Por isso, é leve nas manobras e permanece firme quando exigida em uma curva fechada, por exemplo.
Na rodovia, o Chevrolet Onix RS desenvolve velocidade rapidamente. Estabiliza facilmente na velocidade de 120 km/h, em torno de 2.000 giros. As marchas podem ser trocadas manualmente por um botão na alavanca do câmbio, porém, este recurso não é necessário, mesmo quando realiza uma ultrapassagem, pois o motor é elástico.
O sistema de suspensão é firme o suficiente para não desgarrar em uma curva com velocidade alta, porém, macio ao passar por valetas, lombadas e ondulações. No que diz respeito a dirigibilidade, não há diferença entre o Onix Premier já avaliado e o RS, pois como mostrado, as modificações foram visuais.
O consumo de combustível do Chevrolet Onix RS abastecido com etanol é de 8,6 km/L na cidade e 10,9 km/L na estrada. Quando está com gasolina no tanque, o consumo na cidade é de 12 km/L e na estrada de 15,7 km/L. Nesta avaliação, o hatch com visual esportivo foi entregue abastecido com gasolina e utilizado com o ar-condicionado ligado. Nestas condições, o computador de bordo mostrou consumo de 11,5 km/l na cidade e 15,9 km/l na rodovia.
Avaliação: Chevrolet Onix RS, preço e itens de série
O preço do Chevrolet Onix RS é R$ 82.290, além dos itens já mostrados, entre os equipamentos de auxilio ao motorista e segurança para os ocupantes ele vem com 6 air bags (duplo frontal, duplo laterais e duplo de cortina), sistema de freios com ABS, sistema de distribuição de frenagem (EBD), assistência de frenagem de urgência (PBA), controle eletrônico de estabilidade e tração.
Traz ainda a coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, retrovisores e vidros elétricos, alarme anti-furto, aviso sonoro e visual do cinto de segurança para todos os ocupantes, regulagem de altura dos faróis, sensor de estacionamento traseiro, sistema de fixação de cadeiras para crianças (Isofix e Top Tether), cintos de segurança de três pontos.
As cores disponíveis para o Chevrolet Onix RS 2021 são a Preto Ouro Negro (Metálica) sem custo, Branco Summit (Sólida) R$ 850,00 e Vermelho Carmim (Metálica) R$ 1.600,00.
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Saulo Mazzoni
Motor
Tipo: Dianteiro transversal
Numero de cilindros: 3 em linha
Válvulas: 12 (DOHC)
Injeção eletrônica de combustível: M.P.F.I.
Potência: 116 cv (E/G) a 5.500 rpm
Torque: 16,3 kgfm (G)/ 16,8 kgfm (E) a 2.000 rpm
Tipo: Automático 6 marchas
Freios
Dianteiros: Discos ventilados
Traseiros: Tambor
Direção: Eletro assistida progressiva
Dianteira: Independente tipo McPherson
Traseira: Eixo torção, sem barra estabilizadora
Rodas: Liga leve16″
Pneus: 195/55 R16
Comprimento: 4.163 mm
Distância entre-eixos: 2.551 mm
Largura: 2.044 mm
Altura: 1.476 mm
Porta-malas: 385 L
Tanque de combustível: 44 litros