Nesta avaliação do Jac T50 o SUV compacto da Jac Motors, mostramos os detalhes do utilitário esportivo compacto importado da China pelo Grupo SHC.
Primeiro de tudo, é bom lembrar que o T50 chegou ao mercado nacional em novembro de 2018, ele substituiu o Jac T5.
Na dianteira o capô tem os vincos que formam um V. Os faróis são com canhões internos e assinatura em LED na parte inferior.
A grade frontal tem o formato de trapézio e grandes aletas. Sendo assim, o para-choque é na mesma cor da carroceria e ressaltado nas extremidades, onde abaixo estão as luzes de neblina, o que reforça o visual esportivo.
Para imprimir ainda mais o apelo esportivo, o teto é preto. Por outro ângulo, ao observar melhor a lateral, nota-se que os vincos dos para-lamas chamam a atenção.
Isso porque eles se unem aos vincos das portas, passam acima das maçanetas e terminam nas lanternas. Nas caixas de rodas molduras pretas, e as rodas são em alumínio 16 polegadas com pneus 205/55 R16.
A traseira tem o aerofólio na parte superior, as lanternas invadem a tampa do porta-malas, e aparece no centro uma barra cromada, com a logomarca Jac acima.
O para-choque na cor preta utiliza defletores nas pontas e abaixo molduras cromadas, elas simulam saídas do escapamento.
Nesta avaliação do Jac T50 o SUV compacto da Jac Motors, constatamos que ele é confortável. Isso porque mede 4,3 metros de comprimento e a sua largura é de 1,7 metros.
No Jac T50 o entre-eixos é de 2,5 m e a altura de 1,6 m, sendo assim, o compacto chinês oferece bom espaço, inclusive para os ocupantes do banco traseiro. Ainda, no porta-malas a capacidade volumétrica é de 600 litros. Para completar, os bancos são bi-partidos, isso facilita o transporte das cargas.
Nas portas há detalhes na cor da fibra de carbono, mas não é só, o painel é feito com material sensível ao toque.
O quadro de instrumentos informa de maneira analógica e digital, mas é de fácil visualização e entendimento.
Sendo assim, o conta-giros e velocímetro são convencionais, porém o mostrador de combustível e o da temperatura do motor é digital. No centro uma tela digital para mostrar as informações do computador de bordo, também o hodomêtro total e parcial, entre outras.
Outro item a ser ressaltado é o volante, com ajuste de altura, ele é multifuncional. Através dele é possível programar o controlador de velocidade, o qual também é conhecido como piloto automático. O motorista pode ainda aumentar e diminuir o volume do sistema de som, atender o celular pareado e acessar o computador de bordo.
A tela do multimídia é de 8 polegadas sensível ao toque. Na versão topo de linha é compatível com os sistemas Android Auto e Apple Carplay, com várias funcionalidades, uma delas é a de espelhar o celular.
A tela do multimídia funciona também com o computador de bordo, porque o motorista visualiza as informações do veículo, como por exemplo, a pressão dos pneus e configura outras funções.
O sistema de climatização, o ar-condicionado, é digital uma zona. Não há saídas para os ocupantes do banco traseiro.
Por falar em bancos, na opção topo de linha, eles são revestidos em couro e na versão de entrada em tecido.
Em ambas as versões, o ajuste é manual. Ainda no interior, tomada 12V e entrada USB para os ocupantes da dianteira e traseira.
O utilitário esportivo compacto da Jac Motors tem motor movido a gasolina, o T5 utilizava motor flex.
Este motor 1.6 DVVT 16V entrega potência de 138 cv a 6.000 rpm e 17,1 kgfm de torque. O câmbio é do tipo CVT com simulação de 6 marchas.
Na tabela do Inmetro, o consumo validado do modelo é de 11,3 km/l na cidade e 11,5 km/l na rodovia.
Nesta avaliação do SUV Jac T50, ao rodar na cidade em condições de transito carregado a média foi de 10,9 km/l, mas com o ar-condicionado ligado.
Na rodovia, velocidade média de 100 km/h, também com o ar ligado, a média alcançada foi de 11 km/l.
A primeira impressão ao olhar o Jac T50 por fora é de que se trata de um automóvel pequeno.
