Com a chegada da nova geração do Versa, importada do México, a Nissan reposicionou o modelo anterior do sedã compacto, que é produzido no Brasil e passou a chamá-lo de Versa V-Drive com novas opções de acabamento.
O sedã Nissan V-Drive manteve o visual do Versa anterior. A dianteira tem o capô com vincos nas extremidades. Eles avançam para unirem-se as pontas da moldura cromada em formato de V da grade preta com a logomarca Nissan no centro. Os faróis embutidos nos para-lamas dianteiros são grandes. O para-choque na cor da carroceria acomoda nas extremidades as luzes de neblina, a moldura tem um filete cromado na parte inferior.
Nas laterais, os faróis avançam nos para-lamas. O teto tem uma caída acentuada na parte traseira. A área envidraçada é grande, com frisos cromados nas bases e adesivos pretos nas colunas. Há vincos que começam nos para-lamas, passam acima das maçanetas cromadas e terminam nas lanternas traseiras, as quais também avançam para as laterais. As rodas são de liga leve 16 polegadas e pneus 195/ 55R16.
A parte traseira traz na tampa do porta-malas um aerofólio. No centro uma barra cromada com o logotipo da Nissan moldado e abaixo a moldura com a placa de identificação. As lanternas são grandes em formato triangular. O para-choque é na cor da carroceria, abaixo um suporte protetor na cor preta.
O Nissan Versa V-Drive tem comprimento de 4,4 m, a distância entre-eixos é de 2,6 m. Sua largura é de 1,6 m e a altura é de 1,5 m. A capacidade do porta-malas do V-Drive é de 460 litros, mas esta capacidade pode ser ampliada ao rebater os bancos.
O interior do Versa V-Drive 1.6 Premium traz um bom acabado. A forração das portas na cor preta contrasta com as maçanetas cromadas. O revestimento dos bancos mistura material orgânico e sintético, o mesmo material está no volante multifuncional. Já o painel de instrumentos é simples. Ele traz um velocímetro e conta-giros analógicos, com uma pequena tela digital no centro, que mostra as informações do computador de bordo, como odometro total e parcial, consumo médio e instantâneo e horário.
No centro uma moldura com as extremidades em grafite e fundo preto. Nela estão as pequenas grades das saídas de ar e no centro o multimídia com rádio AM/FM, MP3 player, tela colorida de 6,75 polegadas, com Android Auto, e Apple CarPlay, função RDS, conector USB, auxiliar, Bluetooth, a central multimídia vem com quatro alto falantes e abaixo os comandos do ar-condicionado digital. Já o console, próximo do assoalho, tem os porta-copos e a alavanca do câmbio CVT, não está acoplado ao painel.
O Nissan Versa V-Drive utiliza o motor 1.6L 16V Flex, o qual entrega 111 cavalos de potência e 15,4 kgfm de torque, abastecido com etanol ou gasolina. Uma das vantagens deste motor é que utiliza a corrente de comando para sincronismo. Diferente da correia que exige troca depois de uma certa quilometragem, a corrente, desde que seja feita a troca do óleo do motor no período indicado, geralmente tem a mesma vida útil do motor. A abertura das válvulas é continuamente variável (CVVTCS). Utiliza o sistema Flex Start System (FSS), o qual aquece o combustível no caso de partida a frio, e elimina o reservatório de gasolina, também conhecido como tanquinho. O câmbio é o XTRONIC CVT, sem simulação de troca de marchas.
Como mencionado no inicio desta Avaliação, ao entrar o motorista percebe que, apesar de ser um sedã compacto, o Nissan V-Drive é um veículo espaçoso. O volante multifuncional tem a regulagem de altura e os bancos com ajustes manuais. O painel de instrumentos simples é de boa visualização e o multimídia intuitivo para operar. Tanto com o Android Auto como com o Apple Carplay ele se conecta facilmente. Já da tela segue a linha utilizada nos produtos da Apple. Chama a atenção do usuário ao ativar o Bluetooth para buscar um celular e parear, a tela passa ter fundo preto com um circulo no meio e uma linha branca circulando como se fosse um radar só falta um som típico do equipamento muito usado na aviação e navegação.
A chave para acionar o motor é convencional, ao ligá-lo fica fácil perceber que o sedã tem um bom isolamento acústico. É esperto para arrancar, porém, se pisar mais forte no acelerador ele demora um pouco para reagir, por isso, o melhor é acelerar suavemente.
Ele tem direção com assistência elétrica. Uma vantagem deste sistema é que não exige manutenção preventiva, como nos sistemas hidráulicos que precisam trocar a correia e o fluído.
Além disso, a assistência elétrica auxilia a economizar combustível, pois ele utiliza um motor elétrico que só acionado quando necessário, ou seja, em uma manobra ao estacionar o carro, ou ao entrar em uma curva. Neste caso como é progressivo o volante fica firme ou mais leve de acordo com a necessidade. No V-Drive está bem ajustado.
As suspensões, independente na dianteira e eixo rígido na traseira, foram bem calibradas, por isso proporcionam conforto ao passar por buracos, valetas, lombadas, mas não deixam o carro desestabilizar em uma curva mais severa de uma rodovia, por exemplo.
E por falar em rodovia, também tem um bom desempenho. O Nissan V-Drive, em linha reta, desenvolve velocidade rapidamente. Já ao diminuir a velocidade e depois acelerar, o motorista sente que ele é lento nas retomadas.
Já o consumo de combustível do Nissan Versa V-Drive 1.6 Premium CVT 2021, divulgado pela fabricante, na cidade é de 7,8 km/L e 12 km/L na estrada, isso quando está com etanol no tanque. Já ao abastecer com gasolina, o consumo na cidade é de 10 km/L e na rodovia chega a 14 km/L. Para esta Avaliação do AutoAgora.com.br, o modelo foi entregue abastecido com álcool e a média obtida com o ar-condicionado ligado foi de 7,2 km/L no circuito urbano e 11 km/L no percurso rodoviário e o tanque de combustível é de 41 litros.
O preço do Nissan Versa V-Drive 1.6 Premium CVT 2021é R$81.990. Além dos equipamentos já mostrados, como o ar-condicionado digital e a central multimídia, ele vem com os obrigatórios dois air bags dianteiros e os freios com ABS. Também tem os vidros, travas e retrovisores elétricos e câmera de ré integrada ao display.
Por ter espaço interno generoso e boa capacidade de porta-malas, o Nissan Versa V-Drive 1.6 Premium CVT 2021 é uma boa opção para quem precisa e gosta de um sedã, mas não tem muito espaço para um modelo médio ou grande e não é fã dos SUVs.
Por: Edison Ragassi / Fotos: Saulo Mazzoni
Motor
Tipo: Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha
Número de válvulas: 16 CVVTCS
Cilindrada: 1.598 cm³
Potência: 111 cv a 5.600 rpm (E/G)
Torque: 15,1 kgfm a 4.000 rpm (E/G)
Câmbio
Tipo: XTRONIC CVT com função Sport
Direção
Tipo: Elétrica com assistência variável
Suspensão
Dianteira: Independente, McPherson e barra estabilizadora
Traseira: Eixo de torção com barra estabilizadora
Freios
Dianteiros: Discos ventilados
Traseiros: Tambores
Rodas: Liga leve 16”
Pneus: 195/55 R16
Dimensões/ Capacidades
Comprimento: 4.492 mm
Largura: 1,760 mm
Altura: 1.695 mm
Distância entre-eixos: 2.600 mm
Porta-malas: 460 litros
Tanque de combustível: 41 litros