Por: Edison Ragassi/ Fotos: Saulo Mazzoni
Esta é a Geração 10 do sedã Honda Civic, a qual foi lançada no Brasil em 2016. Além da opção com o tradicional motor 2.0L Flex, a Honda Automóveis incluiu no portfólio de produtos o Honda Civic Touring com motor 1.5 Turbo movido a gasolina.
O visual do Honda Civic Touring é provocante e deixou os compradores mais tradicionalistas da marca com a boca aberta. A frente tem o capô com vincos acentuados nas extremidades e no centro em formato de V. Na região da grade um friso fino de cada lado, eles juntam-se a um largo cromado que ostenta o ‘H’, símbolo da Honda no centro. Os faróis com acendimento automático são Full LED, enquanto que o para-choque na mesma cor da carroceria, acomoda nas pontas os faróis de neblina com lâmpada de LED. A moldura tem frisos cromados e uma pequena grade preta na parte inferior.
Visto de lateral é quase que impossível não notar a caída do teto em curva na parte traseira. A área envidraçada é grande, com apliques pretos nas colunas das portas. Os espelhos retrovisores são na cor do veículo com indicadores em LED e rebatimento elétrico.
Os para-lamas têm vincos acentuados, na divisão do para-lama com o para-choque há refletores. Os vincos laterais saem da curvatura do para-lama e seguem na direção das maçanetas até terminar nas lanternas traseiras que avançam para as laterais. E abaixo das portas vincos acentuados. As rodas são de liga leve 17 polegadas com pneus 215/ 50R17.
A traseira do Honda Civic Touring traz o vidro inclinado. As lanternas têm o formato de ‘C’ que avançam para a parte superior da tampa do porta-malas. Na parte superior da tampa, o ‘H’, logomarca da Honda e abaixo a moldura onde está a placa de identificação. O para-choque é na cor da carroceria, com refletores na extremidades. O toque final de esportividade fica por conta das duas saídas do escapamento, uma de cada lado.
O espaço do Honda Civic Touring, assim como o das outras versões é generoso. O sedan com motor turbo mede 4,6 m de comprimento e tem a distância entre-eixos de 2,7 m. Sua largura é de 2 m e altura de 1,4 m. Já a capacidade do porta-malas de 517 litros do Honda Civic Touring deixa alguns SUVs médios com inveja. E mais, ainda pode ser ampliada, isso porque os bancos são rebatíveis 60/40.
No interior o Honda Civic Touring com motor turbo tem o painel de instrumentos com acabamento softtouch, ou macio ao toque. Em uma tela TFT colocada no centro são mostradas de maneira digital as informações da temperatura do motor, nível de combustível, velocidade e dados do computador de bordo. A central multimídia está no centro do painel com tela de 7 polegadas sensível ao toque. Ela tem navegador GPS Turn-by-turn, a navegação assistida por voz, Wi-Fi, Bluetooth, com Android Auto, Apple CarPlay e Tag Voice.
O volante multifuncional do Honda Civic Touring é revestido em couro com a coluna de direção ajustável em altura e profundidade. Para conforto dos ocupantes o ar-condicionado é digital e os bancos, sendo que o do motorista tem ajustes elétricos, são revestidos em couro. No centro está o console central elevado, com apoio de braços e porta-copos (Floating Deck), o qual divide o espaço do motorista e passageiro. A alavanca do câmbio CVT também é revestida em couro. Esta versão tem também o carregador sem fio e na parte debaixo do console estão a entrada USB e tomada 12V.
Além da nova carroceria e acabamento interno, o Honda Civic Geração 10 estreou também no Brasil um novo motor. Totalmente em alumínio, o 1.5L Turbo 16V DOHC Duplo VTC com injeção direta de combustível é movido a gasolina. A potência do motor Honda Turbo é de 173 cv a 5500 rpm e torque de 22,4 kgfm disponíveis entre 1700 e 5500 rpm. O câmbio é automático do tipo CVT com Paddle Shifts e simulação de 7 marchas.
Logo ao entrar no Honda Civic Touring, o motorista percebe que está em um automóvel extremamente confortável. O painel é fácil de visualizar e acessar as informações do computador de bordo é muito simples é feito ao tocar um botão no lado esquerdo do volante. No lado direito está o controlador de velocidade, também conhecido como piloto automático.
O acionamento do motor turbo é feito por um botão, já que a versão Touring utiliza sensor de proximidade e botão Start/ Stop. Ao colocar a alavanca do câmbio na posição ‘D’ e pressionar levemente o acelerador, uma grata surpresa. O arranque é muito bom, ele sai rápido da posição estacionária e desenvolve velocidade de maneira consistente.
Ao rodar na cidade é comum encontrar lombadas, valetas, buracos, imperfeições do asfalto como ondulações, ele se sai bem. Isso por causa do bem calibrado sistema de suspensão independente, McPherson na dianteira e multibraços na traseira. O motorista só deve ficar atento e passar devagar nas valetas e lombadas, pois o sedã é baixo, isso irá evitar aquelas incomodas raspadas no assoalho.
