O Fiat Mobi foi lançado no Brasil em 2016 com a missão de ser o modelo de entrada da marca e posteriormente substituir o consagrado Fiat Uno. O público principal do modelo é o jovem que vai comprar o primeiro carro, por isso, na época do lançamento ele foi apresentado com cores chamativas e campanhas nas redes sociais. Apesar de algumas críticas, principalmente sobre a capacidade do porta-malas, o pequeno Fiat conquistou seu espaço no mercado e evoluiu, tanto que em 2020, a fabricante lançou o Fiat Mobi Trekking 2021, a versão aventureira urbana, com suspensão elevada e visual fora de estrada.
Na linha 2023 o Fiat MobiTrekking traz no desenho da dianteira um capô com vincos acentuados no centro e adesivo preto ladeado por frisos laranja. Os faróis são máscara negra e as lâmpadas de direção laranja. A grade preta traz o logotipo FIAT na cor grafite bem ao centro. Já o para-choque é na cor da carroceria, nas pontas uma área esculpida, a qual acomoda as luzes de neblina. Na parte inferior do para-choque outra grade na cor preta reforça o visual esportivo do subcompacto Fiat.
Ao observar a lateral, o interessado no Fiat MobiTrekking 2023 percebe que os detalhes esportivos e que remetem ao fora de estrada estão mais evidentes. No teto há barras escurecidas, a área envidraçada tem as molduras pretas, mesma cor dos apliques nas colunas das portas e capas dos retrovisores. Os faróis avançam para os para-lamas, onde eles terminam, nasce um vinco que desce até a divisão da porta. Outro vinco que está nessa divisão, segue pela carroceria na direção das maçanetas, as quais são na cor da carroceria, até terminar nas lanternas traseiras.
Acesse e conheça o Canal AutoAgoracombr e assista o vídeo de Avaliação do Fiat Mobi Trekking 2023
As caixas das rodas do Fiat Mobi Trekking 2023 são com molduras, ligadas por um friso preto. As rodas são de aço estampado 14 polegadas com calotas integrais, porém, a Fiat oferece como opcional as rodas de liga leve e os pneus 175/65 R14. Comparado ao Mobi Like e Easy, o Trekking tem suspensão elevada, a altura em relação ao solo é de 19 cm, enquanto que as versões Easy e Like essa relação é de 15 cm.
Já na traseira, o Mobi chama a atenção em todas as versões. O breaklight está no teto na área externa. A tampa do porta-malas é toda de vidro escurecido de alta resistência. O limpador está no centro e abaixo dele o logo escurecido FIAT e abaixo no lado esquerdo a inscrição MOBI. Abaixo um friso laranja e a inscrição TREKKING. As lanternas são arredondadas e formam um C estilizado. O para-choque é na cor da carroceria, uma moldura na parte do meio com um adesivo preto acomoda a placa de identificação estilo Mercosul. E abaixo uma grade preta reforça o visual fora de estrada.
Ao entrar no Mobi Trekking 2023, o motorista encontra o painel de material plástico, um quadro de instrumentos com informações analógicas e digitais. O conta-giros é pequeno posicionado no lado esquerdo do mostrador. O velocímetro também analógico está em evidência e no meio uma tela TFT retangular 3,5 polegadas a qual mostra as informações do hodômetro total e parcial, relógio e quantidade de combustível.
A central multimídia com tela sensível ao toque de 7 polegadas é item de série, vem com os sistemas Android Auto e Apple Car Play, a conexão é Wireless e Bluetooth, além disso traz entrada USB e sistema de reconhecimento de voz. Já o volante em material plástico é multifuncional, nas teclas laterais é possível atender o celular pareado, fazer ligações, mudar as estações de rádio e acionar o comando de voz. Há dois consoles porta-objetos, um no teto e outro no centro abaixo onde está a alavanca do câmbio. Os bancos são em tecidos com grafia Trekking. O ar-condicionado é mecânico, ele está entre os itens de série do modelo.
Com características urbanas, o subcompacto Fiat Mobi Trekking 2023 tem comprimento de 3,6 m, enquanto que a distância entre-eixos é de 2,3 m. Sua largura é de 1,6 m e a altura de 1,5 m. No porta-malas a capacidade é de 200 litros, o encosto traseiro pode ser rebatido para ampliar o espaço de carga.
