Avaliação: Fiat Strada Ultra 1.0 Turbo 2024

Avaliação: Jeep Renegade Trailhawk 1.3 4x4 2024 movimento
Avaliação: Jeep Renegade Trailhawk 1.3 4×4 2024
15/12/2023
Avaliação: YUAN PLUS EV SUV elétrico BYD
Avaliação: YUAN PLUS EV SUV elétrico BYD
19/01/2024
Avaliação: Fiat Strada Ultra 1.0 Turbo 2024 Movimento

Avaliação: Fiat Strada Ultra 1.0 Turbo 2024

Avaliação: Fiat Strada Ultra 1.0 Turbo 2024

A picape mais vendida do Brasil surpreende com motor turbo. Nem parece um veículo comercial

Avaliação: Fiat Strada Ultra 1.0 Turbo 2024

Avaliação: Fiat Strada Ultra 1.0 Turbo 2024

Por: Edison Ragassi

A picape compacta Fiat Strada é um fenômeno em vendas. Durante o ano de 2023, foram poucos os meses que ela não figurou como o automóvel mais vendido do país. No seu segmento, o de comerciais leves, liderou com larga vantagem frente as concorrentes. “Como em time que está ganhando não se mexe, mas melhora”, a Fiat atualiza regularmente a picape, não só no visual, mas também na motorização. A mais recente aconteceu em agosto de 2023, ela recebeu o motor 1.0L Turbo T200 e o câmbio CVT que simula 7 marchas.

Avaliação: Fiat Strada Ultra 1.0 Turbo 2024 Frente

Desenho chamativo na frente da Fiat Strada Ultra

No mix de versões foi incluída a Fiat Strada Ultra 1.0 Turbo 2024, modelo topo de linha, com visual diferenciado. A Strada Ultra Turbo 2024 traz os faróis com assinatura em LED, eles são ligados por um friso cromado. A grade frontal recebeu um novo desenho e na parte inferior um friso vermelho. Bem ao centro o logotipo FIAT na cor grafite chama a atenção e não poderia faltar a Fiat Flag colocada do lado esquerdo. O novo para-choque é integrado, com faróis de neblina em LED, frisos e grade inferior na cor preta e um novo skidplate na parte inferior, completam o visual esportivo da picape.

Avaliação: Fiat Strada Ultra 1.0 Turbo 2024 Lateral

Sem mudanças no desenho lateral da carroceria, da Fiat Strada Ultra Turbo, porém as rodas são exclusivas da versão

A lateral da Fiat Strada Ultra 1.0 Turbo 2024, observada a partir do teto, traz as barras cromadas as quais são ligadas ao santoantonio na cor preta. A mesma utilizada nas molduras dos vidros, apliques das colunas e capa dos retrovisores com luzes de direção em LED. Os filetes dos faróis avançam para o para-lamas, os quais são ressaltados. As maçanetas são da mesma cor da carroceria, há vincos na parte inferior das portas e um friso em cada uma delas. As caixas das rodas trazem molduras também pretas e uma quebra mato na parte inferior. As rodas são de liga leve 16 polegadas e os pneus 205/55R16.

Avaliação: Fiat Strada Ultra 1.0 Turbo 2024 Traseira

Avaliação: Fiat Strada Ultra 1.0 Turbo 2024, na traseira logo e para-choque escurecidos

Na traseira, o visual da caminhonete Fiat Strada Ultra 1.0 Turbo não é muito diferente das outras versões. As lanternas avançam para a tampa, mas não são bipartidas. A moldura onde elas são encaixadas, integra a carroceria. A tampa da caçamba abre para baixo, como em todas as outras versões. A identificação da picape está do lado esquerdo ‘STRADA’ e da versão ‘ULTRA’, no lado direito, logo abaixo a identificação do motor ‘TURBO 200’. E ao centro, a logomarca ‘FIAT’. Por sua vez, o para-choque é preto com refletores nas pontas.

