Por: Edison Ragassi/ Fotos: AutoAgora.com.br – Imagens
Um dos primeiros SUVs fabricados no Brasil foi o Chevrolet Blazer, para substituir a Veraneio, o qual foi produzido entre 1995 até 2011. Depois do fim da produção da Blazer, a General Motors não podia ficar sem um representante no segmento dos utilitários esportivos grandes. Sendo assim, lançou em 2012 o Chevrolet Trailblazer. Diferente da Blazer que era oferecida com vários tipos de motor e câmbio, o Trailblazer chegou só com motor V6 gasolina e diesel, porém o a gasolina deixou de ser oferecido em 2019.
A linha atual Chevrolet Trailblazer 2023 é comercializada na versão topo de linha Premier. Ela traz visual dianteiro, semelhante ao da picape S10. O capô tem vincos destacados nas extremidades. Dois frisos cromados fazem a ligação entre os faróis e logo abaixo há uma grade escura com a ‘gravata dourada’, símbolo da marca, no lado esquerdo. O para-choque utiliza nas extremidades área esculpida, onde estão colocadas as luzes de neblina. Uma moldura cinza aparece na parte inferior, a qual segue para a parte debaixo do veículo.
Nas laterais ao observar o Trailblazer Premier 2023, nota-se que ele traz no teto as barras cromadas. A área envidraçada é grande, sendo que a moldura superior é preta e a inferior com frisos cromados. Há apliques pretos nas colunas das portas, os retrovisores utilizam as capas na cor da carroceria e frisos cromados. Os vincos terminam na divisão das portas, porém, outro vinco sai do ressalto do para-lama, passa na linha das maçanetas que são cromadas e seguem por toda a extensão da carroceria. Na parte debaixo da porta a inscrição Trailblazer cromada e abaixo um friso preto. As rodas são de liga leve 18 polegadas e os pneus 265/60 R18.
O desenho da traseira do Chevrolet Traizblazer Premier 2023 tem a antena no teto na cor preta. O breaklight está acima do grande vidro traseiro. Na parte inferior do vidro está o limpador traseiro e logo abaixo a ‘gravata dourada’. Um friso cromado está acima da área esculpida que acomoda a placa de identificação tipo Mercosul. As lanternas são bipartidas, do lado esquerdo a inscrição Trailblazer e do lado direito a inscrição Premier, para identificar a versão e 2.8 CTDI que identifica o motor diesel. O para-choque é na mesma cor da carroceria, com refletores nas extremidades e as luzes de ré, sendo que do lado esquerdo ele também é luz de neblina.
Interior Chevrolet Trailblazer Premier 2023 Diesel
Por dentro o Tralblazer Premier 2023 tem o mesmo desenho do painel de instrumentos da picape Chevrolet S10. O velocímetro, conta-giros mostrador da quantidade de combustível no tanque e temperatura do motor são analógicos. No centro há uma tela TFT a qual mostra de maneira digital as informações do computador de bordo e também a velocidade. O volante multifuncional é ajustável em altura e revestido em couro.
As saídas de ar são grandes e no centro do painel está a central multimídia MyLink com Android Auto e Apple Car Play, sem necessidade de cabo para conexão. A tela é de 8 polegadas sensível ao toque, vem com rádio AM/FM, entrada USB e Aux-in, função Áudio Streaming, conexão Bluetooth para celular e configurações do veículo.
O Trailblazer Premier vem com Wi-Fi nativo e sistema de telemática OnStar que oferece vários serviços disponíveis ao toque de um botão que aciona a central de atendimento. O ar-condicionado é digital, de uma zona na dianteira, porém, há difusores de ar para os ocupantes do banco traseiro e comando de ventilação.
O SUV grande Chevrolet Trailblazer Premier mede 4,8 m de comprimento, sua altura é de 1,8 m, para uma distância entre-eixos de 2,8 m e largura de 1,9 m. A capacidade do porta-malas do Trailblazer é generosa, com a terceira fileira rebatida, ou seja, para 5 ocupantes é de 554 litros. Quando configurado para 7 ocupantes ainda sobra 205 litros para levar bagagens. Agora ao rebater todos os bancos, a capacidade é de 1.830 litros, ou seja, pode ser comparada a de uma picape, porém, com um teto. E já que falamos em capacidades, o tanque pode receber até 76 litros de diesel.
Vendida só com motor diesel o Trailblazer utiliza o motor 2.8 Turbo Diesel. Sua potência é de 200 cv e o torque de 51 kgfm. Em julho de 2021, este motor recebeu uma nova turbina redimensionada e uma calibração de motor e câmbio para melhorar a resposta nas arrancadas e ultrapassagens. O câmbio é automático de 6 marchas e opção de trocas manuais na alavanca. A tração 4×4 é acionada por um seletor eletrônico, assim como a tração reduzida, ainda possui o controle de velocidade para descidas íngremes.
A descrição feita até aqui do Chevrolet Trailblazer 2023 com motor Diesel já deixou claro que se trata de um veículo espaçoso e bastante confortável. No entanto, outras qualidades são percebidas ao dirigir o SUV grande da Chevrolet, como por exemplo ao arrancar. Levando em conta o peso 2.161 kg, até que arranca rápido. A GM divulga que a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 10,3s. Uma boa performance para um veículo deste porte.
