Fabricado na Argentina, o Fiat Cronos chegou ao mercado brasileiro no início de 2018, portanto, para ser mais exato em fevereiro.
Nesta avaliação do Fiat Cronos, mostramos a opção Drive 1.8 Automático, ou seja, a de menor preço para venda com o câmbio automático de 6 marchas, sendo assim, o preço público sugerido é de R$ 71.990 .
O sedã Cronos traz a frente com vincos no capô que formam um ‘V’. Já a grade dianteira é preta com o símbolo da marca ao centro e dois frisos cromados um de cada lado.
Os faróis são com máscara negra e o para-choque, na cor do carro. Ele tem no centro uma grade preta, para comparar, o desenho lembra uma boca com um sorriso. Finalizando, nas extremidades, suportes pretos, onde são acoplados os faróis de neblina nas versões que trazem este acessório.
As laterais utilizam apliques pretos nas colunas das portas. Mas não é só isso. Os vincos iniciam nas lanternas traseiras, atravessam toda a carroceria na altura das maçanetas até os faróis.
Os vincos aparecem também na parte inferior das portas e as caixas de rodas não possuem molduras. O Fiat Cronos Drive 1.8 Automático sai da fábrica com rodas em aço estampado 15 polegadas com calotas. Os pneus são do tipo verde com baixa resistência a rolagem 185/60 R15.
Produzido na mesma plataforma do hatch Argo, o sedã Cronos tem comprimento de 4,3 m. A distância entre-eixos é de 2,5 m, já a largura da carroceria é de 1,9 m e altura de 1,5 m.
Com estas dimensões, o sedã tem capacidade volumétrica do porta-malas de 525 litros sem rebater os bancos, portanto, um dos maiores da categoria. E o tanque tem a capacidade de até 48 litros de combustível.
Esta versão do sedã compacto Premium traz entre os itens de série o painel com o quadro de instrumentos de 3,5″. Nele, o velocímetro e o conta-giros são analógicos. E no centro uma tela com as informações do computador de bordo. Portanto, através dele é possível visualizar o consumo médio, hodômetro total e parcial, velocidade digital, entre outras.
O volante traz o ajuste de altura, ele é multifuncional, com os comandos para acessar as informações do computador de bordo, atender o celular pareado, aumentar e diminuir o volume do sistema de som e mudar as estações do rádio AM/FM.
A Central Multimídia UCONNECT com tela de 7” sensível ao toque, está bem no centro do painel. Ela é compatível com Android Auto e Apple Car Play, tem ainda Bluetooth, entrada USB, portanto reproduz arquivos de áudio, e sistema de reconhecimento de voz.
Os bancos são em tecido preto, o do motorista vem com ajuste de altura, além do ajuste de encosto. Os assentos traseiros utilizam três encostos de cabeça e todos os cintos de segurança, por exemplo, são de três pontos. Ele vem ainda com o sistema Isofix para cadeiras infantis.
O Fiat Cronos Drive 1.8 Automático tem o motor 1.8 E.torQ Evo VIS. Sendo assim a potência é de 135 cv (G)/139 cv (E) a 5.750 rpm. Entrega torque de 18,8 kgfm (G)/19,3 kgfm (E) a 3.750 rpm. O câmbio é automático de 6 marchas, da fabricante japonesa Aisin. Este câmbio, por exemplo, traz recursos como o de desacoplar, quando o carro para em um semáforo, isso ocorre para economizar combustível.
O Fiat Cronos Drive 1.8 Automático, nos testes validados pelo Inmetro para o programa brasileiro de etiquetagem veicular, abastecido com etanol, na cidade mostrou que o consumo é de 7,4 km/l e na rodovia de 9,3 km/l.
Nesta avaliação do Fiat Cronos Drive 1.8 Automático feita por AutoAgora.com.br , com o ar-condicionado ligado, o consumo de combustível foi de 7,2 km/l na cidade e 9,0 km/l na estrada.
Este sedã tem a suspensão dianteira do tipo McPherson, portanto, independente. Na traseira a suspensão é do tipo eixo de torção.
Os freios são a discos ventilados na frente e tambores traseiros. Já a direção tem a assistência elétrica progressiva com o motor na coluna da direção.
Mesmo sendo um sedã compacto Premium oferece bom espaço para todos os ocupantes. Isso ocorre inclusive no banco traseiro, até para quem senta no meio, porque o carro foi bem projetado.
Ao entrar o motorista não tem dificuldades para encontrar a opção mais confortável e que permita boa visualização dos instrumentos.
No entanto, como na maioria dos modelos com o câmbio automático, o arranque é lento. Porém, caso o motorista necessite de performance mais esportiva, pode optar por trocar as marchas manualmente, com o giro mais alto do motor. Isso porque o câmbio permite este tipo de mudança na própria alavanca.
Já no uso urbano, com o trânsito carregado, as mudanças são suaves, sem trancos. Porém, ao exigir um pouco mais, pressionar o acelerador com mais força, a reação é lenta.
