A picape compacta Fiat Strada é um fenômeno em vendas. Durante o ano de 2023, foram poucos os meses que ela não figurou como o automóvel mais vendido do país. No seu segmento, o de comerciais leves, liderou com larga vantagem frente as concorrentes. “Como em time que está ganhando não se mexe, mas melhora”, a Fiat atualiza regularmente a picape, não só no visual, mas também na motorização. A mais recente aconteceu em agosto de 2023, ela recebeu o motor 1.0L Turbo T200 e o câmbio CVT que simula 7 marchas.
No mix de versões foi incluída a Fiat Strada Ultra 1.0 Turbo 2024, modelo topo de linha, com visual diferenciado. A Strada Ultra Turbo 2024 traz os faróis com assinatura em LED, eles são ligados por um friso cromado. A grade frontal recebeu um novo desenho e na parte inferior um friso vermelho. Bem ao centro o logotipo FIAT na cor grafite chama a atenção e não poderia faltar a Fiat Flag colocada do lado esquerdo. O novo para-choque é integrado, com faróis de neblina em LED, frisos e grade inferior na cor preta e um novo skidplate na parte inferior, completam o visual esportivo da picape.
A lateral da Fiat Strada Ultra 1.0 Turbo 2024, observada a partir do teto, traz as barras cromadas as quais são ligadas ao santoantonio na cor preta. A mesma utilizada nas molduras dos vidros, apliques das colunas e capa dos retrovisores com luzes de direção em LED. Os filetes dos faróis avançam para o para-lamas, os quais são ressaltados. As maçanetas são da mesma cor da carroceria, há vincos na parte inferior das portas e um friso em cada uma delas. As caixas das rodas trazem molduras também pretas e uma quebra mato na parte inferior. As rodas são de liga leve 16 polegadas e os pneus 205/55R16.
Na traseira, o visual da caminhonete Fiat Strada Ultra 1.0 Turbo não é muito diferente das outras versões. As lanternas avançam para a tampa, mas não são bipartidas. A moldura onde elas são encaixadas, integra a carroceria. A tampa da caçamba abre para baixo, como em todas as outras versões. A identificação da picape está do lado esquerdo ‘STRADA’ e da versão ‘ULTRA’, no lado direito, logo abaixo a identificação do motor ‘TURBO 200’. E ao centro, a logomarca ‘FIAT’. Por sua vez, o para-choque é preto com refletores nas pontas.
No interior o painel de instrumentos também não recebeu atualização. Mantém velocímetro e conta giros analógicos e no centro um visor com tela de 3,5′ TFT. O volante multifuncional revestido em couro tem ajuste de altura e Paddle-shifters para as trocas de marchas manuais.
A central multimídia Unconnect com tela de 7 polegadas sensível ao toque está no centro do painel. É compatível com o Android Auto e Apple Carplay, ambos os sistemas são pareados sem a necessidade do cabo. Logo abaixo estão os comandos do ar-condicionado digital. O carregador do celular por indução (Wireless Charger) está no console. Os bancos são revestidos em couro com as costuras vermelhas e ajustes manuais.
Para a linha 2024 da caminhonete Strada, a Fiat incorporou a opção de motor turbo e não alterou a plataforma do modelo, sendo assim ela mantém a mesmas dimensões, ou seja, a Strada Ultra Turbo mede 4,44 m de comprimento.
A distância entre-eixos, a qual proporciona o espaço interno é de 2,73 m. A largura é de 1,73 m e a altura é de 1,57 m. A altura mínima do solo da Fiat Strada Ultra é de 185 mm e o ângulo de entrada é de 23º. Por se tratar de um veículo comercial, o volume da caçamba é de 844 litros. Na caçamba, a capacidade de carga da Fiat Strada Turbo é de 650 kg.
A partir da linha 2024 a picape mais vendida do Brasil, a Fiat Strada recebeu em sua linha a opção do motor turbo com o câmbio CVT. O motor é o 1.0L 3 cilindros GSE, o mesmo já utilizado nos SUVs Pulse e Fastback e recentemente incluído no Peugeot 208, outra marca do Grupo Stellantis.
A potência do motor da Fiat Strada Ultra 1.0 Turbo 2024 é de 130 cv (E)/ 125 cv (G). Já o torque é de 20,4 kgfm a 1.750 rpm, com etanol ou gasolina, ou seja, 200 Nm. Segundo divulgado pela Fiat, este motor faz com que a Strada Turbo vá de 0 a 100km/h em 9,5 segundos. Para uma performance esportiva, há o botão Sport no volante. Ao acionar, todo o ajuste da picape é alterado para uma maior sensibilidade do pedal acelerador. O câmbio é automático do tipo CVT com simulação de 7 marchas e três modos de condução (Automático, Manual e Sport).