O Fiat MobiTrekking 2023 tem o motor Fire Evo Flex 1.0L entrega potência de 74 cv (E)/ 71 cv (G), enquanto que o torque é de 9,7 kgfm (E)/9,3 kgfm (G). Com quatro cilindros, este motor é uma evolução, ‘EVO’, do motor Fire. Em relação ao anterior, ele recebeu modificações nos bicos injetores, coletor de aspiração, pistões, eixo de comando, tampa de válvulas, tensor automático da correia de distribuição e central eletrônica de injeção, para melhorar a eficiência e também consumir menos combustível e o câmbio é manual de cinco marchas.
Antes de falar sobre as impressões ao dirigir, vale ressaltar que o Mobi Trekking é um subcompacto pensado e desenvolvido com características de uso urbano. Por isso, ao entrar o motorista percebe que ele oferece um bom espaço para os ocupantes dos bancos dianteiros, mas nos bancos traseiros, este espaço é pequeno, principalmente para quem senta no meio.
Após entrar, é natural ajustar banco, volante e retrovisores, o que é feito facilmente, ele tem ajuste de altura no volante. A grafia do painel de instrumentos é grande para o velocímetro, porém, o conta-giros é menor, quase que imperceptível. Já no display digital as informações são fáceis de visualizar. Para acionar o motor a chave é do tipo canivete com telecomando para abertura das portas. O som do motor que invade a cabine, mas sem incomodar. Depois disso é só engatar a primeira marcha e acelerar para se surpreender.
A potência e torque do motor Fire Evo é suficiente para que o Mobi Trekking seja esperto e ágil, principalmente no trânsito. Ele arranca rápido, desenvolve velocidade constante e não perde o folego mesmo nas subidas. As trocas das marchas são realizadas de maneira macia e precisas. A alavanca e o pedal da embreagem não oferecem resistência nas movimentações. Ao passar por valetas e lombadas, as suspensões elevadas cumprem bem seu objetivo, ou seja, não deixar ele raspar o assoalho, mas não é por isso que ele deixa de se estável quando entra em uma curva.
Mas quem tem um automóvel, seja ele de qual categoria, não vai utilizá-lo só na cidade, sendo assim, ao entrar na rodovia com o Fiat Mobi Trekking 2023 ele surpreende. Chega na velocidade de 120 km/h sem pisar muito no acelerador e estabiliza facilmente e assim se mantém. Quando é necessário reduzir e acelerar novamente, ou seja, uma retomada, ele reponde prontamente e ainda é estável nas curvas, até as mais fechadas.
O Mobi Trekking não é carro ser espaçoso e luxuoso, porém, por ser um subcompacto é ágil e divertido para guiar e a sua principal qualidade é a economia de combustível, a qual mostraremos a seguir.
O consumo de combustível do Fiat Mobi Trekking 2023 registrado no Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro, na cidade é de 13,5 km/L (gasolina) / 9,6 km/l (etanol). Ao rodar na estrada o consumo é de15 km/L (G)/10,4 km/L (E). O Fiat Mobi Trekking foi entrega para a Avaliação do AutoAgora.com.br abastecido com gasolina. Após rodar na cidade e estrada, o computador de bordo mostrou que o consumo foi de12 km/L no ciclo urbano e 16,4 km/L na rodovia.
O preço do Fiat Mobi Trekking 1.0 2023 é R$ 73.590. Durante o período do plano de incentivo do governo para a compra de carros novos, o modelo recebeu desconto de R$ 7.000,00 e assim era vendido a R$ 65.290. Só para comparar e o leitor ter uma noção melhor da evolução dos preços dos automóveis, quando lançado em outubro de 2020, já como linha 2021, o Fiat Mobi Trekking custava R$ 47.390.
Entre os itens de série, além dos já mostrados, o Mobi Trekking tem o airbag duplo (motorista e passageiro), ajuste de altura no banco do motorista, freios ABS com EBD, sensor TPMS para medição da carga dos pneus, vidros elétricos dianteiros, o computador de bordo mostra distância, consumo médio, consumo instantâneo e autonomia, direção hidráulica e travas elétricas nas quatro portas. Entre os opcionais está o PACK STYLE composto por retrovisores externos elétricos com Tilt Down, luzes indicadoras de direção e rodas de liga leve 14 polegadas por R$ 2.200,00. Ainda como opcional para o Mobi Trekking está o ESC (controle de estabilidade) e Hill Holder (assistente de partida em aclive) que custa R$ 700,00.
