Ele recebeu uma nova grade com frisos cromadas e o grande símbolo da Renault ao centro. Os faróis têm novo formato, ao redor assinatura em LED na forma de um “C”, aliás, essa é uma característica da atual linha Renault.
A renovação foi feita também no para-choque, pois ele foi redesenhado. Na parte superior tem a cor do carro e na inferior a cor preta. Uma grade no centro e quatro luzes de neblina, sendo que duas na região da placa e outras duas nas extremidades inferiores. Elas reforçam o apelo esportivo.
As laterais estão com a linha de cintura mais alta, também reduziram a área envidraçada e as portas são novas, assim como as rodas em liga leve 17 polegadas. Elas estão calçadas com pneus 215/60 R17. E na parte superior, ou seja, no teto do Novo Duster 2021, novas barras de teto.
A parte traseira ganhou uma nova tampa do porta-malas e novo desenho do para-choque. Sendo assim, as lanternas deixaram o formato retangular, agora são quadradas e de LED. Nas extremidades do para-choque estão as luzes de ré.
Desde o lançamento, um dos destaques do SUV compacto Renault Duster é o espaço para os ocupantes e compartimento de bagagens. Sendo assim, mesmo com a reformulação estas qualidades permanecem. Isso porque ele tem comprimento de 4,3 m. A distância entre-eixos é de 2,6 m.
Com as barras de teto chega a altura de 1,6 m e a largura de 1,8 m. A capacidade do porta-malas é de 475 litros, isso sem rebater os bancos, enquanto que o tanque de combustível comporta até 50 litros. Já o ângulo de entrada é de 30°, o ângulo de saída 34°5′ enquanto que o ângulo de transposição é de 13°.
As maiores modificações feitas no SUV compacto da Renault ocorreram na parte interna do carro. O painel recebeu um novo console central, novas saídas de ar, também mudou o painel de instrumentos.
Recebeu novo sistema de partida sem chave, ou cartão agora o motor é acionado por botão com a presença de um sensor.
E o ar-condicionado agora é digital com 8 velocidades e 19 opções de temperatura entre 17,5°C e 26,5°C.
A nova central multimídia com tela sensível ao toque de 8 polegadas Easy Link, permite que o layout seja personalizado. Além disso, ela oferece espelhamento para celular por meio do Android Auto e Apple Carplay. A conexão é feita via Bluetooth e mostra informações como temperatura externa e horário direto na tela.
No entanto, o sistema permite o cadastro de até cinco perfis, sem que um interfira no outro cadastrado. Também é possível parear até seis smartphones simultaneamente.
O SUV compacto da Renault tem agora novos bancos dianteiros com ajuste de altura, nos assentos as espumas são mais longas, um melhor apoio lateral, o encosto é de maior espessura, as laterais são maiores e os apoios de cabeça e de braço também são novos.
Recebeu mais porta-objetos, o Duster atual oferece 1,5 litro a mais de espaço do que o modelo anterior, atingindo 20,3 litros no total.
Nesta avaliação do Novo Renault Duster Iconic 2021 constatamos que o motor é o 1.6 SCe Flex com 120 cv/ 118 cv (G) e torque de 16,2 kgfm (E/G), ou seja, o mesmo que a fabricante utiliza no Captur, Sandero, Stepway e Orock. Ele está acoplado ao câmbio CVT X-Tronic que simula 6 marchas. Foi incluído Start & Stop e a direção eletro-assistida, ou seja, com assistência elétrica.
A suspensão dianteira é independente do tipo McPherson e a traseira semi-independente com barra estabilizadora.
O consumo de combustível registrado no programa de etiquetagem veicular do Inmetro com gasolina é de 10,7 (cidade)/11,1 (rodovia). Abastecido com etanol é de 7,2 km/l (cidade) / 7,8 km/l (rodovia).
A Renault abastece os veículos entregues para avaliação com etanol. Nos testes feitos por AutoAgora.com.br, no uso do veículo em situação urbana, com o ar-condicionado ligado a média foi de 6.9 km/l e na rodovia, velocidade média de 100 km/h chagamos a 7.1 km/l.
Nesta avaliação do Novo Renault Duster Iconic 2021, para começar vale destacar que as alterações internas promovidas pela Renault em seu SUV deixaram o carro muito confortável. Isso é fácil de perceber logo ao entrar e sentar. O motorista também não sente dificuldades para encontrar a posição correta, portanto, a que permita conforto e visualização total do painel.
No lado esquerdo do volante multifuncional estão os comandos do controlador de velocidade, já na direta estão os comandos do computador de bordo. Já o comando do multimídia está na coluna do volante.