Sem alterações na plataforma, a Fiat Strada Ultra 1.0 Turbo, tem um visual interno diferenciado em relação as outras versões. No interior ela é confortável, os detalhes de acabamento, cores dos tecidos, remetem a um veículo esportivo e espaçoso. No entanto, o painel de instrumentos já mostra sinal de cansaço.
Ele é de fácil visualização, pois mistura informações analógicas e digitais, porém, para imprimir modernidade, pelo menos nas versões com motor turbo, a Fiat poderia incluir o painel totalmente digital. Feita essa observação, o motorista ajusta os bancos, espelhos, volante com certa facilidade, mas por falar no volante, falta o ajuste de profundidade. A tela do multimídia é de simples entendimento, fácil parear o celular com alguns poucos toques na tela do aparelho e multimídia, também é possível espelhar o celular com Android Auto e Apple Carplay.
Apesar de ser a versão topo de linha, a Fiat Strada Ultra 1.0 Turbo 2024 Depois disso, ao girar a chave, a Fiat Strada Ultra 1.0 Turbo 2024 utiliza a chave tipo canivete, o som do motor T200 que invade a cabine é suave. Para sair da posição estacionária, basta uma leve pressão no acelerador que ela arranca forte.
Ao rodar na cidade ela mostra bom desempenho e conforto semelhante ao de um sedã. Com a caçamba vazia, ao passar pelas ondulações no asfalto, o motorista sente algum desconforto, o que é normal para este tipo de veículo, porém, não raspa o assoalho nas valetas e lombadas.
Ainda sem carga na caçamba, na rodovia, a Strada Ultra 1.0 Turbo, é estável, não joga a traseira, desenvolve velocidade rapidamente e constante, e o motor turbo proporciona excelentes retomadas. A sensação é de estar em um veículo esportivo. E ainda é possível acionar o modo Sport e trocar as marchas manualmente. Ao oferecer a Strada com opção de motor turbo, a Fiat colocou a picape compacta mais vendida do Brasil em outro patamar, pois uniu o desempenho esportivo a praticidade de um veículo comercial.
A Fiat Strada Ultra 1.0 Turbo 2024 tem o consumo registrado no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular ((PBEV) de 12,1 km/L na cidade e 13,2 km/L na estrada abastecida com gasolina. Quando o combustível é o Etanol a Fiat Strada Turbo consome na cidade 8,3 km/L e na estrada 9,4 km/L. A Fiat Strada Ultra foi entregue abastecida com gasolina para esta Avaliação. Durante o período de teste ela rodou com o ar-condicionado ligado. Sendo assim, a média mostrada no computador de bordo na cidade foi de 10 km/L e na estrada chegou a 11,5 km/L.
O preço da picape Fiat Strada Ultra 1.0 Turbo 2024 é R$ 133.990. Além dos itens já mostrados, ela traz de série os dois airbags obrigatórios dianteiros para motorista e passageiro e os laterais. Há os controles eletrônicos de estabilidade, os obrigatórios freios ABS com EBD, Hill Holder (sistema ativo de freio com o controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do veículo em subida), alerta de uso do cinto de segurança para motorista e passageiro. Câmera de ré, vidros elétricos nas quatro portas, chave com telecomando e alarme antifurto. O protetor de cárter, capota marítima e santoantonio. Ainda entre os itens de série está o sistema direção com assistência elétrica progressiva e o E-Locker. Trata-se de um Controle de Tração Avançado (TC+) que bloqueia o diferencial para auxiliar rodar em pisos com terra, barro e pedras.
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Ao encerrar 2023, a picape compacta Fiat Strada somou 120.600 unidades emplacadas. Este total concedeu ao modelo o título de automóvel e caminhonete mais vendida do Brasil. Vamos acompanhar e descobrir se a Strada manterá este desempenho em 2024.
Motor Fiat Strada Ultra 1.0 Turbo 2024
Posição: Transversal dianteiro
Número de cilindros: 3 em linha
Cilindrada: 999 cm³
Taxa de compressão: 10,5 : 1
Número de válvulas: 12
Injeção de combustível: Direta
Direção: Assistência elétrica progressiva
Dianteira: Independente McPherson
Traseira: Eixo rígido, com amortecedores hidráulicos de duplo efeito e molas parabólicas longitudinais
Dianteiro: A disco ventilado
Traseiro: A tambor com sapata autocentrante e regulagem automática de jogo
Rodas: Liga leve 16”
Pneus: 205/55R16
Comprimento: 4.448 mm
Largura: 1.732 mm
Distância entre-eixos: 2.737 mm
Altura do veículo: 1.577 mm
Altura mínima do solo: 185 mm
Ângulo de entrada: 23°
Ângulo de saída: 29°
Capacidade de carga Fiat Strada Ultra 1.0 Turbo: 650 kg
Volume da caçamba: 844 litros
Tanque de combustível: 55 litros
Fotos: AutoAgora.com.br -Imagens
Colaborou: Fiat Automóveis
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