Por: Edison Ragassi
Na segunda quinzena de março, a Nissan passou a comercializar o Novo Nissan Kicks 2022. O modelo agradou os consumidores, tanto que passou a figurar como um dos mais vendidos da fabricante de origem japonesa. Já em outubro foi a vez de lançar o Nissan Kicks XPlay, uma série especial limitada a 1 mil unidades para o mercado brasileiro e outras 350 unidades, as quais foram exportadas para Argentina e Paraguai. O modelo tem desenho esportivo e itens exclusivos de acabamento.
O Nissan Kicks XPlay 2022 traz uma única e exclusiva combinação de duas cores, a maior parte da pintura da carroceria na cor Branco Diamond perolizado e o teto Vermelho. No visual da dianteira permanece o capô com o vinco na forma de V, a grade frontal no centro traz o logotipo da fabricante. A grade denominada Double V-motion, vem com os frisos cromados e detalhes em black piano. No lado direito da grade dianteira está a Tag com a numeração da unidade também na cor vermelha. Os faróis são com DLR (luz de rodagem diurna). E o para-choque com molduras nas extremidades as quais acomodam as luzes de neblina tem uma faixa vermelha na parte inferior.
Na lateral o Nissan Kicks XPlay 2022 traz o desenho com o efeito denominado de “teto flutuante”. Ele faz com que a coluna C pareça não estar lá. Isso por conta do acabamento em preto que se funde com o vidro da porta traseira. A maçaneta é na cor da carroceria, o retrovisor com luz indicativa utiliza a capa vermelha. Na parte de traz da lateral, quatro adesivos, sendo três pretos e um vermelho, reforçam o visual esportivo. Há molduras nas caixas das rodas, ligadas por um friso preto e vermelho. As rodas são de liga leve aro 17 polegadas na cor preta e os pneus 205/55 R17.
O desenho da traseira do Kicks XPlay 2022 é o mesmo das versões convencionais, porém o aerofólio do teto na cor preta foi desenhado especificamente para esta versão limitada. O vidro é inclinado com as bordas arredondadas. As lanternas traseiras são em LED, com uma barra para ligar um lado ao outro e o logotipo Nissan ao centro da tampa do porta-malas. Abaixo do logo e acima da placa a identificação da versão XPlay está em um friso da mesma cor da carroceria. No lado esquerdo da tampa, o nome do SUV. E para completar o visual da traseira, o para-choque na cor do veículo vem com um friso preto e refletores nas pontas. Já na parte inferior ele tem um overbump o qual reforça o apelo esportivo.
Por se tratar de uma série especial sem alterações na plataforma, as dimensões do SUV Nissan Kicks XPlay também não iguais as das outras versões do modelo. Ele tem comprimento de 4,3 m, sua largura é de 1,7 m e a altura de 1,5 m. E a distância entre-eixos é de de 2,6 m. Por isso, a capacidade do porta-malas do Nissan Kicks XPlay 2022 é de 432 litros, sem rebater os bancos, no entanto, ela pode ser ampliada, pois eles permitem rebatimento 60/40, ou seja, igual a de todas as versões.
O interior do Nissan Kicks XPlay também traz detalhes exclusivos de acabamento em vermelho. Eles estão nas saídas de ar, na base do volante multifuncional e nas costuras duplas do painel, do apoio de braço e dos bancos com acabamento sintético em preto e cinza. Já entre os equipamentos de série na parte interior, vem com o carregador sem fio para celular, tela de abertura especial que remonta à edição limitada no multimídia Nissan Connect com tela sensível ao toque de 8 polegadas.
O painel de instrumentos traz informações digitais e analógicas. O material de acabamento é sensível ao toque. Ele é multifuncional em TFT (Thin Film Transitor) de 7 polegadas. Os mostradores são configuráveis. O painel digital de instrumentos oferece 12 funcionalidades com informações sobre os equipamentos e de segurança. No centro do painel está o sistema multimídia com a tela de 8 polegadas, 2 portas USB (Tipo A e tipo C) Bluetooth, Android Auto e Apple CarPlay, ele vem com 4 alto-falantes.
O SUV Nissan Kicks XPlay mantém o motor e câmbio das outras versões, sendo assim, é o HR16DE 1.6L 16 válvulas Flex. Sua potência é de 114 cv (E)/ 110 cv (G) a 5.600 rpm e torque de 15,5 kgfm (E)/15,2 kgfm (G) a 4.000 rpm. Neste motor, a abertura das válvulas é continuamente variável (CVVTCS). O câmbio é o XTRONIC CVT com D-Step (simulação de marchas) e modo Sport.
Ainda na parte mecânica, a engenharia brasileira da Nissan aprimorou os pontos de fixação do eixo traseiro e da caixa de direção do Nissan Kicks 2022. Segundo eles, isso resultou em melhoria da área de contato e aumentou a firmeza das suspensões. O eixo traseiro também foi ampliado. Essas modificações passaram a ser utilizadas a partir do Nissan Kicks 2022.
Quem teve a oportunidade de conhecer as outras versões do Nissan Kicks, ao visualizar a série especial XPlay irá ficar em dúvida sobre qual adquirir. O visual esportivo é destacado. Chama a atenção os detalhes visuais, como o teto e capas dos retrovisores na cor vermelha.
