Por: Edison Ragassi
É fato, os SUVs chegaram para ficar e dominar o mercado de automóveis. O consumidor que é o senhor da razão, só quer saber de modelos utilitários esportivos. Atenta a esta tendência do mercado, a Toyota, que fabrica o sedã mais vendido do Brasil, agiu rápido e transformou seu produto de maior sucesso no mundo, o sedã Corolla, em um SUV, o Corolla Cross.
O SUV médio Corolla Cross é fabricado na plataforma TNGA, ou seja, a mesma do sedã, porém, o visual é bem diferente. Na dianteira o capô ostenta vincos acentuados nas extremidades, os quais formam um ‘V’. Os faróis em formato de gota utilizam assinatura em LED na parte superior, até lembra os ‘olhos puxados dos japoneses’. A grade trapezoidal na cor preta é grande com o símbolo da Toyota no centro. O para-choque utiliza uma moldura preta, a qual tem na parte inferior uma grade menor com as luzes de neblina nas extremidades. Abaixo um overbump na mesma cor da carroceria.
Ao observar as laterais do Corolla Cross, nota-se que o farol avança até uma parte do para-lama. Já a junção do para-lama com a porta se dá através de um vinco em formato de bumerangue. Outro vinco passa acima das maçanetas, elas são na mesma cor da carroceria. A capa do retrovisor também é na cor da carroceria, com lâmpada de seta e base preta. Os retrovisores externos são eletro-retráteis com regulagem elétrica e rebatimento automático ao fechar o veículo. No teto os racks, as barras horizontais, são na cor preta e reforçam o visual esportivo. As molduras dos vidros são na cor preta, a mesma dos apliques nas colunas das portas. As caixas de rodas utilizam molduras, as quais são ligadas por um friso. As rodas são de liga leve 18 polegadas com acabamento na cor cinza escuro e diamantada e os pneus 225/ 50 R18.
A traseira do SUV Corolla Cross é estilosa. Do teto sai um aerofólio que parece com uma cobertura para o vidro traseiro inclinado. As lanternas invadem a tampa do porta-malas, elas utilizam lâmpadas de LED. A logomarca da Toyota está no centro e abaixo uma pequena barra com a inscrição Corolla menor e a palavra CROSS maior. A tampa é esculpida onde está a placa de identificação. O para-choque traseiro é preto com refletores nas pontas. Abaixo um ponto de discórdia entre os compradores. O Corolla Cross tem visível na parte inferior o silencioso traseiro do escapamento, também conhecido como ‘marmita’. Alguns compradores não gostam deste visual e recorrem ao mercado de acessórios para integrar ao para-choque traseiro um ‘ampliador’ e assim esconder a ‘marmita do Corolla Cross’.
Seguindo a tradição das fabricantes japonesas de fazer automóveis fáceis de utilizar, o painel do Corolla Cross é simples com acabamento Black Piano. No quadro de instrumentos o velocímetro, marcador de combustível e conta-giros analógicos com números e ponteiros grandes. Do lado direito uma tela TFT 4,2 polegadas, com as informações do computador de bordo e também o velocímetro digital.
O volante é multifuncional revestido em couro com ajuste de altura e profundidade. A tela do multimídia Toyota Play sensível ao toque de 8 polegadas, com rádio AM/FM, função MP3, entrada USB, Bluetooth, conexão para smartphones e tablets através do espelhamento Android Auto e Apple CarPlay com fio está no centro. O ar-condicionado é digital de uma zona e no console, espaço para acomodar o celular e entrada USB.
Não poderia ser diferente, o SUV médio Toyota Corolla Cross é espaçoso, isso graças as dimensões generosas. Seu comprimento é de 4,4 m. A largura é de 1,8 m e a distância entre-eixos é de 2,6 m. A capacidade do porta-malas é de 440 litros e os bancos podem ser rebatidos 60/40, o que amplia o compartimento. Já o tanque de combustível é modesto, apenas 47 litros.
No Corolla Cross XRE a Toyota utiliza o motor a combustão 2.0L Dynamic Force. Com quatro cilindros em linha e 16 válvulas, o comando de válvulas variável inteligente VVT-iE. Isso porque, um motor elétrico modifica os tempos de abertura das válvulas de admissão. A injeção de combustível é direta e indireta, denominada D-4S, adapta a injeção às condições de direção, isso ocorre para oferecer mais potência e menor consumo de combustível. O motor 2.0L Dynamic Force do Corolla Cross é fabricado em Porto Feliz (SP), de ciclo Atkinson Flex, entrega 177 cv de potência quando abastecido com etanol, e 169 cv ao utilizar gasolina, em ambos os casos disponíveis a 6.600 rpm. O torque máximo independente do combustível é de 21,4 kgfm a 4.400 rpm. O câmbio é o Direct Shift CVT com simulação de 10 marchas e uma engrenagem mecânica que atua ao arrancar com o SUV Corolla Cross.
Quem teve a oportunidade de entrar e também dirigir o sedã Toyota Corolla da geração atual, terá a mesma sensação ao conhecer o SUV Corolla Cross. Por fora, o desenho da carroceria é totalmente diferente do sedã. As linhas são modernas com visual robusto e harmonioso. Porém ao entrar, a impressão é a mesma de estar dentro do sedã Toyota Corolla. Esta reação é perfeitamente natural, pois não podemos esquecer que ambos (Sedã e SUV) são montados na mesma plataforma chamada de TNGA (Toyota New Global Architecture-Nova Arquitetura Global Toyota).
