Avaliação: Fiat Pulse Audace, na foto a esquerda e Fiat Pulse Impetus na foto a direita
Por: Edison Ragassi
O Fiat Pulse foi lançado em outubro de 2021. O modelo foi o responsável por incluir a fabricante Fiat no concorrido segmento dos SUVs. Segundo a FENABRAVE (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), em 2021, os SUVs somaram 668.445 unidades emplacadas, ou seja, 44,74% de todos os automóveis que foram vendidos no Brasil. O Pulse chegou com várias versões e duas opções de motor e câmbio. Nesta Avaliação mostramos duas das opções de acabamento a Audace e Impetus.
O visual da dianteira do Fiat Pulse Audace traz o capô com vincos acentuados, faróis em LED, assim como a assinatura também em LED. A grade preta com o logo FIAT bem grande está no centro. O para-choque tem molduras nas extremidades. Uma grade menor está na parte inferior junto com uma barra cinza.
Já o Fiat Pulse Impetus tem no capô os mesmos vincos da versão Audace, assinatura em LED nos faróis, porém a grade traz frisos cromados. Outro detalhe que diferencia as versões está nas molduras colocadas nas laterais do para-choque, pois há luzes de neblina, no entanto, a grade e barra inferior são iguais.
Nas laterais, o Fiat Pulse Audace tem as barras no teto, molduras das portas e capa dos retrovisores na cor preta. Os vincos começam nas portas, avançam na região das maçanetas e terminam nas lanternas. As caixas das rodas utilizam molduras, o que reforça o visual esportivo. As rodas são de liga leve diamantadas 16 polegadas, os pneus são 195/60 R16.
Enquanto que na lateral do Fiat Pulse Impetus na cor Azul Amalfi tem como opcional o teto Cinza Strato, o custo destas cores é de R$ 2.053,00. Neste caso, a capa dos retrovisores do Fiat Pulse Impetus também é Cinza Strato. Também tem as molduras nas caixas de rodas, e as rodas são maiores, de liga leve 17 polegadas com acabamento diamantado, calçadas com pneus 205/50 R17.
A traseira do Fiat Pulse Audace e Fiat Pulse Impetus tem o desenho semelhante. Um aerofólio sai do teto, no Audace da mesma cor da carroceria e no Impetus na cor do teto, ou seja, Cinza Strato. O vidro é inclinado, com o limpador no centro. A grande logomarca FIAT está na parte superior da tampa. No centro há uma área esculpida para acomodar a placa Mercosul. As lanternas têm o formato de gota, sendo que a parte arredondada está na lateral e parte afilada avança para a tampa do porta-malas.
No interior, o Fiat Pulse Audace tem o volante multifuncional revestido em couro com ajuste de altura e Paddle-shifters, por sua vez, no Fiat Pulse Impetus o volante tem o mesmo revestimento e funcionalidade, porém, ajusta altura e profundidade, nas duas versões o comando do módulo Sport é bem chamativo ocorre no botão na cor vermelha e a escrita Sport em branco.
Porém, o painel de instrumentos é bem diferente nas duas versões. O Fiat Pulse Audace traz o quadro de instrumentos 3,5 polegadas em TFT multifuncional com relógio digital, calendário e informações do veículo personalizável. Ele mistura informações analógicas e digitais. O velocímetro e conta giros são analógicos, no centro há uma tela onde o motorista pode optar por mostrar a velocidade de maneira digital e também obtém as informações do computador de bordo. Já para o Fiat Pulse Impetus o quadro de instrumentos é totalmente digital com tela de 7 polegadas Full Digital.
A central multimidia do Fiat Pulse Audace tem a tela de 8,4″ touchscreen, ela aceita Android Auto e Apple Car Play, sem necessidade de cabo para conexão, tem o comando de voz, Bluetooth, reproduz MP3, rádio AM/FM, entrada auxiliar, porta USB (2), USB tipo A e tipo C. No Fiat Pulse Impetus a central multimídia tem a tela de 10,1 polegadas touchscreen, com todas as funções da utilizada na versão Audace.