Avaliação: Fiat Strada Ultra 1.0 Turbo 2024 Painel

Apesar de incluir o motor turbo no mix da Fiat Strada, a fabricante não mudou o painel de instrumentos

 

No interior o painel de instrumentos também não recebeu atualização. Mantém velocímetro e conta giros analógicos e no centro um visor com tela de 3,5′ TFT. O volante multifuncional revestido em couro tem ajuste de altura e Paddle-shifters para as trocas de marchas manuais.

Avaliação: Fiat Strada Ultra 1.0 Turbo 2024 Multimídia

Fiat Strada Ultra Turbo com multimidia Unconnect tela de 7 polegadas

A central multimídia Unconnect com tela de 7 polegadas sensível ao toque está no centro do painel. É compatível com o Android Auto e Apple Carplay, ambos os sistemas são pareados sem a necessidade do cabo. Logo abaixo estão os comandos do ar-condicionado digital. O carregador do celular por indução (Wireless Charger) está no console. Os bancos são revestidos em couro com as costuras vermelhas e ajustes manuais.

Avaliação: Fiat Strada Ultra 1.0 Turbo 2024 Caçamba

Na Fiat Strada Ultra 1.0 Turbo 2024 a capacidade da caçamba é de 844 litros e 650 kg

Dimensões e capacidades Fiat Strada Ultra 1.0 Turbo 2024

Para a linha 2024 da caminhonete Strada, a Fiat incorporou a opção de motor turbo e não alterou a plataforma do modelo, sendo assim ela mantém a mesmas dimensões, ou seja, a Strada Ultra Turbo mede 4,44 m de comprimento.

Avaliação: Fiat Strada Ultra 1.0 Turbo 2024 Espaço dianteiro Avaliação: Fiat Strada Ultra 1.0 Turbo 2024 Espaço traseiro

A distância entre-eixos, a qual proporciona o espaço interno é de 2,73 m. A largura é de 1,73 m e a altura é de 1,57 m. A altura mínima do solo da Fiat Strada Ultra é de 185 mm e o ângulo de entrada é de 23º. Por se tratar de um veículo comercial, o volume da caçamba é de 844 litros. Na caçamba, a capacidade de carga da Fiat Strada Turbo é de 650 kg.

Avaliação: Fiat Strada Ultra 1.0 Turbo 2024 Motor

Motor 1.0L Turbo GSE 3 cilindros da Fiat Strada é o mesmo utilizado no Pulse, Fastback e Peugeot 208

Motor e câmbio Fiat Strada Ultra 1.0 Turbo 2024

A partir da linha 2024 a picape mais vendida do Brasil, a Fiat Strada recebeu em sua linha a opção do motor turbo com o câmbio CVT. O motor é o 1.0L 3 cilindros GSE, o mesmo já utilizado nos SUVs Pulse e Fastback e recentemente incluído no Peugeot 208, outra marca do Grupo Stellantis.

Avaliação: Fiat Strada Ultra 1.0 Turbo 2024 Câmbio

Fiat Strada Ultra 1.0 Turbo 2024 com o câmbio CVT que simula 7 marchas

A potência do motor da Fiat Strada Ultra 1.0 Turbo 2024 é de 130 cv (E)/ 125 cv (G). Já o torque é de 20,4 kgfm a 1.750 rpm, com etanol ou gasolina, ou seja, 200 Nm. Segundo divulgado pela Fiat, este motor faz com que a Strada Turbo vá de 0 a 100km/h em 9,5 segundos. Para uma performance esportiva, há o botão Sport no volante. Ao acionar, todo o ajuste da picape é alterado para uma maior sensibilidade do pedal acelerador. O câmbio é automático do tipo CVT com simulação de 7 marchas e três modos de condução (Automático, Manual e Sport).