Esta avaliação do Jac T50, o SUV compacto da Jac Motors, mostrou que é só uma impressão. Ao entrar no veículo constata-se que ele oferece bom espaço e ergonomia. É muito fácil encontrar a melhor posição de dirigir.
Em termos de performance, a avaliação do Jac T50 o SUV compacto da Jac Motors, feita por AutoAgora.com.br, constatou que ele tem arranque razoável. Mas desenvolve velocidade de maneira rápida. Segundo a Jac, acelera de 0 a 100 km/h em 11,3 segundos.
No trânsito mostra bom desempenho, deve-se acelerar devagar para obter o melhor do carro. Por tanto, nada de afundar o pé, isso só vai fazer gastar mais combustível.
O acerto das suspensões (independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira) é bem resolvido. Como resultado, o sistema absorve bem as imperfeições do piso e transmite segurança nas curvas.
Ao realizar as manobras, a câmera 360º mostra toda a área em volta do veículo, portanto é um facilitador. Além disso, a câmera pode ser acionada, independente de engatar a ré em um botão no console.
Na rodovia com asfalto bom, desenvolve velocidade facilmente, e as retomadas poderiam ser mais rápidas. Elas não empolgam, mas também não assusta o motorista em uma ultrapassagem.
No entanto, para dirigir de maneira esportiva, o motorista pode optar por trocar as marchas manualmente, na alavanca. Os itens tecnológicos como a central multimídia, comandos no volante, são fáceis de entender, de maneira intuitiva o motorista opera sem maiores dificuldades.
O SUV chinês da Jac Motors é completo, tem preço sugerido de R$ 90.990 (PACK2) e R$ 94.990 (PACK3).
Por isso, traz entre os itens de segurança e auxilio ao motorista: Freios a disco nas quatro rodas (ventilados na dianteira/ sólidos na traseira).
Os freios têm assistência ABS/EBD, ainda dispõe de controles de tração e estabilidade, assistente de saída em rampa, air bag duplo frontal e sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis.
Complementa o pacote: Start/Stop, alarme antifurto, entrada e partida sem chave, os 4 alto falantes e 2 tweeters. Inclui sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, faróis de neblina dianteiros e traseiro, as luzes de conversão estática e faróis com regulagem elétrica de altura.
A versão PACK3 tem a mais: Câmera frontal e imagem panorâmica 360 graus, câmera de ré, rebatimento elétrico dos retrovisores, os faróis com acendimento automático (sensor crepuscular) e luzes de assinatura em LED.
Além disso, vem ainda com o rack no teto, volante revestido em couro. Também tem o cruise control, kit multimídia com mirror link, a tela é de 8 polegadas e espelha os sistemas Android e IOS. Neste pacote, as pinças dos freios são pintadas na cor vermelha.
Quando chegou ao Brasil em 2011, pela iniciativa do empresário Sérgio Habib, a Jac Motors deixou claro que a proposta era a de trazer carros completos, ao menor custo possível.
Tanto que, na época iniciou as vendas com o hatch J3 e o sedã J3 Turin, os preços eram menores que o dos concorrentes nacionais.
O tempo passou, e da mesma forma, continua com a proposta. O utilitário esportivo T50 tem bom acabamento interno, boas dimensões e espaço no porta-malas.
Finalmente, o problema que a Jac Motors Brasil enfrenta é o preço sugerido para venda. A alta do dólar compromete a venda de veículos importados no país, independente da nacionalidade.
Motor: 1.6 DVVT
Disposição: Dianteiro transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Número de válvulas: 16
Potência: 138 cv a 6000 rpm
Torque: 17,1 kgfm a 4000 rpm
Câmbio: CVT 6 marchas simuladas
Tração: Dianteira
Direção: Eletro assistida
Dianteira: Independente tipo McPherson
Traseira: Eixo de torção
Dianteiro: Disco ventilado
Traseiro: Disco sólido
Pneus: 205/55 R16
Rodas: Alumínio 16”
Comprimento: 4.345 mm
Largura: 1.765 mm
Altura: 1.640 mm
Entre-eixos: 2.560 mm
Tanque de combustível: 45 litros
Porta-malas: 600 litros