Antes de iniciar esta avaliação do Renault Kwid Outsider 2020, vale recordar quando o modelo convencional foi lançado no mercado brasileiro. O Renault Kwid, chegou no mês de agosto de 2017. Sua proposta era de ser o modelo de entrada na marca. Na época a versão Life, a mais barata, tinha preço sugerido de R$ 29.990, ou seja, um carro popular. Nos dias de hoje o Kwid mais barato custa R$ 36.690.
Pouco antes de completar dois anos de existência, em maio de 2019, a fabricante incorporou à linha do subcompacto a versão aventureira urbana Kwid Outsider.
Os designers da Renault imprimiram no automóvel um visual esportivo. A frente traz o capô com vinco. Os faróis com máscara escura têm as lâmpadas de seta ao lado. A grade de ventilação ostenta o losango, símbolo da Renault bem no centro. O para-choque na mesma cor da carroceria tem as luzes de neblina com molduras nas duas pontas. Ainda para completar, uma grade menor está abaixo, e na parte inferior, uma proteção que a fabricante chama de ski frontal, também conhecido por overbumper.
As barras no teto observadas nas laterais são itens de série do Kwid Outsider. As colunas das portas na área dos vidros têm adesivos pretos, as maçanetas são na cor da carroceria. Abaixo das maçanetas um vinco e protetores pretos. Nas caixas das rodas molduras e as rodas são de aço 14 polegadas pintadas em preto com três raios e três parafusos.
Na traseira um pequeno aerofólio sai do teto. O break light está instalado por dentro na parte superior. Há o limpador traseiro, um vinco aparece logo abaixo. As lanternas avançam para a tampa do porta-malas e no centro o símbolo da Renault com a inscrição Kwid abaixo. O para-choque traseiro é preto, com uma moldura para acomodar a placa de identificação e abaixo o ski, ou overbump.
A parte interior tem um painel de instrumentos com o conta giros e velocímetro analógicos, porém, o marcador de combustível é digital. No mesmo marcador é possível acessar odometro parcial, total e as informações de consumo, porém, no multimídia há informações complementares, inclusive dicas para dirigir de maneira econômica.
Por falar no multimídia, ele também é item de série. O Media Evolution é responsivo ao Android Auto, Apple Carplay e vem ainda com câmera de ré. Uma característica da versão Outsider aparece no interior do veículo, o volante, câmbio, portas e os bancos em tecido usam detalhes na cor laranja.
O subcompacto tem comprimento de 3,6 m (3.680 mm), com distância entre-eixos de 2,4 m (2.423 mm) e a altura é de 1,4 m (1.498 mm). A largura é de 1,7 m (1.758 mm), estas dimensões proporcionam ao Kwid um porta-malas com capacidade de 290 litros, o qual pode chegar a 1.100 litros ao rebater os bancos.
O motor do Renault Kwid Outsider é o 1.0 SCe (Smart Control Efficiency) com três cilindros, 12 válvulas, duplo comando de válvulas (DOHC) e bloco em alumínio. Ele está acoplado a um câmbio manual de 5 marchas denominado SG1. Abastecido com etanol, entrega 70 cv de potência a 5.500 rpm e torque de 9,8 kgfm a 4.250 rpm. Ao utilizar gasolina, a potência é de 66 cv a 5.500 rpm e 9,4 kgfm a 4.250 rpm de torque.
A Renault divulga os resultados obtidos no programa de etiquetagem veicular. Ao rodar na cidade, a versão faz 14,1 km/l com gasolina e 9,6 km/l com etanol. Na estrada, o consumo é de 14,4 km/l com gasolina e 10 km/l ao utilizar etanol.
Nesta avaliação do Renault Kwid Outsider 2020, o modelo foi entregue abastecido com etanol. Ao rodar com o ar-condicionado ligado, a média de consumo na cidade foi de 9, 2 km/l e 14,1 km/l na rodovia.