No que diz respeito a ergonomia, os bancos do Corolla Cross são confortáveis e os comandos manuais estão bem a mão. Logo após fazer os devidos ajustes no banco, volante e espelhos. O sistema para acionar o motor no Toyota Corolla Cross XRE é sem chave, um sensor de proximidade libera a abertura das portas e ao entrar, através de um botão, o motor é acionado. Depois disso é só colocar a alavanca na posição ‘D’, soltar o freio de estacionamento com o pé esquerdo. Isso mesmo, no Corolla Cross o freio de estacionamento não é elétrico e nem manual, ele é acionado e desacionado com o pé. Assim podemos chamá-lo carinhosamente de ‘freio de pé’, e acelerar.
Não é necessária muita pressão no acelerador para tirar o SUV médio Toyota da posição estacionaria. O torque do motor 2.0L é bom, faz o carro arrancar forte e desenvolver velocidade rapidamente. Com várias marchas, ou seja, 10 no total, o câmbio é bem sincronizado. Independente da força no pedal do acelerador, as trocas são precisas sem passar aquela impressão de que está forçando o motor.
É muito comum ao rodar na cidade encontrar valetas, lombadas, buracos, ondulações. Em todos estes casos o sistema de suspensão mostra-se bem ajustado, apesar de ser diferente do irmão na traseira, pois o sistema é com o eixo de torção, enquanto que no Corolla sedã é independente multibraço. A direção utiliza assistência elétrica progressiva e atende as necessidades de conforto ao realizar as manobras de estacionamento e também firmeza ao encontrar uma curva mais severa.
Na rodovia, o Toyota Corolla Cross XRE 2.0L 2023 Automático mostra desenvoltura, acelera firme, sem a sensação de que falta fôlego ou trancos nas mudanças das marchas. È bom nas acelerações e retomadas, estável nas curvas, e se o motorista quer dirigir de maneira esportiva, pode acionar a tecla Sport, onde as marchas são trocadas com o giro alto do motor, o que faz desenvolver velocidade rapidamente. Muito seguro, o SUV médio da Toyota tem os freios a disco nas quatro rodas e ainda os sistemas de condução semiautônimos desde a versão de entrada, como, por exemplo, o alerta de mudança de faixa. A engenharia brasileira da Toyota fez um bom carro, prazeroso e seguro ao dirigir.
O consumo de combustível do Toyota Corolla Cross XRE registrado Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) é de 8 km/L na cidade e 9 km/L na estrada, quando abastecido com Etanol. Ao utilizar gasolina, o Toyota Corolla Cross consome 11,5 km/L no circuito urbano e 12,8 km/L no ciclo rodoviário. Ao Avaliar os carros, procuramos rodar o mais próximo possível do uso diário de um provável comprador. Sendo assim, nos afazeres como ir ao supermercado, fazer uma visita profissional, ir até a escola para buscar as crianças, ou seja, dentro da cidade, com o ar-condicionado ligado, o Corolla Cross XRE 2.0L 2023 gentilmente emprestado pela Toyota para esta reportagem, abastecido com Etanol, mostrou no computador de bordo consumo médio de 6,5 km/L e na estrada, velocidade média de 120 km/h o consumo foi de 8,5 km/L.
O preço do Toyota Corolla Cross XRE 2.0L 2023 Automático é R$ 173.690. Entre os itens de série, além dos já mostrados, ele traz o Toyota Safety Sense, são vários componentes que auxiliam na condução do SUV médio e também para a segurança dos ocupantes. Ele é composto por assistente de pré-colisão (PCS) com alerta sonoro, alerta visual, frenagem automática, sistema de assistência de permanência de faixa (LTA), o qual tem função de alerta de mudança de faixa (LDA). Vem ainda com o controle de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC) e farol alto automático (AHB).
No total o Corolla Cross tem 7 airbags (dois de cortina, um de joelho para motorista, dois frontais e dois laterais para motorista e passageiro), barra de proteção no interior das quatro portas, controle eletrônico de estabilidade veicular (VSC), controle eletrônico de tração (TRC), assistente de subida em rampa (HAC), sistema de alarme volumétrico e perimétrico. Acendimento automático de faróis e lanternas, sensores de estacionamento dianteiro, traseiro e câmera de ré.
As cores disponíveis para o Toyota Corolla Cross são a Branco Polar, a qual não tem custo. Já se o interessado em adquirir um Toyota Corolla Cross preferir as cores metálicas como a Vermelho Granada, Cinza Granito, Preto Infinito e Prata Lua Nova, terá que desembolsar mais R$ 2.020,00. E se a opção for pela cor Branco Lunar o custo é de R$ 2.330,00.
Fotos: AutoAgora.com.br Leia também: Toyota do Brasil amplia a produção e contrata trabalhadores
Motor
Tipo: Dianteiro transversal
Denominação: 2.0L Dynamic Force
Número de cilindros: 4 em linha
Taxa de compressão: 13:1
Potência: 177 cv (E)/169 cv (G) a 6.600 rpm
Torque: 21,4 kgfm (E/G) a 4.400 rpm
Tipo: Direct Shift (CVT) com modo sequencial de 10 marchas
Freios
Dianteiros: Discos ventilados
Traseiros: Discos sólidos
Direção: Eletro assistida progressiva
Dianteira: Independente tipo McPherson
Traseira: Eixo de torção com molas helicoidais e barra estabilizadora
Rodas: Liga leve18″
Pneus: 215 / 60 R17
Comprimento: 4.460 mm
Distância entre-eixos: 2.640mm
Largura: 1.825 mm
Altura: 1.620 mm
Porta-malas: 440 L
Tanque de combustível: 47 litros