Por: Edison Ragassi
Em janeiro de 2022 a fabricante de automóveis Renault lançou o Novo Kwid 2023. O modelo compacto passou por uma revitalização, ganhou uma nova frente, melhoraram o acabamento e implantaram uma nova calibração do motor, enfim evoluíram o carro.
Lançado em 2017, o Kwid foi responsável por trazer novos clientes para a marca. Assim, satisfeita com os resultados obtidos, promoveu mudanças no carro, para deixa-lo com visual mais moderno. A frente do Renault Kwid Intense 2023 recebeu uma grade frontal esculpida com um friso cromado colocado entre o símbolo da marca, este friso serve como ligação para as luzes diurnas (DRL) em LED. Na parte inferior do novo para-choque a cor é preta, o que passa uma sensação de esportividade. Os faróis foram colocados na parte inferior da grade, ou seja, saíram da região dos para-lamas, eles são de parábola dupla.
Nas laterais o Renault Kwid Intense 2023 manteve o desenho. No pacote biton o teto, as colunas das portas com aplique e capas dos retrovisores são na cor preta e as maçanetas na cor da carroceria. Há um vinco na parte inferior das portas com frisos. As caixas das rodas são com molduras pretas e as rodas de liga leve 14 polegadas são calçadas com pneus 165/70 R14.
A traseira do Novo Kwid Intense 2023 traz no teto um aerofólio preto. O vidro concavo com o limpador traseiro. No centro da tampa o Losango, logomarca da Renault e abaixo a inscrição Kwid tem o novo para-choque. As lanternas são em LED e o para-choque é novo. Nas extremidades há refletores e no centro a placa de identificação tipo Mercosul.
As dimensões do Renault Kwid Intense são, comprimento de 3,6 m, com distância entre-eixos de 2,4 m e a altura é de 1,4 m. A largura é de 1,7 m. A capacidade do porta-malas é de 290 litros, ampliada para 1.100 litros ao rebater os bancos. Em 2017, quando o Kwid chegou ao mercado, a Renault causou polêmica, pois o denominou como o ‘SUV dos compactos’. Ela justifica a denominação baseada na altura em relação ao solo (185 mm) e os ângulos de entrada (24,1°) e de saída (41,7°), todos em conformidade com as normas do Inmetro para um SUV.
Por dentro, as modificações reforçam a evolução do Kwid Intense 2023. O quadro de instrumentos é 100% digital e os mostradores são em LED. Todo o painel central recebeu novo acabamento. O sistema multimídia é o Media Evolution, a tela é maior que a utilizada na versão anterior, agora é de 8 polegadas.
No multimídia do Renault Kwid Intense 2023 é possível espelhar celulares com Android Auto e Apple CarPlay para usar Spotify, Waze e WhatsApp, e botão “push to talk”, além do sistema Driving eco2, que detecta o modo de condução do motorista e fornece dicas para a economia de combustível de até 20%. Ainda recebeu o indicador de temperatura externa.
A Renault evoluiu o motor do Kwid 2023. O 1.0 SCe (Smart Control Efficiency), tem três cilindros, 12 válvulas, duplo comando de válvulas (DOHC) e bloco em alumínio. Ele agora entrega 71 cv de potência com etanol e 68 cv com gasolina a 5.500 rpm. O torque melhorou, agora é de 10 kgfm com etanol e 9,4 kgfm com gasolina, disponíveis a 4.500 rpm.
Para efeitos de comparação, a versão anterior deste motor, abastecido com etanol, entrega 70 cv de potência a 5.500 rpm e torque de 9,8 kgfm a 4.250 rpm. Ao utilizar gasolina, a potência é de 66 cv a 5.500 rpm e 9,4 kgfm a 4.250 rpm de torque.
Ainda, nesta melhora do 1.0 SCe, foi adotado o sensor de fase do comando de válvulas, uma nova central eletrônica e nova calibração. Ainda para melhor aproveitamento energético traz o sistema Start/Stop, o qual desliga o motor quando o carro para totalmente e volta a acioná-lo ao pisar na embreagem. E o câmbio é manual de 5 marchas.
Logo ao entrar, quem teve um mínimo contato com o carro anterior, irá perceber que o Renault Kwid Intense 2023 está mais agradável e convidativo. O painel de instrumentos digital é mais fácil de visualizar que o anterior. Os bancos com acabamento em tecido são confortáveis e anatômicos. O motorista faz os ajustes do banco e espelhos facilmente.
A principal característica do Renault Kwid Intense 2023 é de ser um veículo urbano. Sendo assim, ele tem arranque moderado, porém, desenvolve velocidade de maneira satisfatório para um modelo deste porte. O câmbio manual de cinco marchas é preciso, as trocas são macias, não arranham, inclusive ao engatar a marcha à ré, na alavanca há o inibidor para a segurança.
Nas subidas o motor responde bem, dependendo do ângulo de inclinação, na terceira marcha sobe bem, sem necessidade de trocas. Ao entrar na rodovia, o desempenho também condiz com um modelo deste porte. Após chega aos 120 km/h, rapidamente, no caso de uma retomada, é necessário mudar para uma marcha mais baixa, porém, não assusta. As suspensões estão bem calibradas, tanto para o uso urbano como o rodoviário e a direção com assistência elétrica é leve nas manobras de estacionamento e firme nas curvas. O novo Kwid Intense 2023 está melhor para guiar.
O consumo do novo Kwid Intense 2023 validado pelo Inmetro na cidade é de 15,3 km/L e 15,7 km/L na estrada abastecido com gasolina. Porém, abastecido com Etanol o consumo na cidade é 10,8 km/L e 11 km/L na rodovia. A Renault entregou o Kwid Intense 2023 abastecido com álcool. No período de empréstimo ele foi utilizado em várias situações normais do dia a dia e também em uma viagem curta até o município de Valinhos, no interior de São Paulo. Nestas condições o consumo foi de 10,5 km/L no ciclo urbano e 11,1 km/L no ciclo rodoviário, isso com o ar-condicionado ligado.
O preço do novo Renault Kwid Intense 2023 é R$ 66.990 e R$ 70.190 Intense Pack Biton. Entre os itens de série o Kwid Intense traz 4 airbags, (2 frontais e 2 laterais), controle eletrônico de estabilidade (ESP), assistente de partida em rampa (HSA), alerta visual e sonoro de não utilização do cinto de segurança de todos os ocupantes.
O Kwid Intense 2023 traz também o sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS), computador de bordo, ar-condicionado, Rádio Continental 2DIN (Bluetooth, USB, AUX) com dois alto-falantes, travas elétricas das portas, vidros dianteiros elétricos, retrovisores elétricos, chave tipo canivete, câmera de ré e comando satélite de áudio.
Motor
Denominação: 1.0 SCe Flex
Tipo: Dianteiro, transversal
Número de cilindros: 3 em linha
Número de válvulas: 12
Potência: 68 cv (G)/ 71 cv (E) a 5.500 rpm
Torque: 9,4 kgfm (G)/ 10 kgfm (E) a 4.250 rpm
Tipo: Manual, 5 marchas
Direção
Tipo: Assistência elétrica
Dianteira: McPherson, triângulos inferiores, amortecedores hidráulicos telescópicos e molas helicoidais
Traseira: eixo rígido, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos verticais
Rodas: Liga leve 14”
Pneus: 165/70 R14
Comprimento: 3.680 mm
Largura: 1.579 mm (sem os retrovisores)
Altura: 1.498 mm
Porta-malas: 290 litros
Tanque de combustível: 38 litros
Fotos: AutoAgora.com.br – Imagens