Apesar de o visual externo remeter ao uso fora de estrada, o Renault Kwid Outsider é um veículo feito para uso urbano. Em relação as outras versões, a fabricante não promoveu ajustes nas suspensões, manteve a altura do solo de 180 mm, e os ângulos de entrada (24°) e de saída (40°). Por causa destas características, a Renault chama o Kwid de, “o SUV dos compactos”.
E o carro tem qualidades. Logo ao entrar, o motorista percebe que ele é pequeno por fora e grande por dentro. No banco de trás, por exemplo, um passageiro com estatura de 1,80 m viaja confortavelmente. O porta-malas atende as necessidades de quem precisa de um modelo desta categoria, ou seja, para rodar muito mais na cidade.
O motorista visualiza um painel de instrumentos simples. A grafia é um pouco escura, porém, oferece o alerta de mudanças de marchas, acessório importante para dirigir de maneira econômica. Seu desempenho é bom. Não tem arranque rápido, afinal, este carro não é para isso. Mas desenvolve velocidade de maneira rápida. Em linha reta não perde desempenho, porém, ao enfrentar um terreno íngreme, exigi redução de marchas.
O bom acerto do conjunto de suspensões faz com que trafegue por valetas, lombadas, buracos e ondulações do asfalto de maneira confortável. A direção com assistência elétrica progressiva é bem calibrada, é confortável para manobras de estacionamento e firme nas curvas de uma rodovia. A suspensão elevada não compromete a estabilidade nas curvas com velocidade mais alta. O câmbio é bem sincronizado, as trocas são macias e precisas.
Quem busca um veículo para ser utilizado a maior parte do tempo na cidade, o Kwid Outsider atende esta necessidade. Sua principal diferença, em relação as outras versões, é o visual chamativo.
O Renault Kwid Outsider tem preço sugerido de R$ 48.390. A cor Branco Glacier, igual a do modelo fotografado nesta reportagem, não tem custo. Porém a Renault oferece as cores Prata Étoile, Laranja Ocre, Vermelho Fogo, Branco Marfim e Preto Nacré ao custo de R$ 1.450, 00. Ao incluir uma destas opções o preço final do Kwid Outsider é de R$ 49.840.
Entre os itens de série para a segurança do motorista e passageiro o modelo da Renault trás: quatro airbags (dois laterais e dois frontais), duas fixações Isofix para cadeira infantil, cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador e alertas visual e sonoro, cintos segurança traseiros de três pontos e três encostos de cabeça no banco traseiro.
No interior traz de série o Media Evolution 7″ touchscreen, com Eco Scoring e Eco Coaching, um computador de bordo que dá dicas ao motorista de como dirigir de maneira econômica. Os vidros dianteiros são elétricos, e ainda tem ar-condicionado, direção com assistência elétrica, chave tipo canivete e retrovisores com ajustes elétricos. As vendas de todos os veículos da Renault são feitas por internet, sem que o interessado necessite sair de casa,
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Saulo Mazzoni
Motor
Denominação: 1.0 SCe Flex
Tipo: Dianteiro, transversal
Numero de cilindros: 3 em linha
Número de válvulas: 12
Injeção de combustível: Injeção multiponto
Potência: 66 cv (G)/ 70 cv (E) a 5.500 rpm
Torque: 9,4 kgfm (G)/ 9,8 kgfm a 4.250 rpm
Câmbio
Tipo: Manual, 5 marchas
Tipo: Assistência elétrica
Dianteira: McPherson, triângulos inferiores, amortecedores hidráulicos telescópicos e molas helicoidais
Traseira: eixo rígido, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos verticais
Rodas: Aço 14 polegadas
Pneus: 165/70 R14
Dimensões/Capacidades
Comprimento: 3.680 mm
Largura: 1.579 mm (sem os retrovisores)
Distância entre-eixos: 2.423 mm
Altura: 1.498 mm
Porta-malas: 290 litros
Tanque de combustível: 38 litros