A central multimidia com tela 10,1″ pode ser incluída como opcional no Fiat Pulse Audace, o pacote Pack Connect custa R$ 3.809,00. No caso o Audace desta Avaliação ele está equipado com este pacote. No entanto, o revestimento dos bancos do Fiat Pulse Audace é em tecido, por se tratar de uma versão acima, o Impetus tem bancos revestidos em couro. Nas duas versões não há bancos com ajustes elétricos.
As dimensões do Fiat Pulse são as mesmas independentemente da versão, ele tem 4 m de comprimento, distância entre-eixos de 2,5 m, a largura é de 1,7 m e a altura de 1,5 m. No porta-malas a capacidade é de 370 litros, porém ela pode ser ampliada ao rebater os bancos e encostos traseiros. A versatilidade fica por conta do rebatimento 60/40.
O SUV Fiat Pulse foi responsável por estrear o motor Turbo 200 Flex. Ele entrega 130 cv de potência abastecido com etanol e 125 cv ao usar gasolina. Seu torque é de 20,4 kgfm a 1.750 rpm, isso abastecido com etanol ou gasolina. Ele pertence a família de motores mais moderna do Grupo Stellantis.
Entre as tecnologias adotadas neste motor está o turbocompressor com válvula wastegate eletrônica, injeção direta de combustível e o exclusivo sistema MultiAir III, o qual controla de maneira flexível as válvulas de admissão. Além do novo motor 1.0 T200, a Fiat passou a utilizar no Pulse o câmbio CVT, ou transmissão continuamente variável, com simulação de 7 marchas e 3 modos de funcionamento: Automático, Manual e Sport.
O possível comprador de um Fiat Pulse que vai até a concessionária, obviamente irá entrar em todas as versões disponíveis do modelo, analisar as diferenças entre elas, realizar o teste drive e conferir a conta bancária para escolher qual versão levar.
Sendo assim, após entrar no Fat Pulse Audace e no Fiat Pulse Impetus, o interessado irá notar que o Impetus passa a impressão de ser mais moderno e tecnológico. Isso nem tanto pelo visual externo, pois o Audace na parte exterior tem um visual mais voltado para o esportivo, enquanto que o Impetus é mais requintado.
Mas no interior, o painel de instrumentos do Pulse Audace com os mostradores analógicos tem um ar vintage, enquanto os do Impetus totalmente digitais passam a sensação de modernidade. Já a diferença da tela do multimídia, uma 8,4” e outra 10,1” não salta tanto aos olhos, o mesmo ocorre com as funcionalidades.
Outro detalhe que chama a atenção é o revestimento dos bancos, em tecido no Audace e couro no Impetus. Neste caso cabe ao comprador definir qual o melhor, pois gosto não se discuti, mas vale ressaltar que seja um ou outro, eles combinam com todos os detalhes do modelo.
No entanto, a performance não será o divisor de águas que irá fazer o interessando escolher por uma ou outra versão, isso porque o desempenho do Fiat Pulse Audace e Fiat Pulse Impetus é muito semelhante. O motor 1.0 3 cilindros turbo T200 está muito bem ajustado, proporciona um arranque rápido, desenvolve velocidade de maneira rápida. O câmbio CVT tem pouco retardo, quando é necessário exigir mais do acelerador. No circuito urbano, ou seja, ao rodar na cidade, as suspensões têm calibragem que proporciona conforto ao passar por valetas, lombadas e imperfeições do asfalto. Por ser um SUV compacto é muito fácil encontrar uma vaga e estacionar.
Ao encarar uma estrada o Fiat Pulse T200 se sai muito bem! Desenvolve velocidade rapidamente, mantem ela de maneira constante, quando é necessário tirar um pouco o pé e retomar, responde de maneira imediata. E para quem gosta de dirigir de maneira mais esportiva há o botão Sport, o qual proporciona reações mais rápidas. No geral, o Fiat Pulse atende quem precisa de um veículo versátil e com bom espaço.