Muito útil no trânsito e nas manobras de estacionamento, principalmente ao encostar próximo a uma coluna, a câmera colocada no retrovisor direito. Ela é acionada ao ligar a seta ou por um botão na alavanca da seta. Além dela, há também a câmera de ré, a qual, junto com os sensores de estacionamento, proporciona boa visualização.
Outra boa calibração é a da direção elétrica progressiva, macia nas manobras de estacionamento e firme nas curvas mais severas.
O Honda Civic Touring é o tipo de automóvel que deveria rodar só na rodovia. Não é porque não atente as necessidades de um modelo urbano, mas sim porque na estrada ele é exemplar. Desenvolve velocidade rapidamente, exige atenção para não rodar acima do limite da rodovia, pois basta um leve toque no acelerador para a potência e torque estarem disponíveis. Não causa sustos nas ultrapassagens e retomadas e ainda é possível dirigir de maneira esportiva ao colocar a alavanca do câmbio na posição ‘S’ e trocar as marchas nas borboletas ao lado do volante.
O Honda Civic Touring é um sedã que atende bem amplas necessidades como o uso diário para ir ao supermercado, levar e buscar as crianças na escola, ir a uma festa ou reunião social e literalmente, ‘pegar a estrada’ nos finais de semana, feriados e férias de verão ou inverno.
Como já mostrado, o Honda Civic Touring com motor 1.5L é abastecido com gasolina. Ele tem classificação categoria A no programa de etiquetagem veicular do Inmetro e classificação geral B no consumo de combustível. As medições feitas mostram que o Honda Civic Touring consome 11.8 km/L na cidade e 14.4 km/l na estrada. Nesta Avaliação, utilizamos o sedã no dia a dia da cidade, onde o computador de bordo mostrou consumo de 11,7 km/L no ciclo urbano e 12,5 km/L na rodovia, em velocidade média de 120 km/h. Em ambos os casos, o ar-condicionado estava ligado. Para economizar combustível ele tem o botão Econ.
Preço Honda Civic Touring, itens de série e cores disponíveis
O preço do Honda Civic Touring é R$ 164.900. Ele traz os obrigatórios airbags frontais, os laterais e de cortina (6 airbags). Os freios são a discos nas quatro rodas com o também obrigatório sistema ABS e EBD. Tem ainda o EBA (Emergency Brake Assist), sistema VSA (Vehicle Stability Assist – Assistente de tração e estabilidade), HSA (Hill Start Assist – Assistente de partidas em aclive), AHA (Agile Handling Assist – Assistente de dirigibilidade ágil), ESS (Emergency Stop Signal – Sistema de luzes de emergência), Honda LaneWatch – Assistente para redução de ponto cego, TPMS (alerta de pressão do pneu).
O cinto de segurança é de três pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes. Nos dianteiros o sistema é de tensionamento com regulagem de altura. Há o lembrete de afivelamento dos cintos dianteiros, trava infantil nas portas traseiras e sistema ISOFIX de fixação para cadeirinhas infantis.
Também como item de série o Honda Civic Touring é equipado com teto solar panorâmico de acionamento elétrico e o freio de estacionamento é eletrônico, acionado com um dedo e função Brake Hold, quando ativa, ao parar em um semáforo, por exemplo, não é necessário manter o pé no pedal do freio e para fazer o veículo se movimentar, basta pisar no acelerador.
As cores disponíveis são Branco Tafetá (sólida), Prata Platinum (metálica), Preto Cristal (perolizada), Branco Estelar (perolizada especial), Cinza Barium e Azul Cósmico (metálicas). Pelas cores metálicas e perolizadas é cobrado R$ 1.700,00 e as especiais custam R$ 2.000,00. Ele pode ser configurado no site da Honda Automóveis.
Motor: 1.5l Turbo 16V DOHC Duplo VTC
Disposição: Dianteiro transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Número de válvulas: 16
Cilindrada: 1.498 cm³
Injeção de combustível: Injeção Direta
Potência: 173cv a 5.500rpm
Torque: 22.4kgfm / 1700 a 5000 rpm
Câmbio: CVT com conversor de torque
Tração: Dianteira
Direção: Assistência elétrica
Suspensão
Dianteira: Independente tipo MacPherson com buchas hidráulicas
Traseira: Independente do tipo multibraços
Freios
Dianteiro: Disco ventilado
Traseiro: Disco sólido
Pneus: 215/50 R17
Rodas: Liga-leve 17”
Dimensões / Capacidades:
Comprimento: 4.641 mm
Largura: 2.076 mm
Altura: 1.433 mm
Entre-eixos: 2.700 mm
Porta-malas: 517 litros
Tanque de combustível: 56 litros
3 Comments
[…] HR-V Touring tem o motor 1.5L Turbo 16V DOHC Duplo VTC com injeção direta. É o mesmo do sedã Honda Civic Touring, mas, ele foi recalibrado. A potência do motor do Honda HR-V Touring, abastecido com gasolina, […]
Não existe carro nacional sedam igual ao civic turbo, confortavel, rapido, economico, estavel e muito bonito.
Oi, bem vindo. Você teve oportunidade de conhecer o Civic Hybrid? Em breve teremos a Avaliação e o vídeo. Obrigado por deixar sua opinião.