Já ao guiar as impressões são semelhantes as do Nissan Kicks Exclusive. Ele tem volante de boa empunhadura, regulável em altura e profundidade. Os bancos são revestidos em couro dois tons, sem comandos elétricos. O motorista faz os ajustes no banco, espelhos e volante facilmente para se posicionar de maneira ideal e confortável.
Os botões colocados no volante multifuncional e na tela do multimídia são intuitivos, fáceis de entender, mas no primeiro contato, para evitar distrações, vale descobrir as opções com o carro parado.
A série especial Nissan Kicks XPlay utiliza o sistema de partida do motor por sensor de aproximação e botão de partida. Ao apertar o botão de partida, pouco se ouve do ruído. Depois de colocar a alavanca do câmbio em D e acelerar, ele mostra que o arranque é lento, porém, desenvolve velocidade de maneira rápida.
O Kicks XPlay rodando na cidade chama a atenção por onde passa, por causa do visual. Também é confortável ao passar nas valetas, lombadas, asfalto ondulado, ou em buracos, comuns no circuito urbano. Já quando chega em uma subida é preciso acelerar mais, neste ponto está semelhante ao da geração passada, o que é natural, pois não mudaram o motor.
Em linha reta, na rodovia, por exemplo, ele o XPlay acelera bem. O câmbio CVT está bem acertado, porém, com um pequeno retardo quando é preciso exigir mais do acelerador. E na rodovia alcança rapidamente a velocidade de 120 km/h, mantém esta média sem ter que afundar o pé direito no pedal. As acelerações e retomadas são rápidas, o que facilita as ultrapassagens. Destaque também para a estabilidade até nas curvas mais severas. As suspensões estão bem calibradas e a direção elétrica entrega a firmeza necessárias para estas situações.
O consumo de combustível do Novo Nissan Kicks 2022 com etanol é de 7,6 km/L na cidade e 9,3 km/L na estrada. Ao utilizar a gasolina o consumo é de 11,3 km/L na cidade e 13,6 km/L na rodovia. Nesta Avaliação, ele foi entregue abastecido com etanol e utilizado com o ar-condicionado ligado. Sendo assim, o computador de bordo registrou consumo de 7,1 km/L na cidade e 9,6 km/L na estrada. Vale ressaltar que o consumo de combustível é influenciado pelo clima, locais por onde circula, pressão empregada no acelerador e a maneira que o motorista dirige.
Quando foi lançado em outubro de 2021, o preço do Novo Nissan Kicks XPlay foi R$ 122.990. Ele tem como base o Kicks 1.6 Advance CVT, o qual tem preço sugerido neste mês de junho de 2022 de R$128.190. Quem comprou a série especial Nissan Kicks XPlay 2022, limitada a 1 mil unidades já pode vende-lo com lucro, pois na data da postagem desta Avaliação o preço do modelo na Tabela Fipe é de R$ 129.460. Além dos itens já mencionados, o Nissan Kicks XPlay 2022 tem acendimento automático dos faróis, faróis dianteiros com sistema Follow me Home, para-sol com espelhos para motorista e passageiro, porta-malas com iluminação interna, espelho retrovisor eletrocrômico.
Para a segurança do motorista e passageiros no Nissan Kicks XPlay há 6 airbags, alerta de cinto de segurança destravado (frontal e traseiros), controles de tração e estabilidade – (VDC – Vehicle Dynamic Control), sistema Isofix para cadeiras de crianças, freios ABS com controle eletrônico de frenagem (EBD) e assistência de frenagem (BA), sistema inteligente de Partida em Rampa (HSA), travamento central automático das portas e do porta-malas com o veículo em movimento, ar-condicionado digital e câmera de ré.
Para finalizar, foram mantidas no Kiks XPlay as tecnologias existentes no modelo desde a primeira geração como o Controle Dinâmico de Chassi. Ele é formado por Controle Inteligente em Curvas (Active Trace Control), Estabilizador Inteligente de Carroceria (Active Ride Control) e Controle Inteligente de Freio Motor (Active Engine Brake), que atuam na suspensão, freios e também na estabilidade do veículo.
Tipo: Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha
Número de válvulas: 16 CVVTCS
Cilindrada: 1.598 cm³
Potência: 114 cv (E)/ 110 cv (G) a 5.600 rpm
Torque: 15,5 kgfm (E)/15,2 kgfm (G) a 4.000 rpm
Tipo: XTRONIC CVT com função Sport
Direção
Tipo: Elétrica com assistência variável
Dianteira: Independente, McPherson e barra estabilizadora
Traseira: Eixo de torção
Dianteiros: Discos ventilados
Traseiros: Tambores
Rodas: Liga leve 17 polegadas
Pneus: 205/55 R17
Comprimento: 4.295 mm
Largura: 1.760 mm
Altura: 1,590 mm
Distância entre-eixos: 2.610 mm
Porta-malas: 432 litros
Tanque de combustível: 41 litros
Fotos: AutoAgora.com.br -Imagens
1 Comment
[…] Leia também: Avaliação: Nissan Kicks XPlay 2022 […]