Acesse também o Canal AutoAgoracombr
O Fiat Pulse versão Audace e Impetus faz 8,5 km/L na cidade e 10,2 km/L na estrada, abastecido com Etanol e 12 km/L no ciclo urbano e 14,6 km/L na rodovia quando está abastecido com gasolina. Este consumo é o registrado no Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) para o Programa Brasileiro de Etiquetagem-PBE. Nesta Avaliação ele foi utilizado tanto na cidade como na estrada com o ar-condicionado ligado.
As duas versões do Pulse, Audace e Impetus foram entregues abastecidas com Etanol e o consumo registrado no computador de bordo da versão Audace foi de 7,3 km/L na cidade e 9 km/L na estrada. Já a versão topo de linha Impetus chegou a 6,9 km/L ao rodar no ciclo urbano e 10 km/L na estrada. Esta diferença se dá por causa das condições climáticas, intensidade do trânsito e também pela maneira de dirigir. No caso da opção de topo, exigiu-se um pouco mais do acelerador, principalmente nas arrancadas.
O preço do Fiat Pulse Audace 2022 é 119.020. Além dos itens já mostrados ele traz de série, a câmera traseira em alta definição com linhas adaptativas, indicador de troca de marcha (Gear Shift Indicator), 4 alto falantes (2 dianteiros e 2 traseiros), antena, console central com apoio de braço, porta-copos, porta-celular e porta-objetos.
Para auxilio ao motorista o Pulse Audace traz o Hill Holder (sistema ativo freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do veículo em subida), ADAS, AEB (Frenagem autônoma de emergência), LDW (Alerta de mudança involuntária de faixa) e AHB (Comutação automática de farol alto), ASR (Controle eletrônico de tração), ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade), TC+ (Electronic Locker), ESS (Sinalização de frenagem de emergência), freios ABS com EBD, sensor de estacionamento traseiro.
No que diz respeito a segurança, ele vem com quatro airbags (2 frontal, 2 tórax e cabeça). Ele ainda vem com o, carregador do celular por indução (Wireless Charger), três apoios de cabeça traseiros, regulagem de altura no banco do motorista, partida remota via chave canivete, retrovisores externos com regulagem elétrica e função Tilt down, direção elétrica, controlador de velocidade (piloto automático), alarme antifurto e sensor de pressão dos pneus (iTPMS).
Já o preço do Fiat Pulse Impetus é R$131.041, ele vem com todos os equipamentos tecnológicos da versão Audace e ainda tem a mais o sensor de estacionamento dianteiro, navegação embarcada, tapetes de carpete, retrovisor interno eletrocrômico, sensor de chuva e crepuscular e faróis de neblina dianteiros com função cornering lamps.
Sendo assim, a principal diferença entre o Fiat Pulse Audace e Fiat Pulse Impetus é a inclusão de equipamentos e os detalhes de acabamento, como por exemplo os bancos com revestimento em couro e rodas maiores. Por isso a diferença média de preço gira em torno de R$ 12.000,00. Para confirmar, basta acessar o site da Fiat e fazer a configuração dos modelos.
Motor: 1.0 Turbo 200 Flex
Disposição: Dianteiro transversal
Número de cilindros: 3 em linha
Número de válvulas: 12
Cilindrada: 999 cm³
Aspiração: Turbocompressor
Alimentação: Injeção eletrônica direta
Potência: 125 cv (G) / 130 cv (E) a 5.750 rpm
Torque: 20,4 kgfm (E/G) a 1.750 rpm
Tração: Dianteira
Direção: Eletro assistida
Dianteira: Independente tipo McPherson
Traseira: Eixo de torção
Dianteiro: Disco ventilado
Traseiro: Tambor
Rodas Fiat Pulse Audace: Liga leve 16”
Rodas Fiat Pulse Impetus: Liga leve 17”
Pneus Fiat Pulse Audace: 195/60 R16
Pneus Fiat Pulse Impetus: 205/50 R17
Comprimento: 4.099 mm
Entre-eixos: 2.532 mm
Largura: 1.774 mm
Altura: 1.577 mm
Ângulo de saída: 31,6°
Porta-malas: 370 litros
Tanque de combustível: 47 litros
Fotos: AutoAgora.com.br – Imagens