O mesmo ocorre quando está na rodovia, em uma situação de ultrapassagem, por exemplo. Mas não assusta, quando é necessário exigir do conjunto motor/câmbio, ele entrega boa potência e torque, faz o carro andar rápido, porém, demora um pouco para reagir.
O conjunto de suspensão está bem calibrado. Isso significa que é confortável ao passar nos buracos, valetas, lombadas, tão comuns na cidade, e firme nas curvas de uma rodovia.
Outro item bem ajustado é o sistema de direção elétrico progressivo. Isso porque não decepciona nas manobras de estacionamento e atende as exigências quando é preciso ser firme em uma curva.
O Fiat Cronos Drive 1.8 Automático têm preço público sugerido de R$ 71.990. Entre os itens de série para segurança do motorista e ocupantes, por exemplo, traz os obrigatórios airbags duplo e freios ABS com EBD.
Para auxiliar a condução, o motorista conta com o controle de estabilidade e tração. No entanto, ele pode ser desativado, se assim o motorista preferir. Inclui também o sistema ativo do freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas em subida (Hill Holder).Vem ainda com a sinalização de frenagem de emergência (ESS), o sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico e o sistema de monitoramento de pressão dos pneus.
Integra também o pacote, as travas elétricas com travamento automático a 20 km/h, indicador de portas abertas, luz interna com temporizador e tampa do combustível. Mas no entanto, os vidros elétricos estão nas portas dianteiras e o ar-condicionado é mecânico.
Para ter vidro elétrico também nas portas traseiras e sistema de ar-condicionado digital é necessário incluir´na compra um pacote. Nele estão ainda os retrovisores externos elétricos com luzes indicadoras de direção integradas e função Tilt Down (rebatimento automático do retrovisor direito ao acionar a ré) e a câmera de ré com linhas dinâmicas. O custo deste pacote é de R$ 3.290,00, isso eleva o preço final a R$ 75.280.
A Fiat oferece ainda um pacote composto por faróis de neblina, banco traseiro bi-partido, piloto automático, volante em couro com borboletas para a troca das marchas e rodas de liga leve 16” com pneus 195/55 R16, portanto, ele custa R$ 4.290,00.
Sendo assim, nesta avaliação do Fiat Cronos Drive 1.8 Automático, constatamos que o preço final com todos os opcionais oferecidos pela Fiat, ele pode chegar a R$ 79.570.
Outro custo adicional está nas cores disponíveis. Isso porque, pela cor sólida preta não há custo. Já a Branca Banchissa e a Vermelha Monte Carlo custam R$ 950,00. As opções de cores metálicas são Preto Vesúvio, Cinza Silverstone e Prata Bari. E as opções perolizadas são o Vermelho Marsala e Branco Alaska, cada uma delas custa R$ 1790,00.
Portanto, nestas condições o sedã não se enquadra em um dos requisitos para o público PCD, ou seja, custar até R$ 70.000. Porém, vale lembrar que, para este tipo de cliente a Fiat oferece a opção Drive com motor 1.3 Firefly. Neste caso o câmbio é automatizado GSR de 5 marchas com preço a partir de R$ 66.690.
Para finalizar, em virtude da pandemia provocada por causa do coronavírus, a Fiat promove várias ações de incentivo, com descontos, parcelas prorrogadas e também atende os clientes de maneira remota.
Motor: 1.8 E-TorQ EVO VIS Flex
Disposição: Dianteiro transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Número de válvulas: 16
Cilindrada: 1.747cm³
Potência: 135 cv (G) / 139 cv (E) a 5.750 rpm
Torque: 18,7 kgfm (G)/ 19,2 kgfm (E) a 3.750
Alimentação: Injeção multiponto, sequencial indireta
Taxa de compressão: 12,5:1
Câmbio: Automático, 6 marchas
Tração: Dianteira
Direção: Assistência elétrica
Dianteira: Independente tipo McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores, com geometria triangular e barra estabilizadora
Traseira: Eixo de torção com rodas semi independentes
Dianteiro: Disco ventilado, diâmetro de 284 x 22 mm
Traseiro: Tambor com sapata autocentrante e regulagem automática de jogo
Pneus: 185/60 R15
Rodas: Aço estampado 15″
Comprimento: 4.364 mm
Largura: 1.962 mm
Altura: 1.516 mm
Entre-eixos: 2.521 mm
Tanque de combustível: 48 litros
Porta-malas: 525 litros
3 Comments
1.8 at6 automatico…. controle estabilidade …..consumo cidade media 7,00 km/l rodovias 16,5 em velocidades 80/120 kmh…. medias obtidas em 4.000 kms rodados……. em circunstancias mais favoraveis em rodovias chegou a 18,00 km/l…. excelente retomada de velocidade.
Como sempre explico nas Avaliações, o consumo de combustível sofre influência da temperatura ambiente, local por onde o carro passa, ar-condicionado ligado, enfim são muitas a variáveis. Estou feliz por você estar contente com o carro. Obrigado por compartilhar suas impressões.
[…] Leia também: Avaliação: Fiat Cronos Drive 1.8 Automático […]