Porém, a central multimídia, por causa das várias funções oferecidas, exige um pouco de atenção. O melhor antes de começar a utilizá-la é ler o manual de instruções, pelo menos para descobrir as funções básicas. Depois disso, fica fácil descobrir como operar o sistema, ela é bem intuitiva.
Depois de acionar o motor por um botão, ao sair com o Duster, o motorista percebe que o arranque é lento. Por isso, para o melhor aproveitamento energético, o melhor é não pressionar o acelerador com força. Deixe-o embalar naturalmente.
Novo Duster Iconic 2021, melhor no uso urbano
A avaliação do Novo Renault Duster Iconic 2021, mostra que, na condição de uso urbano ele atende bem as necessidades. É confortável para o motorista e os ocupantes, por exemplo, ao passar por buracos, valetas e lombadas. A direção está bem calibrada, o que permite realizar as manobras de estacionamento sem dificuldades.
Porém em uma situação de terreno íngrime exige mais pressão no acelerador. Nesta condição, ao optar por fazer as mudanças de marchas manualmente, ele vai andar melhor e com mais economia na subida.
Quando está na rodovia o desempenho é bom. A velocidade estabiliza facilmente, mas nas retomadas deixa um pouco a desejar. Ao realizar uma ultrapassagem, a função de trocar as marchas manualmente é um excelente recurso. Já que auxilia a extrair o melhor do Novo Duster 2021 versão Iconic.
Com preço sugerido para venda de R$ 90.690, traz entre os itens de série, as maçanetas na cor da carroceria, barras de teto cromadas, aplique prateado nos para-choques, faróis de neblina, retrovisor externo elétrico cromado, rodas de liga leve 17”, sistema Multiview com quatro câmeras (frente, traseira e laterais), alerta de ponto cego, sensor de luminosidade, chave cartão hands free, rodas de liga leve 17” diamantadas e apoio de braço.
E ainda, presente em todas as versões, desde a entrada, estão os faróis com assinatura LED, airbags dianteiros, ABS com AFU, ESP, HSA. Tem também o cinto de segurança de três pontos em todas as posições, dois ISOFIX no banco traseiro, vidro elétrico nas quatro portas, Stop & Start e trava elétrica com fechamento automático.
Em fevereiro deste ano, portanto, antes de serem implantadas as normas de isolamento social por causa da pandemia da Covid-19, a Renault implantou o sistema de vendas online, onde o interessado em comprar um modelo da marca pode fazer todo o processo sem sair de casa.
Recentemente, já com a pandemia em andamento, ela passou a oferecer descontos em todos os modelos que fabrica. Assim, nesta avaliação do novo Renault Duster Iconic 2021, constatamos que o preço á vista é de R$ 90.690, mas com o desconto de R$ 6.348,00 vai a R$ 84.342. Se o pretendente optar por financiar pelo Banco RCI, oficial da Renault, o desconto é de R$ 6.802,00, sendo assim, o preço é de R$ 83.888.
As mudanças promovidas pela Renault na linha Duster fizeram bem ao modelo. Por exemplo, ele ficou com linhas mais modernas, ganhou também em conforto e segurança. Confira no AutoAgora.com.br como era o SUV quando foi lançado em 2011 e faça a comparação.
Para finalizar, estava previsto para 2021 um novo motor, porém, a fabricante pode optar por adiar, já que o mercado caiu muito em razão do isolamento social.
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Saulo Mazzoni
Motor: 1.6 16V SCe
Disposição: Dianteiro transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Número de válvulas: 16
Cilindrada: 1.597 cm³
Potência: 118 cv (G) /120 cv (E) a 5.750 rpm
Torque: 16,2 (G) / (E) a 4.000 rpm
Câmbio: X-TRONIC CVT com simulação de 6 marchas
Tração: Dianteira
Direção: Assistência elétrica
Dianteira: McPherson, triângulos inferiores, amortecedores hidráulicos telescópicos e molas helicoidais.
Traseira: Eixo rígido, com barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos verticais
Dianteiro: Disco ventilado
Traseiro: Tambor
Pneus: 215/60 R17
Rodas: Liga leve 17”
Comprimento: 4.376 mm
Largura:1.832 mm
Altura: 1.693 mm
Entre-eixos: 2.673 mm
Tanque de combustível: 50 litros
Porta-malas: 475 litros
No entanto, Para conhecer mais sobre a parte mecânica e as condições de reparabilidade do Renault Duster 2021, assista o vídeo do canal TV Reparação Automotiva. O reparador independente Roberto Roberto Montibeller da oficina High Tech, explica como diagnosticar este este SUV.