Não há dificuldades para visualizar o painel de instrumentos ou buscar as informações do computador de bordo. O seletor está na chave de seta no botão Menu e no comando giratório na ponta da alavanca. O multimídia MyLink é intuitivo, com poucos toques o celular está pareado e o Android Auto funcionando. Ajustar o banco também é fácil já que os comandos são elétricos, mas o volante só pode ser movido na altura. Depois disso, ao ligar o motor, é prazeroso ouvir o som, o qual deixa claro que se trata de um modelo com motor diesel.
Sempre levando em conta o tamanho e peso do veículo, o Chevrolet Trailblazer desenvolve velocidade facilmente. Só é preciso ficar atento ao velocímetro, já que em velocidade média de 50 km/h, a impressão é de que a velocidade é menor. Ao passar asfalto ruim, ondulado, em valetas ou lombadas, o sistema de suspensão atua de maneira positiva, pouco do chacoalhar é sentido pelos ocupantes.
Mas, o melhor do Chevrolet Trailblazer é sentido ao ir para a estrada, a rodovia, principalmente com asfalto bom. Nessas condições o SUV mostra desempenho exemplar. Desenvolve velocidade de maneira constante, as retomadas são rápidas e o câmbio bem sincronizado. Apesar do tamanho é estável nas curvas e o sistema de freios bem ajustado, pois responde com precisão.
Ao sair do asfalto e ir para a terra, o Trailblazer Premier 2023 tem o sistema 4×4 preparado para o uso mais severo, desde as estradas mais simples, até nos casos com muito barro e condições severas. Para acionar o 4×4 é muito simples já que o processo é feito girando um seletor que está posicionado no console. Quem gosta e precisa de um veículo grande, com motor forte e circula em vários tipos de terrenos, o Trailblazer vai atender estas necessidades.
O consumo de Diesel do Chevrolet Trailblazer 2023 é 8,2 km/L na cidade e de 10,3 km/L na estrada, na rodovia, isso segundo os padrões dos testes feitos pelo Inmetro. Em nossa Avaliação o SUV grande rodou em condições encontradas nas grandes cidades, como por exemplo, transito congestionado, subidas, descidas, ruas com velocidade média de 30 km/h, e na rodovia, a velocidade média foi de 120 km/h, sempre com o o ar-condicionado ligado.
Também acionamos os sistemas 4×4 em algumas trilhas, porém sem lama, já que no período que o veículo foi gentilmente emprestado pela GM para esta postagem, não choveu na região que trafegamos. Sendo assim, o consumo mostrado no computador de bordo da Chevrolet Trailblazer 2023 na cidade foi de 8,7 km/L e na estrada 10 km/L. A diferença entre o consumo validado pelo Inmetro e o obtido ocorre por várias situações, como por exemplo, temperatura ambiente, estilo de condução do motorista, qualidade do terreno, entre outras.
O preço da Chevrolet Trailblazer Premier 2023 Diesel no web site da Chevrolet é R$ 364.600. O SUV grande é completo, inclusive com sistemas semiautonomos de auxílio ao motorista. Ele vem com alerta de colisão frontal, alerta de saída de faixa, frenagem automática de emergência (AEB) com detecção de pedestres e assistente inteligente de frenagem (IBA). São várias as informações mostradas no computador de bordo, como por exemplo, mostram o alerta de pressão dos pneus.
Os freios tem a assistência ABS com sistema de distribuição de frenagem e controle eletrônico de estabilidade e de tração calibrados também para o uso fora-de-estrada. Traz também a trava elétrica das portas com acionamento na chave, sistema de partida do motor por controle remoto “Remote Start System” (com acionamento do ar-condicionado, se ligado). O sensor de chuva é com ajuste automático de intensidade, acendimento automático dos faróis através de sensor crepuscular e sensor de estacionamento dianteiro e traseiro.
Entre os itens de série o Trailblazer Premier tem o assistente de partida em aclive (Hill Start Assist), controle de velocidade em declive (Hill Descent Control) e controlador de velocidade de cruzeiro. Vem ainda com a câmera de ré de alta definição, direção com assistência elétrica progressiva.
Posição: Dianteiro, longitudinal
Número de cilindros: 4 em linha
Número de válvulas: 16
Combustível: Diesel
Taxa de compressão:16,5: 1
Alimentação: Injeção direta
Tipo: Automático de 6 marchas com Active Select (mudanças manuais)
Tração: Traseira, redução final 4×4
Dianteiros: Discos
Traseiros: Discos
Direção: Caixa de direção elétrica por correia
Dianteira: Independente com braços articulados, molas helicoidais, barra estabilizadora e amortecedores telesc. hidráulicos pressurizados
Traseira: 5-Link, molas helicoidais, barra estabilizadora e amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados
Tipo: 4×4 (Seletor eletrônico de tração 4×2, 4×4 High / Low)
Comprimento: 4887 mm
Distância entre-eixos: 2845 mm
Largura: 2132 mm
Altura: 1844 mm
Porta-malas: 554 litros (5 ocupantes)
7 lugares: 205 litors
Totalmente rebatido: 1830 litros