Disposição: Dianteiro transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Número de válvulas: 8
Cilindrada: 999,1 cm³
Taxa de compressão: 13,0:1
Alimentação: Injeção eletrônica
Tração: Dianteira
Direção: Assistência hidráulica
Dianteira: Independente tipo McPherson
Traseira: Eixo de torção
Freios Fiat Mobi Trekking 2023
Dianteiro: Disco ventilado
Traseiro: Tambor
Pneus: 175/65 R14
Rodas: Aço estampado 14″
Comprimento: 3.596 mm
Entre-eixos: 2.304 mm
Largura: 1.666 mm
Altura: 1.552 mm
Porta-malas: 200 litros
Tanque de combustível: 47 litros
Colaborou: Fiat Automóveis
Fotos: AutoAgora.com.br – Imagens
12 Comments
Sou louco pra ter um.
Acho ele lindo.
Tenho um Fox Extreme 2019 com 14500 km,vou providenciar vendê-lo,aí eu compro um Mobi desse.
Oi bem vindo. Tenho certeza que consegue. Obrigado por deixar a sua opinião e muito sucesso.
Os carros da Fiat são tops, o meu carro antetior, era um Mobi Like 1.0, como qualquer carro, todos tem seus prós e seus contras, eu particularmente gastei muito do meu, e gostaria de trocar por essa nova versão 2023. Há, senti falta da Fiat no BBB, não menosprezando as outras marcas, é que esse programa já tem a cara da Fiat. ❤️Queria saber o valor dessa versão??
Oi, bem vinda. A Fiat não participou do BBB por causa de uma nova estratégia, porém, tanta gente achou falta e quem sabe talvez voltem. Bom saber que você gostou do carro, o Mobi Trekking atual custa R$ 73.590, na postagem estão os detalhes, inclusive mostrando o que é de série e opcional. Obrigado pelo contato.
Tem um carro desse, e jamais compraria outro. O motor é muito fraco e requer certa atenção para iniciar uma ultrapassagem até mesmo em pistas duplicadas. Se for numa subida, nem tente, pois ficará emparelhado e não vai conseguir. Devido a falta de desempenho, e ter que andar com o pé direito sempre atolado, o consumo também se torna elevado. Infelizmente comprei no meu CNPJ, e vou ter que aguentar mais dois anos. Não recomendo.
Oi bem vindo. Eu andei com ele na estrada, fui até São José dos Campos, mantendo a velocidade de 120 km/h, estava abastecido com gasolina e me surpreendeu. O desempenho foi muito bom. E lá em São José passei por uma subida com outro ocupante e ele não perdeu o fôlego até a pessoa que estava comigo ficou surpresa. Obrigado por deixar sua opinião.
Carro muito bom e tem uma economia de combustível considerável, com esse preço merecia o porta malas todo revestido em carpete e trip Se trip B.
No mais ótimo carro.
Oi. Concordo com você o Mobi é muito econômico, ele surpreende neste quesito. Obrigado por comentar.
Tenho un uno 2015 1.0 way completo, comprei em 2015 lá se foram 8 anos pena que a Fiat não tenha seguido na continuidade do uno que há meu ver é superior ao mobi, pois tem mais espaço e bem mais completo que a versão do mobi trekking….
Oi, obrigado pelo contato. A Fiat deixou de fabricar o Uno, mas deixou no lugar o Argo, a versão de entrada do Argo é a que mais se aproxima do Uno.
Oi eu acabei de adquirir um Fiat Mobi 1.0 e estou amando muito econômico desenvolve bem nas subidas, sem falar que, por ser um carro subcompacto, mais tem suas vantagens, é fácil pra estacionar, cabe em qualquer espaço curto, já tive dois Unos sempre gostei muito desses carros o meu primeiro era de 2 portas mais era todo completo Uno Vivace, comprei um Uno Way muito bom também, depois comprei um Gol e não me acostumei, tem nada haver com os carros da Fiat são insubstituíveis… Hoje tenho um Mobi versão mais novo ótimo bom todo….
Oi Ana, bem vinda. Você resumiu bem o que é o Mobi pra você. Muito obrigado por deixar seu comentário.