Avaliação: Fiat Strada Ultra 1.0 Turbo 2024 Movimento

Avaliação: Fiat Strada Ultra 1.0 Turbo 2024

Impressões ao dirigir Fiat Strada Ultra 1.0 Turbo 2024

Sem alterações na plataforma, a Fiat Strada Ultra 1.0 Turbo, tem um visual interno diferenciado em relação as outras versões. No interior ela é confortável, os detalhes de acabamento, cores dos tecidos, remetem a um veículo esportivo e espaçoso. No entanto, o painel de instrumentos já mostra sinal de cansaço.

Avaliação: Fiat Strada Ultra 1.0 Turbo 2024 Volante

Volante multifuncional e painel que mistura informações analógicas e digitais na Fiat Strada Ultra 1.0 Turbo 2024

Ele é de fácil visualização, pois mistura informações analógicas e digitais, porém, para imprimir modernidade, pelo menos nas versões com motor turbo, a Fiat poderia incluir o painel totalmente digital. Feita essa observação, o motorista ajusta os bancos, espelhos, volante com certa facilidade, mas por falar no volante, falta o ajuste de profundidade. A tela do multimídia é de simples entendimento, fácil parear o celular com alguns poucos toques na tela do aparelho e multimídia, também é possível espelhar o celular com Android Auto e Apple Carplay.

Avaliação: Fiat Strada Ultra 1.0 Turbo 2024

Avaliação: Fiat Strada Ultra 1.0 Turbo 2024

Apesar de ser a versão topo de linha, a Fiat Strada Ultra 1.0 Turbo 2024 Depois disso, ao girar a chave, a Fiat Strada Ultra 1.0 Turbo 2024 utiliza a chave tipo canivete, o som do motor T200 que invade a cabine é suave. Para sair da posição estacionária, basta uma leve pressão no acelerador que ela arranca forte.  

Avaliação: Fiat Strada Ultra 1.0 Turbo 2024 Movimento

Mesmo com a caçamba vazia a Fiat Strada Turbo oferece conforto aos ocupantes

Ao rodar na cidade ela mostra bom desempenho e conforto semelhante ao de um sedã. Com a caçamba vazia, ao passar pelas ondulações no asfalto, o motorista sente algum desconforto, o que é normal para este tipo de veículo, porém, não raspa o assoalho nas valetas e lombadas.

Avaliação: Fiat Strada Ultra 1.0 Turbo 2024

Avaliação: Fiat Strada Ultra 1.0 Turbo 2024

Ainda sem carga na caçamba, na rodovia, a Strada Ultra 1.0 Turbo, é estável, não joga a traseira, desenvolve velocidade rapidamente e constante, e o motor turbo proporciona excelentes retomadas. A sensação é de estar em um veículo esportivo. E ainda é possível acionar o modo Sport e trocar as marchas manualmente. Ao oferecer a Strada com opção de motor turbo, a Fiat colocou a picape compacta mais vendida do Brasil em outro patamar, pois uniu o desempenho esportivo a praticidade de um veículo comercial.

Avaliação: Fiat Strada Ultra 1.0 Turbo 2024

Além de mais potente, o motor turbo também oferece boa eficiência na Fiat Strada Ultra

Consumo, quanto faz por litro a Fiat Strada Ultra 1.0 Turbo 2024

A Fiat Strada Ultra 1.0 Turbo 2024 tem o consumo registrado no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular ((PBEV) de 12,1 km/L na cidade e 13,2 km/L na estrada abastecida com gasolina. Quando o combustível é o Etanol a Fiat Strada Turbo consome na cidade 8,3 km/L e na estrada 9,4 km/L. A Fiat Strada Ultra foi entregue abastecida com gasolina para esta Avaliação. Durante o período de teste ela rodou com o ar-condicionado ligado. Sendo assim, a média mostrada no computador de bordo na cidade foi de 10 km/L e na estrada chegou a 11,5 km/L.

