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04/07/2007
Avaliação: Honda Fit 1.5 CVT 2007
Honda Fit 1.5 CVT 2007, pequeno por fora, mas grande por dentro
Com excelente desempenho, sem comprometer a dirigibilidade e versatilidade, motor mais forte valoriza o monovolume da Honda
Texto: Edison Ragassi/ Fotos: Valéria Matias
No Japão, o Honda Fit foi lançado em junho de 2001. No ano seguinte, foi rebatizado de Jazz, atravessou o oceano e desembarcou na Europa, onde se transformou em objeto do desejo dos consumidores europeus. Já o Brasil conheceu o Fit em 2003, equipado com motor i-DSI 1.4L de 80 cv, duas opções de transmissão: manual e automática continuamente variável (CVT), quando a fábrica brasileira (instalada em Sumaré, interior de São Paulo), ganhou a responsabilidade de ser a primeira a produzi-lo, fora do Japão. Montado com um índice de nacionalização de 80%, durante estes quatro anos, atingiu mais de 100.000 unidades produzidas.
O carro é um monovolume compacto, que possui tanque de combustível centralizado sob os bancos dianteiros, e motor de pequenas dimensões. Soluções desenvolvidas para oferecer maior espaço interno. Na parte externa, as linhas são marcantes. A frente se destaca, pois os faróis aparentam dois olhos saltados. “Ele tem cara de sapinho”, declara de maneira carinhosa, a cirurgiã dentista Ângela de Lima Lei, que possuí um Fit adquirido em março de 2005.
Desde o inicio da produção e comercialização, a montadora de Sumaré promoveu poucas
Esta experiência, longe das câmeras e holofotes, foi vivida pela cirurgiã dentista, “certa vez transportei um vaso enorme no meu carro, minha mãe tem uma minivan, onde o objeto não entrava, mas no Fit foi fácil”, lembra ela.
O sistema de transmissão CVT faz com que o motorista esqueça as trocas de marcha, é só acelerar, ou frear que responde prontamente.
Nesta avaliação do Honda Fit 1.5 CVT 2007 vale destacar que a versão manual também é excelente em dirigibilidade, as relações de trocas são curtas e precisas.
Simples! Com o câmbio mecânico, é necessário usar a embreagem e trocar as marchas, porque em desempenho, agilidade e performance eles se equivalem.
Agora, você decide, manual ou automático?
O Honda Fit 1.5 VTEC tem preço sugerido para venda na região Sul/Sudeste de R$ 52.910 (manual) e R$ 57.210 (CVT automático). E no Norte/Nordeste R$ 53.635 (manual) e R$ 57.865 (CVT automático).
Ficha Técnica Honda Fit 1.5 CVT 2007
VTEC alumínio, 4 cilindros em linha
Cilindrada 1.496 cm³
Potência:105 cv a 5.800 rpm
Torque 14.6 kgf.m a 4800 rpm
Taxa de compressão 10,4:1
Cabeçote: SOHC 16V
Sistema de injeção multiponto: PGM-FI Sistema de ignição eletrônica mapeada Transmissão
Tração dianteira
Transmissão automática CVT
Carroceria: Chassi monobloco
Suspensão: dianteira McPherson e traseira com barra de torção
Direção: pinhão e cremalheira com assistência elétrica (EPS)
Freios: disco ventilado na dianteira e tambor na traseira
Freios com sistema ABS c/ EBD
Rodas em liga leve 14X5 1/2JJ
Pneus 175/65R14
Dimensões
Distância entre eixos (mm) 2.450
Comprimento (mm) 3.830
Altura (mm) 1.525
Largura (mm) 1.675
Bitola dianteira / traseira (mm) 1.460/1.445
Peso (kg) (CVT) 1.075
Capacidade do tanque (litros) 42
Volume para carga, com os assentos traseiros em posição normal (litros) 380
Volume para carga até o teto, com os assentos traseiros rebatidos (litros) 1.321