Por: Edison Ragassi/ Fotos: AA Imagens/ Divulgação
Desde o lançamento em 2017, o SUV Renault Captur tem desenho de carroceria que chama a atenção. As linhas arredondadas, os vincos em V no centro do capô, grade frontal também em V com a logomarca da fabricante no centro, grade inferior em toda a extensão do para-choque e os LEDs nas extremidades formam um conjunto harmônico.
Nas laterais, as portas são vincadas abaixo das maçanetas, tem apliques pretos nas colunas. As caixas de rodas ostentam molduras pretas que se unem as barras inferiores para formar uma só peça. As rodas são de liga-leve 17 polegadas diamantadas com pneus 215/60 R17.
Na traseira o defletor no teto acomoda a terceira luz de freio, as lanternas arredondadas avançam na tampa do porta-malas. Ao centro da tampa vinco estilizado, logo da Renault no centro, acima do suporte da placa de identificação. O para-choque é preto com uma faixa cromada no centro e refletores nas duas extremidades.
Uma das novidades que a Renault trouxe no lançamento do Captur em 2017 para se destacar entre os concorrentes foi a pintura biton, ou seja, o teto em outra cor do restante da carroceria.
A solução agradou os compradores, prova disso é que para o Captur BOSE 2020 a fabricante incluiu uma combinação de pintura biton com carroceria Cinza Cassiopée e teto Prata Étoile, igual a avaliada por AutoAgora.
Ainda oferece outras três combinações: Preto Nacré com teto Prata Étoile e Vermelho Fogo com teto Preto Nacré, o custo destas opções é de R$ 1.650,00. Já a combinação Branco Glacier com teto Preto Nacré não é cobrado custo extra.
O Renault Captur BOSE série limitada é equipado com um amplificador digital customizado de 7 canais com equalização exclusiva.
Os tweeters são de 25 mm com ímã de neomídio no painel dianteiro, woofers de 165 mm nas portas dianteiras e alto-falantes de 130 mm com ímã de neomídio nas portas traseiras, além de um subwoofer de 150×230 mm, também com ímã de neomídio.
A tecnologia é exclusiva BOSE Fresh Air Subwoofer no porta-malas, em posição que não diminui o espaço para bagagem.
Entre os SUVs compactos disponíveis do mercado nacional, o Captur é um dos que oferece bom espaço e conforto aos ocupantes.
Seu comprimento é de 4,3 metros, a largura é de 1,8 m e 2,7 m na distância entre-eixos.
A altura total é de 1,6 m com ângulo de entrada de 23° e o de saída é de 31°.
No porta-malas a capacidade volumétrica é de 437 litros, sem rebater os bancos e o tanque de combustível recebe até 50 litros.
A versão testada por AutoAgora tem o motor 1.6 16V SCe com potência de 118 cv (G)/ 120 cv (E) disponíveis a 5.500 rpm. O torque é de 16,2 kgfm a 4.000 rpm com qualquer um dos combustíveis. Para auxilio da partida a frio quando abastecido com 100% de etanol utiliza o reservatório de gasolina, também conhecido como tanquinho.
O motor está acoplado ao câmbio X-TRONIC CVT, utilizado pela Aliança Renault-Nissan. Ele é continuamente variável com opção de seis marchas simuladas.
O consumo de combustível do Renault Captur com motor 1.6 16V SCe validado pelo Inmetro abastecido com etanol é de 7,6 km/l na cidade e 8,0 km/l na estrada. Com gasolina o consumo na cidade é de 10,9 km/l e na rodovia chega a 11,3 km/l.
O Captur BOSE avaliado por AutoAgora estava abastecido com etanol, nestas condições o computador de bordo mostrou números inferiores.
Na cidade a média alcançada foi 5,5 km/l com o ar-condicionado ligado e na rodovia chegou a 7,5 km/l, isso no modo Eco, pois o carro tem um botão localizado no console abaixo da alavanca de câmbio para a escolha deste modo de condução.
O multimídia dos modelos Renault é compatível com Android Auto e Apple Carplay, tem o sistema Driving Eco, ele detecta o modo que o motorista dirige e fornece dicas que auxiliam na economia de combustível de até 20%.
Mas é bom ressaltar, o consumo de combustível sofre a influencia da maneira que o motorista dirige. Quem tem pé pesado vai gastar mais e quem tem pé leve gasta menos.
No caso do Captur é preciso dosar o pé ao arrancar, pois ele sai de maneira lenta. Se forçar vai gastar mais. O Driving Eco mostra isso, é simbolizado por estrelas no item ‘Aceleração’.
O Renault Captur é um SUV confortável. Fácil de encontrar a posição de dirigir, o banco é semelhante a uma poltrona faz sentir-se em casa.
O painel de instrumentos proporciona fácil visualização, é muito bom o velocímetro digital que está no centro. O computador de bordo tem informações básicas, mas com o auxilio do Driving Eco é possível monitorar as condições e dirigir de maneira eficiente.
Como já foi citado o arranque é lento, e desenvolve velocidade progressivamente. Neste quesito o motorista precisa controlar o pé para conquistar estrelas.
Este desempenho é normal, pois não é um veículo de alta performance e sim um modelo com características urbanas.
E ao enfrentar subidas um pouco mais de torque no motor ajudaria para melhor desempenho. Já a direção com assistência eletro-hidráulica poderia ser mais leve ao realizar manobras de estacionamento.
Conta a favor a boa calibragem das suspensões, absorve bem as imperfeições do asfalto e se mostra firme ao entrar em curvas e a boa visualização através dos espelhos da área externa do veículo.
O SUV da Renault com motor 1.6 16 V e sistema de som BOSE tem preço público sugerido de R$ 97.990, mas pode chegar a R$ 99.640 ao escolher outra cor que não seja o Branco Glacier com teto Preto Nacré.
Traz de série o temporizador de farol “Follow me Home”, que auxilia o trajeto em locais de pouca luminosidade e evita que o motorista esqueça os faróis ligados. Rebatimento automático dos retrovisores ao fechar o veículo, luz de cortesia no quebra sol do passageiro.
Tem ainda o sensor de chuva e luminosidade, banco do motorista com altura regulável, regulador e limitador de velocidade, apoio de braço do motorista.
Os vidros verdes são elétricos, tanto os dianteiros como traseiros com a função um toque (One Touch) e sistema central de travamento. O ar-condicionado é de ajuste automático com mostrador de temperatura digital.
As portas têm o travamento central, chave-cartão handsfree com walk-away closing e volante revestido em couro.
Entre os equipamentos de segurança e auxilio ao motorista traz o controle eletrônico de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampas, luz de neblina, o estepe é de uso temporário.
O alarme perimétrico também é item de série, assim como o alerta de cinto de segurança para todos os ocupantes, cinto de segurança traseiro central de 3 pontos, AFU- assistente de frenagem de urgência, desembaçador traseiro e câmera de ré.
Tem os obrigatórios freios ABS, cinto do motorista e passageiro com altura regulável, dois air bags laterais e dois frontais e sistema de fixação para cadeirinhas Isofix.
Para quem gosta de SUV com jeitão descolado e som potente a série especial Renault Captur BOSE agrada. E quem não liga para a potência do som pode escolher as outras opções oferecidas pela fabricante com preço inicial a partir de R$ 79.990 com o câmbio manual e R$ 95.990 com o câmbio automático CVT X-TRONIC.
Motor: 1.6 16V SCe
Disposição: Dianteiro transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Número de válvulas: 16
Cilindrada: 1.597 cm³
Potência: 118 cv (G) /120 cv (E) a 5.750 rpm
Torque: 16,2 (G) / (E) a 4.000 rpm
Câmbio: X-TRONIC CVT com simulação de 6 marchas
Tração: Dianteira
Direção: Eletro-hidráulica, com diâmetro giro de 10,7 m
Suspensão
Dianteira: McPherson, triângulos inferiores, amortecedores hidráulicos telescópicos e molas helicoidais.
Traseira: Eixo rígido, com barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos verticais.
Freios
Dianteiro: Disco ventilado
Traseiro: Tambor
Pneus: 215/60 R17
Rodas: Liga leve 17”
Dimensões / Capacidades:
Comprimento: 4.329 mm
Largura: 1.813 mm
Altura: 1.619 mm
Entre-eixos: 2.673 mm
Tanque de combustível: 50 litros
Porta-malas: 437 litros