Avaliação: Fiat Strada Ultra 1.0 Turbo 2024

Avaliação: Fiat Strada Ultra 1.0 Turbo 2024

Preço e itens de série Fiat Strada Ultra 1.0 Turbo 2024

O preço da picape Fiat Strada Ultra 1.0 Turbo 2024 é R$ 133.990. Além dos itens já mostrados, ela traz de série os dois airbags obrigatórios dianteiros para motorista e passageiro e os laterais. Há os controles eletrônicos de estabilidade, os obrigatórios freios ABS com EBD, Hill Holder (sistema ativo de freio com o controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do veículo em subida), alerta de uso do cinto de segurança para motorista e passageiro. Câmera de ré, vidros elétricos nas quatro portas, chave com telecomando e alarme antifurto. O protetor de cárter, capota marítima e santoantonio. Ainda entre os itens de série está o sistema direção com assistência elétrica progressiva e o E-Locker. Trata-se de um Controle de Tração Avançado (TC+) que bloqueia o diferencial para auxiliar rodar em pisos com terra, barro e pedras.

Acesse o Canal AutoAgoracombr e assista o vídeo de Avaliação

Fiat Strada, a picape e o automóvel mais vendido no Brasil

Ao encerrar 2023, a picape compacta Fiat Strada somou 120.600 unidades emplacadas. Este total concedeu ao modelo o título de automóvel e caminhonete mais vendida do Brasil. Vamos acompanhar e descobrir se a Strada manterá este desempenho em 2024.

Avaliação: Fiat Strada Ultra 1.0 Turbo 2024

Avaliação: Fiat Strada Ultra 1.0 Turbo 2024

Ficha técnica Fiat Strada Ultra 1.0 Turbo 2024

Motor Fiat Strada Ultra 1.0 Turbo 2024

Posição: Transversal dianteiro

Número de cilindros: 3 em linha

Cilindrada: 999 cm³

Taxa de compressão: 10,5 : 1

Potência: 125 cv (G) a 6.000 rpm/ 130 cv (E) a 5,750 rpm

Torque: 20,4 kgfm (G/E) a 1.750 rpm

Número de válvulas: 12

Injeção de combustível: Direta

Câmbio Fiat Strada Ultra 1.0 Turbo: Automático CVT com 7 marchas simuladas

Direção: Assistência elétrica progressiva

Suspensão Fiat Strada Ultra 1.0 Turbo

Dianteira: Independente McPherson

Traseira: Eixo rígido, com amortecedores hidráulicos de duplo efeito e molas parabólicas longitudinais

Freios Fiat Strada Ultra 1.0 Turbo

Dianteiro: A disco ventilado

Traseiro: A tambor com sapata autocentrante e regulagem automática de jogo

Rodas: Liga leve 16”

Pneus: 205/55R16

Dimensões/ Capacidades Fiat Strada Ultra 1.0 Turbo

Comprimento: 4.448 mm

Largura: 1.732 mm

Distância entre-eixos: 2.737 mm

Altura do veículo: 1.577 mm

Altura mínima do solo: 185 mm

Ângulo de entrada: 23°

Ângulo de saída: 29°

Capacidade de carga Fiat Strada Ultra 1.0 Turbo: 650 kg

Volume da caçamba: 844 litros

Tanque de combustível: 55 litros

 

Fotos: AutoAgora.com.br -Imagens

Colaborou: Fiat Automóveis

Leia também: Lançamentos 2024

autoagora.com.br
autoagora.com.br
O AutoAgora.com.br é um site criado pelo jornalista e radialista Edison Ragassi. Ele trabalha em veículos de comunicação desde 1988. Em 2001 especializou-se no setor automotivo como um todo. Desde a fabricação do veículo até o pós-vendas, incluindo o mercado de reposição independente. O principal objetivo do AutoAgora.com.br é auxiliar o leitor na compra, conservação, manutenção, venda, compartilhamento ou aluguel de um automóvel. Nosso objetivo é levar ao internauta a melhor informação sobre o setor automotivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *